domingo, abril 17, 2011

Comunidade do Açu quer entender, discutir e participar

Veja abaixo três vídeos, disponibilizados por pessoas da própria comunidade do Açu, feitos durante a Consulta Pública, organizada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e realizada na última quinta-feira, 14/04/2011, na Associação de Moradores de Praia do Açu.

Esta consulta na comunidade do Açu é o desdobramento de uma outra, realizada, no dia 23 de março, no auditório do IFF, em Campos (aqui), em que representantes da comunidade reivindicaram ao Inea que as informações sobre a criação do Parque Estadual fossem aprsentaas e debatidas dentro da própria comunidade.

Pelas informações da postagem do vídeo no YouTube é possível identificar a quantidade significativa de moradores presentes, seu interesse em discutir e debater as questões que que interferem em suas vidas, mesmo que seja, potencialmente positivo, como é o caso da proposta do Parque Estadual na localidade.

Pelo que é possível perceber nas falas e manifestações, as preocupações relatadas, não tratam apenas das questões relativas à instalação do Parque Estadual, mas sobre tudo, das desapropriações, dos impactos sobre a vida dos moradores, a relação com os empreendedores e a gestão municipal.

Para todos estas partes interessadas na região do Açu é necessário que haja, auscultação, que se ouça a comunidade, que haja diálogo e a busca de entendimento. Ouvir a comunidade, discutir os seus limites, e outras questões é importante para todos e tem o apoio e o incentivo deste blog:

Abaixo o blog posta um dos três vídeos que podem ser acessados pelos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=o52QDfZQImU

http://www.youtube.com/watch?v=I7ndhJbpBZ0

http://www.youtube.com/watch?v=9QX5Io9iCuc

2 comentários:

denis disse...

Pois é, há uma necessidade gigantesca da que a comunidade seja ouvida o mais rápido possível, tanto para a criação do parque, quanto para tantos outros assuntos que tangem a infra estrutura da Praia do Açu, como vamos ficar em meio a um mega empreendimento e um parque Estadual se não tivermos o mínimo de infra estrutura?! É uma comunidade com cerca de 2 mil habitantes que na alta temporada passa de 10 mil, por essas e outras que o poder público não pode fechar os olhos para nós. Espero que essa consulta seja apenas uma de muitas e aguardamos ansiosos a presença maciça das autoridades municipais. Não há dúvida que o parque é uma boa iniciativa, que o porto trará desenvolvimento, mas temos que integrar a população local nessas mudanças, caso contrário será um grande desperdício para a comunidade local.

Pedro Caetano disse...

Estive presente nesta audiência pública,a falta de organização do Inea ficou evidente logo no inicio,não tinha som,cadeiras,e o espaço escolhido não suportou a quantidade de pessoas que foi tentar entender do que realmente se tratava a reunião; Sem esquecer ainda que faltou uma melhor divulgação do evento.
Nesta reuniao ficou evidente a falta de articulação da administração pública;o que deveria ser algo para informar ,esclarecer a população tornou-se campo de acusaçoes.
Esta consulta não rendeu fruto algum,pois os principais interessados na questão forçou o não entendimento da criação deste parque.
Ouviu-se muitos gritos dizendo que não aceitaria a criação do parque.

A iniciativa do INEA foi muito boa ,mas sinceramente acabou fracassando.
Torço para que na proxima a consulta seja organizade de forma a atender a população.