segunda-feira, outubro 03, 2011

Destino para a Bela Joana

A coluna Negócios & cia, da jornalista Flavia Oliveira, em O LinkGlobo, na edição de sábado, trouxe a informação já ventilada em nossa região, da passagem do controle da fábrica de sucos da Bela Joana, na estrada Campos-São Fidélis para o grupo Arbor que tem experiência no setor de bebidas:

“Virou Suco 1”

“O grupo Arbor, fabricante da cerveja Therezópolis, arrendou as duas fábricas de sucos Sumol, da MPE, no Norte Fluminense. O contrato, com opção de compra das unidades, foi assinado anteontem. A meta é processar 17 mil toneladas de frutas por ano, produzindo quatro milhões de litros de suco. O faturamento pode chegar a R$ 80 milhões.”

“Virou suco 2”

“Christino Áureo, secretário estadual de Agricultura, acompanhou as negociações entre os grupos Arbor e MPE. O novo dono das fábricas Sumol se comprometeu a comprar frutas de produtores locais financiados pelo governo fluminense.”

Novamente, resta saber como se organizará a produção de frutas na região para atuar como fornecedora da indústria. Bom recordar que na época o programa Frutificar não deu conta do desafio. A fábrica quando inaugurada usou abacaxi importado de Belém e depois de Uberlândia, em Minas Gerais. A conferir.

6 comentários:

AngelMira disse...

É incrível! E o governo apoia essa operação, com que propósito?

Anônimo disse...

Caro professor:

lembro-me bem do Projeto Frutificar durante o governo Rosinha que dava apoio aos produtores de frutas tropicais na região. Pelo que eu me lembre a tal Bela Joana seria o destinatário de toda a produção de frutas na região. Muitos que plantaram frutas, inclusive minha esposa, tiveram que sair correndo por aí para tentar vender parte da produção - no caso de maracujá - para não perder todo o dinheiro investido. Uma barbaridade !

Francisco disse...

A preocupação é sempre com o fornecedor que até acho louvável, mas quando vão pensar também em exigir um contra partida de preço para o consumidor?

Anônimo disse...

É uma pena esse projeto frutificar não ter dado certo em nossa região. Andando pelo interior do município se vê muita terra abandonada ou mal utilizada.

Anônimo disse...

Penso diferente, aqui no ES deu e muito certo o projeto frutificar. Mas por iniciativa da Trop Brasil e produtores.

Anônimo disse...

Vc NÃO QUER COMPARAR O ESPÍRITO SANTO COM ESSA PORCARIA DE ESTADO CHAMADO RIO DE JANEIRO, TERRA DO FUNK, DA CERVEJINHA GELADA, DO CARNAVAL E DA BANDIDAGEM.