terça-feira, janeiro 19, 2016

Ainda sobre o preço do petróleo entre prejuízos, dumping e o efeito bumerangue

Segundo estimativas da consultoria Rystad da Noruega, cerca de 20 milhões de barris, produzidos por dia no mundo, estão registrando prejuízos por estarem acima dos seus custos de extração, mais royalties e custo dos investimentos (dívida).

Vale recordar que atualmente se produz em torno de 90 milhões de barris por dia em todo o mundo, nas diferentes condições e regiões.

Há efetivamente, um custo destas petroleiras que estão mantendo a produção apesar dos prejuízos. Porém, elas certamente, estão queimando gorduras da época áurea, no aguardo de um novo ciclo.

De outro lado, é possível intuir que as intenções de quem trabalha para manter nos baixos patamares o atual preço do barril, é o de derrubar as concorrências para ganhar adiante.

Os economistas chamam este fenômeno provocado de dumping. O setor financeiro e os fundos de investimentos conhecem bem este processo e sabem perfeitamente quem são os alvos. Assim tentam atingi-los, mas o processo nem sempre é assim tão controlável e muitas vezes age tal qual bumerangue. A conferir!

Nenhum comentário: