segunda-feira, janeiro 11, 2016

Firjan defende ampliação do canal de atracação para terminais portuários na Baía de Sepetiba

A Firjan defendeu a ampliação do canal de atracação dos terminais portuários da Baía de Sepetiba, municípios do Rio de Janeiro e Itaguaí a partir do estudo “Necessidade de adequação do acesso marítimo ao complexo portuário da Baía de Sepetiba”.

A Firjan alega que o complexo portuário estaria próximo de atingir o seu limite de movimentação de embarcações, segundo as estimativas de movimentação nos terminais portuários localizados na Baía de Sepetiba, a partir do início das operações do Porto do Sudeste e da construção do porto da Gerdau.

A Baía de Sepetiba possui ainda o Porto de Sepetiba com o Tecon da CSN (foto abaixo), o terminal da Vale (CBPS), o Tecar também da CSN, o terminal da Valesul, o terminal da Ilha Guaíba (TIG) e o da TKCSA. Ainda, segundo a Firjan 23 estados mais Distrito Federal realizam movimentação de comércio exterior pelo Porto de Itaguaí.

Vista aérea do Tecon do Porto de Sepetiba em Itaguaí, RJ
A capacidade anual de movimentação de cargas no complexo portuário da Baía de Sepetiba, que inclui os portos de Itaguaí e da Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), poderá passar de 200 para 410 milhões de toneladas com a duplicação do canal de acesso marítimo e o aprofundamento de sua bacia de evolução.

O estudo diz ainda que o complexo portuário possui um dos melhores calados do Brasil, com até 17,8 metros. Apesar disto, o canal principal de atracação do complexo possui apenas 200 metros de largura, o que não permite navegação bidirecional, nos dois sentidos o que limitaria a capacidade de acesso aos terminais do complexo portuário a 1.800 embarcações por ano.

O Porto de Itaguaí e o do Rio de Janeiro representam duas bases de logística que concorrem de forma direta com o Porto do Açu, no extremo Norte do ERJ, próximo à divisa com o ES.

PS.: Atualizado às 10:35 de 12/01/2016: para corrigir o título. Ao invés de "calado de atracação" para "canal de atracação".

Nenhum comentário: