sexta-feira, setembro 24, 2010

Ibope no Rio: Cabral 59% x 16% Gabeira

Fernando Peregrino (PR) tem 3% e Eduardo Serra (PCB) 2% das menções dos eleitores. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de setembro de 2010 com 2.002 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

2 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Professor,embora tenhamos a mesma idade, eu me considero um analfabeto politicamente e culturalmente diante de voce.
Mas, por causa do computador, eu estou a cada dia aprendendo mais e mais e por isso eu tomei por hábito ler diariamente vários blogs, jornais e páginas na internet como a Tribuna da Imprensa do Hélio Fernandes e do jornalista Claudio Humberto.
Lendo e ouvindo estas pesquisas para o governo do estado,( esqueçamos por um momento as nossas opções partidarias)será possível que um candidato que esta diarimente na mídia , ja participou de todos debates,tedo inclusive se destacado dos demais participantes,sendo apoiado por um candidato a federal, que segundo comenta-se terá mais de um milhão de votos, o qual estão a toda hora juntos na TV pedindo votos para ambos,é possível esse candidato a governador ter apenas 3% de intenções de votos, apenas 1% a mais que outro candidato que, nunca participou de um debate, raramente aparece na midia,só se ouve falar dele em época de eleição.
Professor,de-nos uma aula sobre pesquisas eleitorais para que possamos aprender um pouco mais,porque ou eu sou muito ignorante ou estamos prestes a voltar a 1982. Quem não se lembra do que tentaram fazer com Leonel Brizola?
Gostaria imensamente de sua análise.

Roberto Moraes disse...

Caro Edison,

Não tenho como dar aulas sobre pesquisas eeitorais. Assim como você a gente vai aprendendo e, tendo o espaço do blog, publicando opiniões e ouvindo outras como a sua.

Seu questionamentos têm fundamento, o que não quer dizer que eu concorde com eles.

As pesquisas sempre têm erros, de captação de opinião, e imagino, que algumas manipulações de apuração.

De outro lado, muitos votos devem estar se definindo apenas nesta última semana.

Particularmente, acho que o candidato do ex-governador possa chegar na eleição com um percentual entre 6% e 10%. Lá no final, porém não acredito que o su candidato a dep.federal terá o milhão de votos que você se refere. A metade talvez.

Quanto ao mais,meu caro Edson é debate. E, em véspera deeleições é natural a discussão e a tentativa, cada um seu lado, na tentativa de fazer prevalecer seu argumento em busca do voto.

Abs.