sexta-feira, janeiro 22, 2016

Manipulação no mercado futuro de petróleo gera enorme volatilidade

O nível de manipulação e especulação nos negócios de petróleo são imensos, mesmo que isto esteja relacionado a uma enorme variedade de indicadores.

Veja que hoje, mesmo depois de ter sido divulgado ainda pela manhã que os EUA formou com os baixos preços o maior estoque de petróleo em 25 anos, o preço do valor do barril, estava há pouco com alta, só hoje, na faixa de 8%, tendo atingido, US$ 31,60. Veja gráfico da movimentação hoje.


Esta volatilidade está relacionada, não apenas ao controle que os principais bancos fazem deste comércio que acontece apenas em dólar, mas especialmente ao chamado comércio de futuro, ou derivativos, feito em papeis.

Tenho lido análises de que haveria no mercado, um volume de papeis de comércio de petróleo futuro, cerca de três vezes maior do que o real que hoje é relativo a uma produção mundial pouco acima dos 90 milhões de barris por dia.

Desta forma, pode-se afirmar que este setor não tem importância apenas estratégica e geopolítica. Como a mercadoria (commodity) mais negociada do mundo, a manipulação em pequenos percentuais (para cima ou para baixo) já geram enormes lucros a quem tem o controle deste fluxo.

PS.: Atualizado às 13:56:
Duas outras notícias desta manhã, sobre o mercado de petróleo, reforçam a tese da volatilidade, manipulação e nervosismo que ronda o setor, não apenas entre governantes das nações, mas no ambiente das grandes corporações:

1 - "Shell, BP, Statoil e Total podem ser rebaixadas pela Moody's".

2 - A gigante de serviços na área de óleo & gás, Schlumberger informou que vai demitir 10 mil trabalhadores, após identificar prejuízo de US$ 1 bilhão, só no último semestre de 2015. O primeiro nos últimos 12 anos.

O CEO da empresa disse que: "o baixo preço do barril de petróleo vem afetando diretamente as finanças da companhia, com menos projetos sendo desenvolvidos. “Não havia sinais de recuperação de preços a curto e médio prazo”.

Nenhum comentário: