domingo, setembro 26, 2010

Opinião

Do Marcos Coimbra do Vox Populli em artigo publicado em sites e jornais neste domingo: "O que falta acontecer, de hoje a domingo? Formular a pergunta equivale a considerar que o eleitorado ainda não sabe o que vai fazer, que aguarda a véspera para se decidir. Que “tudo pode mudar”. É curioso, mas quem mais acredita que os outros são volúveis são os mais cheios de certezas, os mais orgulhosos de suas convicções. Mas acham que o cidadão comum (o “povão”) é diferente, que é incapaz de chegar com calma a uma decisão pensada e madura."

11 comentários:

Anônimo disse...

OS NOVOS EXÉRCITOS

por Leonel Brizola, em junho de 1993

Se quiséssemos caracterizar estes últimos decênios da história humana, sem dúvida, deveríamos chamá-los de idade da mídia, dos meios de comunicação – a propaganda, os jornais, as revistas, as agências e os sistemas de rádio e televisão. Nestes tempos, vem sendo a mais poderosa arma de dominação dos povos, isto é: a servidão consentida, através da mente humana. Tão poderosa que foi capaz de vencer e desintegrar um gigante como a União Soviética.

As máquinas de comunicação, que conquistam e impõem sistemas de dominação e exploração das nações ricas sobre as pobres, são os exércitos e as armadas destes tempos. Têm o poder de criar um ambiente no qual o falso parece verdadeiro.

Por exemplo: o neoliberalismo – que não passa do velho conservadorismo com nova roupagem – é uma doutrina que vem das nações poderosas. É o que convém àqueles países: que as raposas (no caso, elas próprias) passem a ter toda liberdade dentro do galinheiro.

Outro exemplo é o dessas chamadas privatizações, que o futuro irá demonstrar que foi uma época de oligarquias impatrióticas, que promoveram a malversação e o enriquecimento ilícito, em prejuízo do patrimônio público. Tudo sob a mistificação de que privatizar seria a grande solução salvadora para nós, países pobres.

A verdade, entretanto, nunca morre dentro do ser humano, cuja vida, mesmo sob o mais impenetrável dos obscurantismos, é uma busca permanente e até compulsiva deste valor supremo de nossa existência. É uma questão de mais ou menos tempo.

A verdade acaba por prevalecer, mesmo quando um avassalador monopólio de comunicação mantém toda uma Nação nas trevas.

Anônimo disse...

João Goulart Filho
"Vivemos um período eleitoral onde os ânimos da batalha se confundem com agressões gratuitas e desproporcionais da realidade do momento vivido. O poder mediático dos grandes meios de comunicação tenta e tenta nos confundir com o passado das pessoas que dignificam sua passagem pela vida. Viver como cidadão politicamente consciente é amealhar para si as verdadeiras aspirações emanadas do clamor popular quando o Estado nos rouba a cidadania. E Dilma é uma dessas pessoas que tomou para si a luta de libertar a Pátria, após o Golpe de 1964 que derrubou o governo constitucional de João Goulart, enquanto outros se escondiam com medo dos fuzis e tanques militares, diante do silêncio mudo dos corações dos oprimidos; ela foi adiante e lutou contra o arbítrio com a arma que tinha ao seu alcance: o amor pela Pátria."

Anônimo disse...

A velha imprensa ainda pode tentar novos golpes. Não se deve excluir a exploração de algum parente de vitima militar de alguma ação da resistência armada à ditadura, tentando vinculá-la a Dilma. Ela nunca participou de ações, menos ainda que tivessem vítimas do lado da ditadura. Mas como é um vale tudo, pode-se considerar a possibilidade desse tipo de manipulação.

Anônimo disse...

O golpismo da aliança Serra/Mídia tem, basicamente,um objetivo. O de aterrorizar os eleitores, principalmente da classe média, empurrando a eleição para o segundo turno.

Anônimo disse...

Depois do que tenho assistido e lido na ”Grande Imprensa” nos últimos dias, acho que a única fonte de informação fidedigna que nos resta é a informação via Internet, através dos Blogs. E eu penso que, é através da Internet que poderemos produzir mudanças no ”modus operandi” da nossa sociedade. E, penso ainda que, o próximo Presidente deverá estar compromissado com a expansão do acesso à Internet para todos os lares do País, prover acesso de baixo custo às Escolas Públicas, Bibliotecas Públicas etc, e além do mais, estar compromissado com o movimento do Software Livre, apoiando a implantação de Sistemas Operacionais Livres, incluindo seu aprendizado no ensino fundamental. Só assim a Internet e suas ferramentas de informação contribuirão para o fortalecimento das Instituições Democráticas no País.

Anônimo disse...

Roberto,
Grave acidente na estrada QuissamãxCampos(Dores de Macabu)
2 mortes já confirmadas.
No acidente estavam 4 pessoas(uma mulher grávida).Entre os acidentados um sobrinho do Prefeito Nelsom Nahim(da 1ª dama) e filho de uma professora aposentada do Cefet-Campos, que era namorado da mulher que estava grávida.

Anônimo disse...

Helio Fernandes(Tribuna da Imprensa)

Candidato a deputado, Alexandre Farah, vai desnudar o casal Garotinho.

Vejam a seguinte história que me foi contada pelo advogado e administrador Alexandre Farah, agora candidato a deputado federal.

Já foi deputado estadual, de atuação destacada, e jamais acusado de irregularidade. Grande amigo do repórter, deu a informação para sair com seu nome.

“Convidado pelo ex-governador, aceitei ser candidato pelo seu partido, o PR. Acontece que Garotinho, repetindo Chagas Freitas, não me deu acesso a nenhum horário de rádio e televisão que cabe ao PR.”

“Entrei com Mandado de Segurança no TRE para poder utilizar o programa da campanha.

Mas Garotinho considera, e me disse, só ele pode falar nesse horário, porque defende o interesse do povo.

Da boca para fora, porque na vida pública só defende seus interesses, da sua família e dos amigos. O único objetivo é enganar o povo, fingindo que está do seu lado. Pura enganação”.

Continua o Farah: “Vou fazer o seguinte. Terça-feira completo 62 anos, darei um jantar no Monte Líbano. Lá cercado de amigos, revelarei a verdadeira face do casal. Que veio de Campos sem nada, hoje a situação é completamente diferente”.



PS – Agora não mais Farah e sim o repórter. O Farah deve saber muito, já que presidiu a Riotrilhos, empresa importante do Estado do Rio.

PS2 – Terminando, Farah compara Garotinho com Chagas Freitas, boa idéia. Chagas perseguia o MDB independente em 1974. Edson Kair, Lisaneas Maciel, J. G. de Araújo Jorge não tinham direito de falar nos horários do partido.

PS3 – Esperemos o jantar de terça-feira.

Matheus disse...

Gostaria de pedir um espaço para o blog para divulgar esta informação :

domingo, 26 de setembro de 2010Casa abandonada para estudante vira morada!
Campos, hoje, é um grande polo universitário. E ainda assim, nunca houve uma política pública para os estudantes que carecem de infraestrutura e incentivo. Por isso, nós Universitários (IFF, UENF e UFF) estamos ocupando esta casa por motivos acadêmicos.

Já que a mesma, hoje, não cumpre sua função social. Abandonada há anos, não paga impostos e serviria de grande valia para nós.

Portanto, reivindicamos:

Alojamento e casa de passagem – Mais de 50% dos alunos são oriundos de outras cidades ou até mesmo estados.

Restaurante Universitário (bandejão) – Necessitamos de um lugar onde possamos fazer nossa refeição diária e barata.

Espaços para diretórios e Centros acadêmicos – Não há nas faculdades um espaço para este fim.

Pré-vestibular social – Para que estudantes tenham acesso a um pré-vestibular gratuito e com qualidade.

Espaço Cultural – Um local para palestras, exposições, sarais, biblioteca e ações sócio-ambientais.

“Na minha escola não tem personagens, na minha escola tem gente de verdade”. Renato Russo

informação: www.universitariosemmovimento.blogspot.com universitariosememmovimento@gmail.com

Anônimo disse...

www.alexandrefarah.com.br


Candidato a deputado federal pelo PR, o ex-deputado Alexandre Farah entrou nesta quinta-feira com mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) contra o ex-governador Anthony Garotinho, que concorre ao mesmo cargo pelo partido, acusando-o de impedir a campanha de outros candidatos no horário noturno do programa eleitoral gratuito.

Segundo Farah, apesar de constantes apelos, dele e de outros candidatos, apenas Garotinho, que é o presidente do partido, ocupa todo o espaço noturno da propaganda na televisão e não permite que qualquer outro faça a propaganda no rádio.


Veja a repercussão do mandado de segurança em outros veículos de comunicação -

O Globo 2

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/23/aliado-do-pr-entra-com-acao-contra-garotinho-ele-reclama-que-ex-governador-monopoliza-horario-eleitoral-do-partido-921067828.asp

O Dia

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/eleicoes2010/html/2010/9/candidato_do_pr_exige_na_justica_direito_de_aparecer_mais_no_programa_de_tv_112158.html

Terra

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4695676-EI15336,00-Candidato+do+Partido+da+Republica+vai+ao+TRE+contra+Garotinho.html

O São Gonçalo

http://www.osaogoncalo.com.br/pol%C3%ADtica/2010/9/24/17357/colega+de+partido+recorre+ao+tre+contra+garotinho

Extra


http://extra.globo.com/rio/plantao/2010/09/23/alexandre-farah-entra-com-representacao-contra-monopolio-de-garotinho-no-horario-nobre-da-propaganda-gratuita-do-pr-921060231.asp


Extra 2

http://extra.globo.com/pais/materias/2010/09/23/aliado-do-pr-entra-com-acao-contra-garotinho-ele-reclama-que-ex-governador-monopoliza-horario-eleitoral-do-partido-921069674.asp

Anônimo disse...

Eu já escolhi a Dilma!

Anônimo disse...

Sensacional, vale a pehttp://www.viomundo.com.br/voce-escreve/the-independent-a-mulher-mais-poderosa-do-mundo.htmlna ler: