segunda-feira, janeiro 04, 2016

Detalhe da cadeia do petróleo no Oriente Médio

Há ainda muita gente que pensa que a cadeia produtiva do setor de óleo e gás nos países do Oriente Médio seja primitiva, com aqueles martelos de produção de petróleo que jorra e enche caminhões.

Mesmo que ainda existam regiões e países menos avançados, em termos de uso de tenologias este setor - para a extração e beneficiamento de óleo e gás - por se tratar de uma cadeia mundializada e com mercado global, a realidade foi se tornando menos desigual, em diferentes partes do mundo.
Isto não é um fato isolado, ao contrário, isto é consequência da atuação da geografia das corporações no setor de óleo e gás em todo o mundo.

No meio desta realidade e do conflito que ressurgiu com força, desde ontem entre a Arábia Saudita e o Irã com o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países, há significativas instalações relacionadas à exploração e exportação de petróleo e gás.

Um breve exemplo para dar indícios do que estou sustentando pode ser visto no mapa que mostra a malha dutoviária (pipelines), como eixo de circulação material do petróleo e do gás, com oleodutos e gasodutos que cortam alguns os países na região do Golfo Pérsico, no Oriente Médio:

Mapa das Infraestruturas da cadeia produtiva do Petróleo no Golfo Pérsico. Fonte: http://cdn3.vox-cdn.com.



Nenhum comentário: