sexta-feira, outubro 31, 2008

Incubadora de empresas TecCampos lança novo Edital

A incubadora de empresa TecCampos constituída inicialmente a partir de uma parceria Cefet-Uenf- Fenorte e hoje com diversos outros parceiros como Sebrae, PMCG, Firjan, Acic, Fundenor e Fundação Cefet Campos, já lançou o seu segundo edital para interessados em ter apoio para a criação ou estruturação de empresas de base tecnológica. Incubadoras de empresas é uma forma eficiente de transformar idéias e conhecimentos presentes em comunidades e grupos de pessoas com maior conhecimento, em oportunidades de negócios para geração de empregos e renda. No caso da nossa região, a iniciativa se reveste ainda de maior importância, na medida que temos um base de instituições de ensino e pesquisa que envolve hoje mais de 25 alunos de graduação e pós-graduação e precisamos urgentemente pesar a sustentabilidade econômica regional para o período pós-petróleo ou pós-royalties. A TecCampos que iniciou seu funcionamento, num espaço que o Cefet possuía no Shopping Vips Center na avenida 13 de Maio, hoje está com suas instalações no Centro de Convenções da Uenf, Av. Alberto Lamego n. 2000, telefones.: (22) 2731-4003; Fax: (22) 2726-2023. Este segundo edital que acaba de ser lançado e que pode ser visto na íntegra aqui, visa selecionar 8 projetos/idéias de pessoas físicas ou jurídicas para o Programa de Pré-Incubação de Empresa; 6 projetos de pessoas físicas ou jurídicas para o Programa de Incubação de Empresa e 4 projetos de pessoa jurídica voltados para o desenvolvimento tecnológico de produtos para o Programa de Empresa Associada, que estejam interessadas no apoio e serviços prestados pela TEC CAMPOS para o desenvolvimento dos seus negócios. Apoios oferecidos pela TecCampos: Plano de negócios; Projetos para captação de recursos; Acesso às entidades de ensino e pesquisa; Registro de propriedade industrial/intelectual; Licenciamento de produtos junto aos órgãos governamentais; Dimensionamento e quantificação do mercado; Divulgação e comercialização de produtos e serviços; Planejamento estratégico; Capacitação empresarial, marketing, planejamento, etc.; Infra-estrutura, para uso compartilhado, incluindo: secretaria, telefone, xerox, fax, sala de reuniões, segurança e limpeza; 4 Salas totalizando 104m² equipadas com móveis (mesas, cadeiras e armários), computadores, impressora, fax e internet.
Quem pode apresentar propostas
As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas, individualmente ou em grupo ou por pessoa jurídica para a Pré-Incubação e Incubação e de pessoas jurídicas a projetos de inovação e de base tecnológica para empresa associada.
Tempo de Incubação
O tempo de permanência dos projetos incubados variam de 6 meses (para pré-incubação) até 2 anos para incubação com possibilidade de prorrogação por mais um ano.
Áreas Para a Pré-Incubação e Incubação, serão aceitos projetos nas áreas de Engenharia, Agronegócios, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Design. Para Empresas Associadas, serão aceitos projetos vinculados aos itens relacionados anteriormente, acrescido de propostas vinculadas direta ou indiretamente à área de Petróleo. Prazos de inscrição Para Pré Incubação: 16/03/2009 a 27/03/2009 - Seleção em 31/03/2008, 01 e 02/04/2009; Incubação: 26/01/2009 a 06/02/2009 - Seleção em 10,11 e 12/02/2009; Empresa Associada: 17/11/2008 a 28/11/2008 Seleção em 02, 03 e 04/12/2008. Observações O Edital não é exclusivo para alunos do Cefet e/ou Uenf e nem precisa ser de alunos ou ex-alunos. O Edital é aberto à participação de pessoas que tenham propostas de empreendimentos nas áreas especificadas no edital. Para a Pré-incubação, o empreendimento poderá estar ainda na fese de idéias e projetos e para a incubação será analisado o Plano de Negócios e o EVTE (Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica) do empreendimento proposto. Reveja o edital aqui.

Nenhum comentário: