segunda-feira, setembro 20, 2010

O porto da Petrobras em Ubu, Anchieta, ES

Na Exposição Rio Oil & Gas, o gerente-geral de Exploração e Produção da companhia, Ricardo Albuquerque Araújo, confirmou a antecipação da construção do terminal portuário de Ubu.
A Petrobras decidiu implantar em Anchieta a sua base portuária para atender as plataformas que já operam e que irão, nos próximos anos, operar na região. Hoje, boa parte desse atendimento é feito pela base de Macaé (RJ) e a Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV).
A Base de Apoio Marítimo de Ubu, em Anchieta, foi planejada há mais de dois anos pela Petrobras para servir de apoio ao Porto de Macaé, no Rio, que não tem mais condições de atender a todas as plataformas da Bacia de Campos, inclusive as que se localizam no litoral capixaba.
O projeto que já foi apresentado ao governador Paulo Hartung e ao secretário de Desenvolvimento do ES, Márcio Félix Bezerra, prevê a construção de uma ponte, na Praia do Além, em Ubu, com mais de 500 metros de comprimento, até uma ilha, uma área onde serão feitas as operações de carga e descarga de material e equipamento para as plataformas. A área da ilha terá 40 mil metros quadrados.
O terminal, que será construído na Praia do Além, próximo ao Porto da Samarco, terá uma ponte de mais de 500 metros que ligará a costa a uma ilha. Esta terá 40 mil metros quadrados e será montada para atender as embarcações que passarão a levar todo tipo de material para as plataformas de pesquisa, exploração e produção de petróleo e gás nas Bacias de Campos e do Espírito Santo. A previsão de inauguração do porto é 2014, junto do aeroporto New Tomé no Farol em Campos.
Como base logística para o pré-sal a Petrobras planeja o seguinte cronograma na área de portos: em 2014 inauguração do porto de Ubu (ES). Em 2015, a expectativa é de que entrem em operação um porto em Santos (SP). Em 2016 o planejamento é de um porto em Itajaí (SC).
Além destes portos, está prevista a inauguração, em dezembro de 2011, do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) que ocupará uma área de 82,5 hectares no município capixaba, onde será construídas sondas de perfuração e navios plataforma para os campos do pré-sal.

3 comentários:

Anônimo disse...

boa noite,sou tecnica em segurança do trabalho formada em direito.gostaria de saber como faço pra entrar em contato com as terceirizadas da petrobras em Anchieta, para que eu possa deixar o curriclum. Pois nao moro no ES..quem sabe seria possivel vc me passar esta informaçao..desde já agradeço.obrigada.

Roberto Moraes disse...

Este porto por uma série de razões ainda não saiu. Seu projeto foi adiado e não sei se será retomado. Acho pouco provável.

Anônimo disse...

Olá sou supervisor de manutenção industrial gostaria de saber se há alguma vaga disponível para profissional com alto experiência em mineração