sábado, dezembro 08, 2012

Os camarotes do Maracanã agridem!

Me sinto agredido quando vejo as imagens que mostram a ostentação dos 110 camarotes, com 80 m² cada um, nas obras ainda a serem concluídas do"novo" Maracanã.

Tiraram o povo da geral para levar a elite, apartada até da classe média, para aquele espaço tradicional das disputas do futebol, onde os espetáculos eram democráticos e para as diferentes classes.

Adicionar legenda

Tudo bem (em termos) vivemos numa sociedade capitalista.

Porém, é possível estabelecer limites para evitar estas agressões ao tipo de vida que levávamos aqui nos trópicos.

No caso de futebol esta agressão é ainda mais simbólica. Poderiam nos ter poupado no lazer e naquilo que é uma das nossas maiores tradições: o futebol.

Tentam (e estão conseguindo) implantar por aqui, um modo de vida que não é nosso. Uma cultura que sendo diferente, merece respeito, porém, mais respeito, merecemos nós, em nosso território, com as nossas idiossincrasias, mas, como a nossa identidade.

Aquela imagem do trabalhador simples curtindo e torcendo pelo seu time, seu clube, em pé, ao lado do gramado, que enchiam as páginas dos jornais da segunda-feira que seguia aos jogos dos finais de semana, será substituída pela imagem de celebridades batendo palmas para as câmeras nesta sociedade espetáculo.

O meio termo disto já vem sendo mostrado pelas televisões, que tentam dividir as imagens do futebol com as opiniões das "celebridades". Parece mais até uma vacina de acomodação para um "modo novo e elitizado" de assistir futebol como se fosse qualquer espetáculo.

O jogo de futebol antes de ser espetáculo, era um evento em que o torcedor era chamado a participar para incentivar seu time mudar o resultado e o script de uma cena previsível.

Assim, daqui a pouco vão acabar estabelecendo uma nova lógica em que o espetáculo pode valer mais que a disputa esportiva.

O torcedor? Aquele torcedor tradicional, empolgado que se entrega à torcida, quase irracional não vai estar mais no Maraca. Aliás, já foi sendo vacinado e se acostumando à televisão paga. Em casa, ou no bar da esquina, através do "pay per view" assistirá, mas, não mais lutará junto com o seu time (clube?) a conquistar a vitória e o título.

Mundo esquisito este. No Brasil tiveram a ousadia de mexer até com o nosso futebol.

Quem quiser que ache isto normal e continuem iludidos chamando isto de progresso. Para mim involuímos. Retrocedemos. Até onde? Até quando?
PS.: Atualizado às 13:42: Para inclusão da imagem do Globo Online.

9 comentários:

Anônimo disse...

Um absurdo, além dos custos absurdos dessa "reforma" eles fazem um camarote desses. Quem sustenta esse país é a elite ou os pobres que pagam as custas dessas luxúria desenfreada?

ELIS SARHA disse...

O FUTEBOL JÁ NÃO É O QUE ACOMPANHAMOS EM NOSSA INFANCIA DESDE HÁ UNS 10 ANOS PRA CÁ,ISSO FALANDO APENAS DO BRASIL.AS MUDANÇAS VÃO DO PORTEIRO AO PRESIDENTE,COMO TAMBEM DAS TORCIDAS ORGANIZADAS.DISCORRER SOBRE TODOS ESTES ASPECTOS DÁ UM LIVRO QUE PODERIA SER INTITULADO"A DECADENCIA DO FUTEBOL BRASILEIRO".MAS PRA COMENTAR SÓMENTE ESTE ASSUNTO ASQUEROSO QUE O ILUSTRE BLOGUEIRO ABORDA COM MUITA FELICIDADE,LEMBRO QUE SE ESTA ÁREA FOI VENDIDA PARA INICIATIVA PRIVADA SEM QUE NINGUEM TENHA QUESTIONADO A TEMPO TAL EMPREENDIMENTO,ME DESCULPE,MAS O PROPIETÁRIO FAZ ALI O QUE BEM ENTENDER,AGORA NÃO ADIANTA NADA.PARA EXEMPLIFICAR,RECENTEMENTE FOI APROVADO UM PROJETO DE ACABAR COM AS RESIDENCIAS QUE EXISTEM NO JOQUEY CLUB BRASILEIRO NA GÁVEA E EMBARGOS JUDICIAIS ABORTARAM O NEGÓCIO,ONDE IA SER CONSTRUIDO UM SHOPPING CENTER.

Anônimo disse...

Pelo menos dentro desse camarote polícia não entra matando as pessoas. Sempre falo para os meus filhos que o meu receio é de levar tiro de polícia militar por causa de confusão de torcedores.
Estar acostumado com pobreza é uma coisa agora criticar uma mudança para melhor para quem pode pagar é outra. E os camarotes de corrida de fórmula 1, e os camarotes do desfile de carnaval onde junta aquele bando de afrescalhado geralmente artistas de televisão e jornalistas que vendem fofoca. O que é que tem demais ter camarotes para o rico mostar o seu poder e os alpinistas sociais ter mais um lugarzinho para se prostituir e subir na vida. E os patetas dos josnalistas precisam ganhar seu dineirinho sujo falando sobre as sacanagens que com certeza vão rolar lá dentro.

Roberto Moraes disse...

Sore o comentário das 2:01 PM,

Mudança para melhor para quem?

Para quem pode pagar?

Isto é discriminatório num lugar público. Que se garantisse lugares para todas as classes sociais e não espetáculos apenas para os ricos.

Mesmo na sociedade capitalista esta regulações podem e deveriam
existir.

Concordo com você que o caso do Sambódromo também foi sendo desvirtuado com a sociedade espetáculo.

A espetacularização da vida, da cultura, a serviço de quem fatura com quem tem como pagar.

Esta lógica não é natural.

É bom que possamos refletir sobre estas questões.

Poderia seguir a sua expressão dizendo que é justo "os patetas dos jornalistas ganharem os seus dinheiros sujos falando sacanagens..." também seria justo que os ambulantes tivessem seus direitos. Os pobres que não têm recursos pudessem ter uma quantidade de entradas semelhantes às antigas e os camarotes fossem em áreas extras e pagas com recursos extras por estes que podem pagar.

A lógica do que é público e privado e do dever do Estado precisa ser aprofundada.

Anônimo disse...

Respondendo a Você Roberto que tem o meu respeito.
1º Melhor pelo menos para quem pode pagar já que não podemos evitar que todos corram o risco de tomar tiro na cabeça por exemplo por policiais bandidos contratados pelo estado. Isso é uma crítica e o motivo pelo qual não vou assistir futebol ao vivo.
2º Quanto a discriminação basta comparar o tipo de abordagem que se sofre por policiais em campo de futebol & autódromo por exemplo ou até mesmo teatro, um campeonato de tênis. O próprio estado aborda de forma diferente, por se tratar de classe social diferente. Eles querem atrair e até mesmo dar mais segurança para essa elite afastada do campo de futebol. Eles precisam de mais dinheiro sendo atraido para lá. A copa do mundo esta chegando e afinal como poderão acomodar uma comitiva de outro pais.
Quanto aos jornalistas patetas foi uma crítica ao próprio estado que prioriza só a entrada deles,num tom sarcastico de coitadinhos pois eles dão mídia. Ia ficar engraçado um ambulante tentar vender uma água num camarote com tudo dentro.
Cintinua

Anônimo disse...

Continuação.
Infelizmente as pessoas que frequentam um estádio de futebol tem uma pluralidade muito grande em seus comportamentos, que se torna perigosas por conta disso, onde o estado incompetente como sempre, tenta dar solução com seus policiais contatratados de forma mais incompetentes ainda e que se transforma num perigo maior ainda.
E o pior... fazem isso com nosso dinheiro.
Por isso que fiz a crítica em de forma sarcastica.
O Estado aplica os recursos onde ele acha que terá melhor retorno, futebol dessa forma descriminatória é uma delas. Completos incompetentes.

Roberto Moraes disse...

Sim,

Responde a mim por que tenho o seu respeito.

"pluralidade muito grande"

"estado incompetente como sempre"

"futebol dessa forma descriminatória"

... sim.

Os camarotes me agridem, assim como, o preconceito, a discriminação e o Estado a serviço das classes sociais menos necessitadas de sua proteção.

Pode ser do jogo (literalmente falando), mas, nunca será natural todas estas ações.

Prof. Douglas Carrara disse...

Parabéns, Roberto, concordo plenamente. Estão cometendo um crime contra o Maracanã e às torcidas que o frequentaram durante todos esses anos, em que uma cultura foi elaborada através da criatividade da própria torcida. Esses caras tem que pagar um dia por isso. São traidores e canalhas. Já tiraram o pão, agora tiram o circo. Até quando nosso povo vai suportar tudo isso!

Anônimo disse...

O futebol está a cada dia, ficando mais chato. Jogadores de baixa qualidade e com salários altíssimo. Pela beleza dos camarotes á tendência é reeditar o coliseu de Roma e colocar a plebe se digladiando até a morte, para os delírios dos europeus ávidos por sangue.