terça-feira, janeiro 26, 2016

Blog obtém informações que a Wärtsilä planeja suspender atividades no Porto do Açu - empresa diz que se posicionará amanhã

A empresa finlandesa Wätrsilä implantou uma unidade junto ao terminal 2 do Porto do Açu visando desenvolver atividades relacionados ao seu ramo de atuação, em montagem e manutenção de motores principais e auxiliares, serviços de propulsão para embarcações e soluções completas para usinas de energia elétrica.

A Wärtsilä está no Brasil desde o ano de 1990 e, segundo a sua página na internet, possui cerca de 700 funcionários em oito estados: Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão e Espírito Santo. Ao todo, seriam mais de 29 usinas termelétricas no país com mais de 2,5 GW de potência instalada. Na área naval, a Wärtsilä Brasil tem base instalada com capacidade superior a 1100 MW em mais de 270 embarcações e instalações offshore.

No Porto do Açu, em São João da Barra, a Wärtsilä montou uma "fábrica multi-produto", com um galpão, instalado no final do canal do terminal 2, que ficou pronta ano passado, 2015. (foto aérea ao lado da Prumo)

De lá para cá a Wärtsilä vinha mantendo um número pequeno de funcionários, que estaria fazendo ajustes na planta e desenvolvendo atividades, em atendimento a demandas de outras unidades da empresa, inclusive, Niterói, onde funciona um centro de serviços para indústria offshore no Brasil, atendendo demandas de empresas que atuam na área de exploração de petróleo nas bacias de Santos e de Campos. 
Unidade Wartsila em Niterói,
próximo à subida da Ponte

O blog obteve a informação de que vários trabalhadores da Wärtsilä estão sendo dispensados, com a informação de que as atividades no Açu, poderiam retornar daqui a um ano. No final de dezembro pasado, a empresa já havia rompido o contrato com a empresa de limpeza Rio Shop que demitiu o pessoal que trabalhava para a Wärtsilä.

O blog fez contado com a Assessoria de Imprensa e Comunicação da empresa e recebeu como resposta que Wärtsilä "está em período de silêncio e, por isso só se manifestará sobre o assunto após o dia 27/01".

A empresa diz ainda que este "período de silêncio" é necessário porque antecede à divulgação dos resultados da empresa que acontecerá amanhã, dia 27/01. A Wärtsilä está listada na bolsa NASDAQ em Helsinki, na Finlândia. No Brasil a Wärtsilä não está inscrita e não possui ações na Bovespa. Assim, o blog aguarda a resposta da empresa, enquanto trabalha com a informação apurada no Açu.

Nenhum comentário: