sábado, abril 02, 2011

A história das coisas

Um vídeo bacana de assistir. Ele tem cerca de 20 minutos. Arrume um tempo para isto. Ele vai fazer você refletir sobre uma série de coisas ao analisar a história delas. Muitas mudanças ou até nenhuma, o vídeo poderá gerar. Há quem só se disponha a interferir no curso das coisas e da história, se tiver a garantia de que os resultados deverão ser como os pretendidos, porém, a vida não funciona assim. Mesmo que eu discorde de tudo que o vídeo diz, ainda assim, depois de assisti-lo, eu terei argumentos mais fortes para discordar. Se concordar em parte, que é o mais provável, você terá mais argumentos para ambas as posições. Melhor que tudo é refletir sobre o que ele diz, especialmente, em nossa região que vive e viverá cada vez mais, daqui por diante, do dinheiro que têm como origem a exploração de recursos naturais. Espero que goste e que depois comente e debata aqui sobre o vídeo e sua mensagem:

9 comentários:

OTÁVIO JARDIM ÂNGELO disse...

Esse vídeo é muito bom, um professor de SMS apresentou esse vídeo numa das aulas do Pós Tecnico que fiz...
Esse vídeo é premiadíssimo tambem, bem famoso.
Sempre quis lembrar qual o nome do vídeo. xD

Luciana Pessanha disse...

Excelente.Vou aproveitar um tempo
das minhas aulas e mostrar este video para que possamos discutir depois.Obrigada.

Luciana Pessanha disse...

Excelente.O legal foi que consegui achar o vídeo dublado em espanhol,no meu caso trabalharei com meus alunos a língua e o tema.Perfeito.Muito obrigada mais uma vez.

Vera Marques disse...

Roberto
O vídeo mostra de uma forma sistemática e resumida o que normalmente só o assim se aapresentaria após a leitura de diversos textos mais complexos. Que possamos utilizá-lo estrategicamente - ou seja como uma corporação - divulgando-o o máximo que pudermos. Eu farei isso no espaço que atuo. E por isso, te agradeço.
Vera Marques

Edison Correa da Rocha disse...

Professor, eu assisti o video tres vezes, realmente voce tem razão, a coisa esta tão feia que, ou mudamos o nosso modo vermos o nosso planeta e sejamos mais conscientes ecologicamente ou será melhor ficarmos todos pelados, irmos morar em uma caverna, na verdade não teria caverna para todos e a especulação cavernosa, faria com que teria que se construir mais cavernas. Resumindo professor, de qualquer jeito, estamos nos ferrando.

marcos maciel disse...

Caro Roberto,
Muito bom!
Vou "passar" para os meus alunos quissamaenses debaterem o assunto.

Margarida disse...

Utilizei esse vídeo na semana passada, na minha turma de Urbanismo e Meio Ambiente. A discussão foi boa!! Como reflexão, uma frase que vi na ENSP, na sala do Prof. Cynamon: "Uma coisa tem a ver com a outra, tudo tem a ver com tudo".
Obrigada por compartilhar!
Bjs,
Margarida

Vania Cruz disse...

Oi, Roberto, um show de vídeo. Uma parcela pequena da sociedade compreende toda essa metamorfose, o desdobramento desse complicado processo. O homem está pronto para o consumismo, mal sabendo ele o quanto custa toda relação com o mundo.Excelente material "pedagógico."

Anônimo disse...

Meu primeiro e unico carro comprei em 1986, um fusca ano 1972 que conservo até hoje, detalhe: quase não sai da garagem pq além dele possuo uma motocicleta que comprei em 2000 e tb conservo a mesma até hoje e uso na correria do dia a dia. Além desses dois veículos possuo uma bicicleta comum de marchas q utilizo nos fins de semana pra passeios de 30 a 40km. Tenho orgulho em dizer q comprei todos eles e nunca me desfiz pra comprar algo mais novo. Mas qdo digo isso nas conversas sou criticado. Dizem: compre um carro mais novo etc e tal... O povo é que tem culpa nesse sistema. Desde q apareceu a telefonia celular, axu que só possuí 3 aparelhos até hoje. Podem acreditar!