quinta-feira, janeiro 21, 2016

Polícia Federal interdita Porto de Tubarão por poluição com pó de minério de ferro e carvão

A ação da Polícia Federal, se deu como cumprimento de um Mandado Judicial de Interdição foi expedido pela 1ª Vara Federal do Espírito Santo.
Foto mostrando a poluição divulgada pela PF.

A decisão judicial suspendeu temporariamente as atividades que são geridas pelas empresas Vale e ArcelorMittal, no terminal de minério de ferro e no Pier de Carvão na Praia Mole, por conta da poeira de carvão no ar de Vitória e pó de minério, no mar.

Um inquérito policial investiga os supostos crimes ambientais cometidos pelas empresas. "Alusivos à poluição e ao assoreamento da Praia de Camburi, decorrentes do lançamento de minério e carvão no mar, bem como aos danos causados à saúde humana, em razão da emissão de gases poluentes e partículas".

Os equipamentos dos terminais foram lacrados, e assim a Vale, que é responsável pleas atividades no Porto, foi impedida de operar qualquer atividade comercial que envolvem minério ou carvão.

PS.: Atualizado às 16:22: O Porto de Tubarão iniciou suas atividades em 1966 e é por onde sai a maior parte das exportações de minério de ferro do Brasil. Ele é seguido pelo Porto de Itaqui, no Maranhão, por onde sai parte do minério extraído pela Vale, na Serra de Carajás, no Pará.

Nenhum comentário: