terça-feira, setembro 21, 2010

DIAP avalia que o PT poderá ter a maior bancada na Câmara Federal

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) fez um levantamento que identifica 812 candidatos com chances de vitória na eleição de 3 de outubro para as 513 cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados. A pesquisa abrange as 26 unidades da Federação e também o Distrito Federal. Clique aqui e veja a lista do DIAP.
Do site do DIAP: “Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal.
Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições); 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e 6) pesquisas eleitorais.
A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. São considerados candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato. São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.
A distribuição por gênero identifica que 78 mulheres estão bem cotadas para ocupar, cada uma, uma vaga na Câmara Federal. Assim sendo, o Parlamento poderá contar com 43 novas mulheres além das 35 que tentam renovar o mandato de deputada federal. Atualmente, a bancada feminina no Congresso Nacional é 45 parlamentares.
Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm boas chances de serem eleitos.
O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 115 dos seus filiados têm chance de eleição.
O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos a deputado federal. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.
O presente levantamento faz parte da projeção do DIAP para as bancadas partidárias da próxima legislatura, conforme levantamentos por partido e por coligação em cada unidade da federação."
PS.: Atualizado às 01:46:
Antes que os listados se considerem eleitos, saibam que no Rio de Janeiro, o DIAP elencou 57 candidatos com chances, quando há apenas 47 cadeiras. Ou seja, desta lista há dez nomes a mais.
Por partido a lista do DIAP aponta para um máximo de eleitos por partido assim:
PT até 10 cadeiras;
PMDB até 9 cadeiras;
PR até 8 cadeiras;
PSB até 4 cadeiras;
PDT até 4 cadeiras;
PSC até 3 cadeiras;
PSDB até 3 cadeiras;
DEM até 3 cadeiras;
PP até 2 cadeiras;
PCdoB até 2 cadeiras;
PHS até 2 cadeiras;
PSOL até 2 cadeiras;
PRB - 1 cadeira;
PTB - 1 cadeira;
PV - 1 cadeira;
PTC - 1 cadeira.
Quanto ao candidatos a serem reeleitos ou novos candidatos no Rio os números são:
Reeleitos - 35;
Novos - 27.

Nenhum comentário: