sexta-feira, janeiro 29, 2016

Transporte responde por 64% em todo o consumo de petróleo no Brasil

Assim, como em todo o mundo, o setor de transporte (de pessoas e movimentação de cargas) também responde por uma maior participação no consumo de derivados de petróleo no Brasil, com o percentual de 64,4%. Em segundo lugar está o uso industrial com 11,4%.

Só em terceiro aparece o peso da geração de energia elétrica no consumo de petróleo no país, como 6,9%. É oportuno lembrar que o infográfico abaixo publicado originalmente pelo Valor, com dados do Ministério da Minas e Energia (MME), se refere ao uso energético do petróleo que equivale a 90% do total, os 10% restante tem uso na área de petroquímicos.

A ampliação da implantação e uso das energia renováveis que no Brasil está acima da média mundial tende a conter e reduzir estes percentuais, ampliando a chamada segurança energética, mesmo que para um prazo mais dilatado. A conferir!


2 comentários:

Anônimo disse...

O quadro apresentado falando em expansão ainda procede depois da recessão?

Roberto Moraes disse...

Que expansão? Das energias alternativas?

De uma maneira geral sim, apesar que os baixos do barril tendem a manter os projetos apesar de que a concorrência com os preços de geração com uso do carbono (petróleo) tende a ficar mais barato. Só que os projetos de geração de energia elétrica tendem a ser de longo prazo e acabam menos influenciados pela volatilidade dos preços do petróleo. Na Europa e Ásia, há sempre uma migração da geração de EE do uso do carvão para o gás limpando a matriz de consumo.

No Brasil, como gráfico a matriz de consumo está menos vinculada à geração de EE e sim ao transporte e assim, depende das inovações para o uso de baterias nos veículos, de lítio, que ainda estão em fase de massificação (e consequente barateamento) da tecnologia.