domingo, dezembro 15, 2013

China chegando

O avanço da China em todos os campos é de impressionar. Não apenas na produção industrial, mas, no campo do conhecimento que a coloca em patamares cada vez mais próximo dos EUA.

O caso da sonda colocada na Lua ontem, é apenas um exemplo de que a China já está próxima de dividir posição de destaque na vanguarda mundial com os americanos.

Resta saber e acompanhar se caminhará para uma visão compartilhada do desenvolvimento da humanidade na linha da desejada multipolaridade ou se o destino inexorável será a busca pela hegemonia política a caminho de um novo imperialismo.

Abaixo matéria do G1 sobre sonda chinesa na Lua mandando imagens para a Terra:

"China divulga primeiras imagens feitas por sonda após pouso na lua"
"Sonda Chang-e 3 fotografou solo lunar após pouso na cratera Sinus Iridum".
"China se tornou o terceiro país a conseguir pousar uma nave na lua."


Do G1, em São Paulo
Solo lunar é visto nas primeiras imagens feitas pela 
câmera de bordo da sonda chinesa Chang'e 3, 
neste sábado (14) (Foto: Wang Jianmin/XinhuaAP)

"Horas após a sonda não tripulada chinesa Chang’e 3 pousar neste sábado (14) na cratera lunar Sinus Iridum, a agência estatal chinesa Xinhua divulgou as primeiras imagens feitas já em solo lunar.

O pouso controlado foi o primeiro desde 1976. Com a aterrissagem, a China se tornou o terceiro país a conseguir pousar uma nave na lua, junto a Estados Unidos e União Soviética.

A sonda Chang'e 3, que recebeu o nome em homenagem a uma deusa da mitologia chinesa, carrega um veículo movido a energia solar chamado Yutu (ou Coelho de Jade, numa tradução livre), que irá fazer escavações e pesquisas geológicas.

A Chang E3, lançado da base aérea de Xichang no último dia 2 de dezembro, e que orbitava a uma velocidade de 1,7 quilômetros por segundo, começou a desacelerar quando se encontrava a 15 quilômetros da superfície lunar e pousou com sucesso às 11h12 (de Brasília). A China tem aumentado suas ambições quanto aos programas espaciais para fins militares, comerciais e científicos.

A bordo do foguete Long March 3B está o veículo de exploração teleguiado chamado "Coelho de Jade". O novo equipamento tem painéis solares para obter energia, realizará análises científicas e enviará à Terra imagens em três dimensões.

A sonda funcionará durante três meses e poderá se deslocar a velocidade máxima de 200 metros por hora."

2 comentários:

Anônimo disse...

O excedente de dinheiro na China vai pelo mesmo caminho do resto do mundo, com um apoio vidente do Estado. O excesso de capacidade produtiva somado aos empréstimos especulativos dos bancos chineses não aponta para uma "visão compartilhada do desenvolvimento da humanidade".

Anônimo disse...

*evidente