terça-feira, setembro 28, 2010

A mídia comercial foi obrigada a assumir o seu lado

Comentário do Douglas da Mata sobre o apoio à Serra assumido pela mídia comercial, até aqui, através da Folha de São Paulo e do Estadão: "A mídia reduziu todo o debate presidencial em torno de si, partidarizou-se e "pagou um preço" por isso: Teve que dizer de que lado estava, e não mais lhe é permitido esconder-se atrás do "mito da imparcialidade". Mas esse processo não foi espontâneo, ou uma "escolha editorial" desse setor avesso a mudança, ou pelo menosm de mudanças que maculem seus interesses e de seus sócios de poder. Foi um conquista, depois de luta árdua com os setores (a blogosfera) que essa mídia, primeiro tentou ignorar, depois, caluniar, e agora, sucumbe pautada pela necessidade de se situar nessa luta. Foi obrigada a admitir, antes, que havia essa luta, embora sempre negasse. Os blogs "obrigaram" os barões de mídia a se posicionarem como tais. As cartas foram lançadas. Agora o jogo parece mais claro".

9 comentários:

Anônimo disse...

Não aguento mais essa campanha de Dilma para Presidente!

Segundo os dicionários e o próprio
Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa atual (2009) a palavra "presidenta" já pode ser usada como substantivo feminino de "presidente".

presidenta s.f.
Dilma(13) presidentA!

presidenta s.f. 1 mulher que se elege para a presidência de um país 2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição.

Fonte: O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa(VOLP)
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS!

Anônimo disse...

Falta agora os blogueiros chapa-branca serem coerentes. Deixarem de malhar tipos como Maluf, Garotinho, Arnaldo e depois defenderem o PT.

O PT´ficou igual ao PMDB. Está até querendo que nas eleições não seja obrigatória a apresentação de documento com foto. Ou seja, facilitando eventuais fraudes.

Se a Dilma perder, muita gente vai ser hospitalizada.

Gastaram muita grana. É a candidatura mais cara de todas, muito mais cara.

O PT, a Dilma e o Lula já sentaram na cadeira. Estão de salto alto.

Se perderem, não suportaram a derrota. Será caso de internação na certa.

Inclusive muitos blogueiros chapa-branca.

Anônimo disse...

Hugo Chaves também já se definiu:

Vota na Dilma!

Os meios de comunicação têm que se defender mesmo.

Com a vitória da Dilma, a liberdade de impressa sofrerá restrições cada vez maiores, igual como o Chaves faz na Venezuela.

Anônimo disse...

esta questão já deveria ter sido questionada a tempo, e com dimensão suficiente para ser corrigida, desde a eleição da presidenta do flamengo, tão midiatizada. alias o machismo linguistico aí embutido foi questão da prova de portugues do ultimo concurso do estado para professor.

Anônimo disse...

Esse Douglas tá é "viajando". Há anos a anos, o maior jornal e maior rede de Tv do país se posicionam de um lado que considera "amigável" com seus interesses.
Onde estava o sr. Douglas quando estávamos sofrendo com a ditadura ?
com a morte de tancredo? com o sarney presidente? com o fhc ? e com o próprio lula, por duas vazes ?
deveria estar "viajando".

Anônimo disse...

Como o Estadão enxerga um mau exemplo num sujeito reeleito e com 80% de aprovação popular, que mal consegue andar, onde quer que vá? Por que tanta raiva? Qual a origem desse ódio? Por que o Estadão não alertou o Brasil, em 2002, que o projeto de governo tucano objetivava perpetuar-se no poder a fim de assegurar “o bem-estar da tucanagem”?

Anônimo disse...

''Agora, é buscar o segundo turno, como forma de demonstrar limitações no apoio ao Lula, mais semanas de embate e tentar demonstrar que seu denuncismo ainda tem poder de influencia. Sabem que o Serra é um cadáver político.''

Emir Sarder

Anônimo disse...

Nada como a liberdade de imprensa. Só em um país democrático, no pleno estado de direito, jornais podem enfiar o dedo na cara do presidente da República. "Numa nice", como diria o Serra. Como tem que ser.
Declarar voto a favor e voto contra é positivo e transparente. Agora só faltam O Globo, a Globo e a Veja. Cada qual no seu quadrado, bem apertadinho.
Fiquem os leitores advertidos: imprensa livre é bom e eu gosto! Pena que estejam todos de um lado só. Para que ser livre, então?

Anônimo disse...

Douglas deve ter fugido com Serra enquanto Dilma ficou aqui lutando contra a ditadura!rs

Mariana