quinta-feira, abril 21, 2011

Sobre a Lira Guarani

O blog publicou há cinco anos, um pedido de apoio para o salvamento da Lira Guarani, aqui neste espaço. Decorrido todo este tempo, a nota foi sendo alvo de informações e debates aqui no blog. Nesta quinta, o blog recebeu o comentário abaixo que traz aqui para conhecimento de todos e todas. O blog torce para que as nossas tradicionais bandas de música se viabilizem, se sustentem e tenham participação ativa na Cultura de nosso município:
"Roberto Moraes Quem pede ajuda tem que voltar para agradecer. Numa Terça-feira, do mês de maio, exatamente no dia 16 de 2006, o Senhor publicou no seu Blog a carta SALVEM A GUARANY. MUITO OBRIGADO!!!!! Hoje a Lira Guarany, renasceu da cinzas, tal qual a Fenix. O novo Presidente Esio Ribeiro Amaral, musico formado pela Guarany desde quando tinha a mais tenra idade, juntamente com o Vice-Presidente João Rosa e o Tesoureiro Luiz Davila Florido, já promoveram uma mudança radical nos rumos da Banda. Hoje a Lira Guarany voltou ao braços do povo e dos músicos de Campos dos Goytacazes/RJ. CONVIDAMOS O SENHOR PARA DIA 28/04/2011 - ÀS 19:30 COMPARECER A SEDE PARA ASSISTIR A MAIS UM ENSAIO QUE SE REALIZARÁ. Favor confirmar sua presença através deste e-mail. Bem vindo Roberto Moraes, bem vindo Campos. Hellem Escobar."

21 comentários:

João Paulo Jacinto Moura disse...

Eu fico muito feliz de ter novamente a Lira Guarany funcionando. Estive lá esta semana e é uma beleza só. Toda pintada e tem ate computador. O Presidente Esio Ribeiro Amaral, musico, Sub-Oficial do Corpo de Bombeiros, tem sido um verdadeiro heroi - rege a Banda e ministra aula para crianças toda terça-feira, tudo gratuitamente. É bom lembrar que o Presidente não esta sozinho, a Diretoria é participativa e sempre aberta a criticas e sugestões.

Agora sempre que for ao Centro de Campos passo na Lira para tomar um cafezinho.

Já tenho quase 80 anos e nunca sequer sonheir em ver esta Banda tocando de novo.

Anônimo disse...

MÚSICOS QUE TINHAM ABANDONADO A ARTE. QUE FAZEM PARTE DE DIVESAS SOCIEDADES MUSICAIS , ESTÃO MIGRANDO PARA LIRA GUANY. UM MÚSICO MIGRADO ENTREVISTADO,DISSE QUE FOI PRESIDENTE DA LIRA CONSPIRADORA NOS ANOS 80, E VEIO PAR GURANY, NA ESPERANÇA DE TER UM PLANO DE SAÚDE , QUE NA FAIXA ETÁRIA DELE É MUITO CARO.UM DIRETOR RESSALTOU, QUE É CONTRA PLANOS DE SAÚDE PARA MÚSICOS E DIRETORES QUE A SOCIEDADE TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER A ARTE MUSICAL.

ANTONIO AGUIAR BRAGA disse...

AMIGOS CAMPISTAS

OS TEMPOS MUDARAM. QUANDO A LIRA GUARANY FOI FUNDADA, HÁ MAIS DE 100 ANOS, OS HOMENS PODIAM SE DEDICAR A ARTE DA MUSICA POR PURO DELEITE. HOJE A SOBREVIVÊNCIA NÃO PERMITE ISTO.
UM DILEMA SURGE: OU AS BANDAS SE ADAPTAM OU MORREM. VAMOS RACIOCINAR: UM MUSICO, QUE NA SUA GRANDE MAIORIA É POBRE, DEIXA DE COMPARECER A ENSAIOS POR NÃO TER DINHEIRO PARA PAGAR A PASSAGEM DE ÔNIBUS. UM MUSICO, PISTONISTA, TROMBONISTA, TUBISTA DEIXA DE PODER TOCAR SE LHE FALTAREM OS DENTES DA FRENTE. E ENTÃO?

SE A BANDA PODE AJUDAR, DEVE!!!!

A HORA NÃO É DE CRITICAR, MAS SIM DE UNIR FORÇAS PARA RESGATAR AS BANDAS DE CAMPOS, OPERARIOS, APOLO, CONSPIRADORA, SÃO SEBASTIÃO, ETC.
QUEM SABE CAMPOS NÃO FICA CONHECIDA COMO A CIDADE QUE MAIS BANDAS CIVIS TEM.

JUNTOS EM FAVOR DA CULTURA.

ANTONIO AGUIAR

Anônimo disse...

Pesquisa realizada na sede da Corporação Musical Lira Gurany, deu conta que não existe diretores com o nome de "HELLEM ESCOBAR", para fazer o seguinte convite:CONVIDAMOS O SENHOR PARA DIA 28/04/2011 - ÀS 19:30 COMPARECER A SEDE PARA ASSISTIR A MAIS UM ENSAIO QUE SE REALIZARÁ.Que manifeste-se a diretoria da Gurany.

Walter Bonifacio disse...

Pesquisa realizada na Lira Guarany deu conta que existe uma pessoa buscando "pêlo em ovo".

Hellem Escobar é uma senhora de mais de 65 anos de idade, colaboradora da Lira desde a epoca de Willes.

Vamos cuidar do que interessa.

Walter Bonifacio de Souza Andrada

Anônimo disse...

É verdade Sr.Walter Bonifacio de Souza Andrada , "HELLEM ESCOBAR" é musicista, faz parte dos associados da Lira Gurany.(UMA FANTASMA CENTENÁRIA).

Anônimo disse...

Não importa se Hellem Escobar, faz parte da diretoria ou la que seja, o importante que alguém tomou as dores por uma entidade que estava entregue a própia sorte. Graça a essa mensagem "Divina de Hellem Escobar" a Gurany em pouco tempo renasceu. Plagiando "Helem Escobar" pesso ao povo para SALVEM A LIRA CONSPIRADORA E LIRA DE APOLO.(Patrimónios culurais do Estado do Rio de Janeiro)ASS. Salvador Escobar.

Anônimo disse...

Todos elogiam a gestão Esio Amaral, tranformou em pouco tempo o ambiene da Gurany, demostrou em um mural , planilha financeira, que podemos ver os valores dos alguéis que são pequenos. Com mão de ferro Esio esta tranformando a sociedade.

Ass Salvadora Escobar.

Anônimo disse...

Salvem a Lira Guarani"
Povo de Campos
A renovação da diretoria da Corpração musical Lira Gurany, sem dúvida foi triunfante, no entanto toda orientação para a retomada teve um guia e conselheiro; que devemos agradecer o ex diretor da Conspiradora Sr. ALUISIO NEVES DE OLIVEIRA.
Ass.Edson Ribeiro.

Aparecido Franco da Rocha disse...

Amigos da Cultura e da História de Campos/RJ

Leio acima que o Sr. Edson Ribeiro chama a atenção para a participação efetiva de ALUISIO NEVES DE OLIVEIRA na recuperação da Lira Guarany.

Perfeito!!!!

Não devemos esquecer que nesta luta estiveram muitos outros "companheiros" e Autoridades, tais como:
PROMOTOR DR. MARCELO LESSA
DIRETOR DO ASILO DO CARMO
JOÃO ROSA
LUIZ DAVILA FLORIDO
ESIO RIBEIRO AMARAL
PESSOAL DA BANDA DE SÃO SEBASTIÃO
HELLEM ESCOBAR
UM ADVOGADO AMIGO DE WALTER BOCAL
A FAMILIA BOCAL
OUTROS QUE POR FALHA MINHA POSSO TER ESQUECIDO.

E o que realmente interessa é que a coisa foi pra frente.

Tem ensaio. Tem aulas para crianças. Tem lanche decente no ensaio. Vai ter uniforme. Tem computador a serviço do musico. Tem uma Lira Guarany Centenária parecendo um adolescente.

Tenho dito.

Aparecido Franco da Rocha

Anônimo disse...

Li a mensagem postada pelo Sr.Aparecido Franco Rocha, estranho o advogado do Walter Bocal esta na lista dos que lutaram contra diretoria em que Walter Bucal era presidente.

ass. Salvadora Escobar.

Anônimo disse...

Incrível, leiam o comentário feito pelo Sr. Aparecido Franco da Rocha , que relaciona os que lutaram contra a diretoria de Walter Bocal, ex presidente da Banda Gurany "UM ADVOGADO AMIGO DE WALTER BOCAL
A FAMILIA BOCAL" ????

Maria das Dores Serafim.

Anônimo disse...

Os preços dos aluguéis que a Gurany, cobra são tão baratinhos, que até da gosto ser inquilino !!!, (Obrigado diretoria!!!).

Anônimo disse...

O custo de uma banda de música é muito barato!!!: 4 horas de aulas de musicas por semanas, 2 ensaios da banda por mês, cada musico bebe um copo de refrigerante, com duas fatias de pães com presunto,total de músicos por ensaios média 30, recebem cada um para passagem R$ 10, e outras despesa fixas que totalizam R$ 5.000 por mês.

Anônimo disse...

As três bandas situadas no centro da cidade de Campos dos Goytacazes Estado do Rio de Janeiro, tem patrimônios, que geram alguéis, para se manter, temos o exemplo: 1-Lira Conspiradora , possui um lojão alugado, 2-Lira de Apolo duas lojas alugadas ,3 Corporação Musical Lira Gurany 12 lojas e salas comerciais alugas e salões de festas para alguar,4 Lira Operário Campista, duas lojas para serem alguadas. Os presidentes dessas entidades , não reúnem diretorias. A Lira de Apolo foi destruida pelo incêndio em 1990, e seus responsáveis , recebem aluguéis desde 1990, sera que existe esta verba guardada para, para a reconstrução ???.Ass. Salvadora Escobar

Anônimo disse...

Na noite de 12/05/2011, o presidente da Gurany Tenente Esio Amaral deu pausa nos ensaios para dizer aos músicos que sera renovado o estatuto da Lira Gurany, explicou para adquar o estatuto a lei 10.406/2002, a sociedade passara a ser associação ,que os músicos e diretores não poderão ser remunerados, sera criados fundos de no maximo de 20% da arrecadação para atender saúde educação e ajuda de custo dos músicos e que o estatuto antigo não permite a participação de militares nos quador de associados , com a nova alteração isso vai ser modificado, isso dependendo de aprovação da diretoria que sera reunida para aprovação. Publcou em um jornal local a convocação de assembléia extraoridinária.
Por Aluisio Neves de Oliveira

Aluisio disse...

Povo Campista:
Estamos todos de parabéns, a nossa prefeita Rosinha Garotinho e o Secretário de Cultura em suas gestões, estão revitalizados as Bandas Centenárias de nossa Cidade.Projetos para sempre natal, para ver a banda passar, estão renovando o entusiasmo dos músicos.

Anônimo disse...

ola
Roberto Moraes fui um dia membro desta gloriosa banda de musica chamada lira conspiradora na época do ate então grande maestro chico trombone época esta em que os maestros tinham gosto para dar aulas de musica sem interesse econômico hoje em dia se nao for através de interesse elas nao funcionam, moro ja a cerca de 20 anos em manaus e fico triste em saber que as nossas banda de musicas de campos estão entregues as baratas e traças,e sabendo que pela parte de quem tem o poder para da maior incentivo nao faz nada nao leva a serio o esta acontecendo com as bandas de campos a musica é cultura (para o secretario de cultura vamos abraçar esta causa como agente abraça um filho vamos tirar as crianças das ruas através da musica colocando professores nos bairros divulgando na mídia,nao vamos visar so o interesse politico porque a pólica permanece e o povo nasce cresce e ninguém sobrevive sem uma profiçao e um trabalho digno.

Anônimo disse...

Amigos, não existe mais bandas de músicas na cidade de Campos , existe sim prédios em ruínas com nome de bandas grupos de músicos que não ensaiam e tocam quando tem retreta paga.

Anônimo disse...

Hoje a a Lira Guarany esta pior do que antes., Nao tem diretoria so tem um Presidente que toma conta de tudo, da tesouraria, da banda, do prédio, das salas alugadas, dos salaos de festa boto toda diretoria pra fora da banda, so fico ele. Isso foi bom pra quem entro com ele na chapa e tiro a antiga .,antes tava ruim mais agora esta um inferno. FICA O AVISO ..... FUI..

Edivar Nunes disse...

Roberto Moraes, parabéns pelo blog e em especial sobre a Lira Guarani. Fiquei emocionado quando li a matéria, pois eu era muito menino e presenciei a cerimônia fúnebre do meu tio João "Corta Frio" que fora maestro dessa renomada sociedade, ocasião em que sobre o seu caixão estava a bandeira da Lira Guarani, Farei uma visita à entidade quando passar por aí por Campos. Abraços Edivar Nunes.