sexta-feira, outubro 31, 2008

A volta dos terceirizados

Deu certo, pelo menos por enquanto, a pressão feita ontem, quando um grupo de, até então ex-terceirizados, resolveram pressionar e invadir a sede da PMCG. O prefeito Alexandre Mocaiber decidiu chamar os cerca de 6 mil terceirizados ao trabalho. A informação está no site da PMCG: "O prefeito Alexandre Mocaiber assinou nesta sexta-feira (31) o decreto número 250/08, reconvocando todos os 6.099 contratados que foram afastados pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em abril deste ano. De acordo com o secretário de Administração, Carlos Morales, os terceirizados terão o prazo máximo de cinco (5) dias úteis, a partir da próxima terça-feira (4), para se dirigir à sua secretaria de origem e iniciar o processo de reintegração". Apesar desta decisão, o blog recebeu um comentário "anônimo" na postagem abaixo, em defesa do "Concurso Público", postada pelo novo colaborador do blog, Bruno Lindolfo, em que o comentarista informa sobre a medida jurídica que teria sido tomada pelo Ministério Público Estadual em Campos: "O Ministério Público, na pessoa do Promotor de Justiça Êvanes Amaro Soares Jr., entrou com pedido na 2ª Vara do Trabalho, em Campos, de afastamento imediato de todos os terceirizados. O pedido está baseado na própria decisão do Ministro do STF, Joaquim Barbosa, que negou eficácia às cláusulas 3ª, 4ª e 5ª (que previam dispensa gradativa dos terceirizados), Na decisão o referido Ministro ainda enfatizou a eficácia das cláusulas 8ª e 9ª. A cláusula 8ª proíbe o município de realizar novos convênios, contratos, parcerias ou acordo para fornecimento de mão-de-obra. A Cláusula 9ª diz que os compromissos assumidos na cláusula 8ª se estendem aos serviços ligados a sua atividade-meio, sempre que houver pessoalidade e subordinação. Ocorre que todos os contratos com as empresas terceirizadoras de mão-de-obra já se encerraram, portanto o município não pode renová-los, ficando impedido de prosseguir pagando às empresas terceirizadoras. A prefeitura quis a anulação do TAC, entretanto conseguiu anular as cláusulas que eram essenciais para a dispensa gradativa dos terceirizados, ficando obrigada a dispensá-los de uma única vez. A prefeitura também não pode contratar diretamente, pois não houve concurso públicoe já existem ações na justiça comum que proíbem. Baseado no fato de o Município não poder realizar ou renovar convênios e os convênios com as empresas terceirizadoras de mão de-obra já estarem encerrados o Ministério Público entrou com pedido no processo 1498.2005.282.01.00.2 de afastamento de todos os terceirizados imediatamente".

26 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

Dificil comentar.MUITO !
Uns fatos que se pode verificar diante desse desmando total !
-Uma total incapacidade administrativa do prefeito mocaiber e seus acessores.
-A maior falta de consideração para com o cidadão campista de todos os tempos.
-Será que é mais uns daqueles "avisos" enganatórios da PMCG ?
Lembrando que o cidadão tem, a sua parcela de culpa.
Mas o grande culpado, aquele que iniciou essa torre de babel com fins eleitoreiros, foi o arnaldo vianna.
Falando sério !
Será que ele consegue dormir ?!


hunf

P.S. tem que afastar imediatamente mocaiber e equipe.
Eles podem criar um caos cujo efeito não podera mais ser corrigido !

Anônimo disse...

O objetivo da turma de Mocaiber é claro: querem criar um problema insolúvel e jogá-lo no colo de Rosinha para que ela se desgaste em seu início de governo. Juridicamente é inviável e cheira a mais uma fraude desta turma. è claro que se eles puderem atrapalhar irão fazê-lo. cabe o MPF e ao MT, tomar a situação e explicar o que já foi decidido: que não deve haver concurso público.

Anônimo disse...

Quando é que começará o chororô da prefeita eleita, "rezando a mesma ladaínha": encontrei a prefeitura sem um tostão. Não vai dar para pagar o salário de janeiro. Não tenho como pagar os fornecedores. O mesmo "canti" que ela e seu marido, falam quando assumem um mandato.

Anônimo disse...

è dramatica a situaçao de campos...como será mentiROSINHA prefeita???

Anônimo disse...

Roberto, te admiro muito. Mas a situaçao dos contratados ta feia. Qual criterio utilizado para o retorno dos 12oo?

Anônimo disse...

Roberto Henriques é o cancer de campos. Jussara Alves

Anônimo disse...

Soube hoje na Radio Difusora, que Roberto henriques é considerado um primeiro ministro do governo ROSINHA. Deveria ser o último, do tamanho de sua incapacidade tecnica sua e seus assessores. Um homem vil, maldoso. Que mandou embora mais de 6 mil pessoas que trabalhavam honestamente.

Anônimo disse...

CADE O VICE AGORA PRA DEMITIR OS ERCERIZADOS DE NOVO! RH É COVARDE!

Anônimo disse...

parabens prefeito pela iniciativa de retornar os tercerizados!

Anônimo disse...

cara,
é caso de policia e fim de papo!

Anônimo disse...

A covardia na demissão dos terceirizados não partiu do Roberto Henriques, mas da atual administração ao demitir somente aqueles que desempenhavam de fato suas funções!!
Covardia foi manter super-salários, fantasmas e cabos eleitorais recebendo dos cofres municipais apenas para fazer campanha!!
Penso que a consequência deste ato será muito mais sério do que imaginamos!Nem me surpreenderei se no final de dezembro a prefeitura não cumprir a folha de pagamento...Desta prefeitura podre tudo se espera!!
Profª Olivia Queiroz-Farol de São Thomé.

Anônimo disse...

O STF mandou voltar todo mundo, o Chico da Rádio mesmo mandou todo mundo ir para a Prefeitura pq tinha que voltar todo mundo... Não estou entendendo esse povo dos Garotinhos . Se estiver errado demite vc madame Garotinho e depois cria outra cooperativa igual seu esposo fez e ponha seus cabos eleitorais para trabalhar.

Anônimo disse...

Estão enganando os terceirizados novamente, até depois das eleições e ainda tem terceirizado acreditando em tudo isso, ACORDEM, eles estão usando vcs de novo para irritarem Rosinha e seu marido, ACORDEM!!!!

Anônimo disse...

Concordo que nossa cidade está nas mãos de uma quadrilha que foi instalada na prefitura de Campos. Gostaria que a nossa prefeita eleita, tomasse providência juntamente aos seus advogados o mais rápido possível, assim como colocá-los na cadeia, que é o lugar deles.Alguém me explica a impunidade em relação aos outros que estão soltos? Abraços!

Anônimo disse...

Respondo ao anônimo das 7:29 PM), ele que escreveu: "Uns fatos que se pode verificar diante desse desmando total". (Cuidado com a concordância). Quanto ao caos, aguarde! Poderá ser decepcionante para você. Aproveite para ler mais, estudar mais, sorrir mais, amar mais...

Anônimo disse...

Que coisa horrível essa história de VOLTA dos terceirizados. Infelizmente, os primeiros dias da Prefeita e sua equipe serão cheios de percalços. E o concurso, Rosinha? Como você vai proceder diante de tudo isso ?
Não se entende tanta barbaridade junta.

Anônimo disse...

Agradecendo a voce, Roberto, eu agradeço a milhares de blogueiros que nos dao o espaço para debatermos diversas opiniões.A situação dos terceirizados está crítica, o Roberto Henriques usou sua ditadura e maldade para mandar embora os trabalhadores que necessitam de um trabalho. Poderia ter mandado embora os cargos de confiança, mas retirou os mais baixos salários da PMCG. Ele nao entende disso pois o salario do vice é de quase 10 mil reais. Assim fica facil assinar o TAC?
Queria informar que existem 2 políticos em Campos que nunca mais ganham uma eleição: roberto henriques e dr wilson cabral. Queremos justiça a estes 2 inescrupulosos...

Anônimo disse...

O anonimo das 10:37 está querendo saber de álvaro lins, alcione atayde, gilson cantarino e... estão por aí...

Anônimo disse...

É incrível como tem gente que não quer opinar mas não faz a mínima idéia do está falando... Me refiro aos que aqui criticam o Roberto Henriques, especialmente ao sujeito das 6:59.
Realmente é triste ver pessoas desempregadas, sem ter como sustentar a família. Mas o único caminho para o emprego público é concurso, mais cedo ou mais tarde essas pessoas teriam que ser demitidas. Está na Constituição! Se é que essas pessoas fazem a mínima idéia do que é isso...
O TAC foi uma determinação da justiça, para por fim à bagunça administrativa feita por Arnaldo Vianna e continuada por Mocaiber. A medida pode ser fria, não levar em conta o impacto social, etc, mas uma decisão judicial. E decisão judicial é para ser cumprida, e depois questionada dentro das possibilidades jurídicas! Talvez os campistas, depois de anos de orgia administrativa de Arnaldo e Mocaiber, estejam tão acostumados com o jeitinho, com descumprimento da lei, que acham que o certo é ignorar a determinação. Pobre cidade em que quem cumpre a lei é vilão e quem a ignora é mocinho!
E além disso, O TAC assinado pelo Roberto Henriques não especificava quem seriam os demitidos e sim quantos (40%). Foi Mocaiber e sua equipe que, posteriormente, que decidiram que iria para a rua. Foram eles que estabeleceram os critérios, que colocaram na rua quem trabalhava e mantiveram os cabos eleitorais.

Anônimo disse...

Parece não faltar realmente mais nada. Estão brincando mais uma vez com a vida dessas pessoas. Uma prefeitura sem comando e autoridade, onde a princípio retornariam 1200 e com a pressão e o medo faz voltar todos os terceirizados, não por necessidade, muito menos com intuito de reparar a injustiça que fizeram com quem realmente trabalhava e sim unicamente para tumultuar o início do novo governo. Torço que acabe logo este ano para ver longe estes crápulas do poder, mas não tão longe que a nossa "justiça" não possa achá-los.

Joaquim

Anônimo disse...

Tão difícil tentar explicar uma situaçao, mas a cegueira política que ao invés de nortear a pessoa; tenta a qualquer custo desnortear mais ainda. Caros políticos e assessores, nao tente nos cegar mais, nao tente nos enganar mais... o caso do defensor ou mesmo assessor que tentou advogar a favor de RH... sabe de quem estou falando. Por favor pare de mentir e assuma a demissao dos terceirizados.
Tania cruz.

Anônimo disse...

autor de 12:37 seja inteligente e assuma que faz parte da corja barba azul

Anônimo disse...

Eu só gostaria de saber por que o site da prefeitura ficou fora do ar durante quase toda a campanha eleitoral.

Anônimo disse...

FATOS QUE MARCAM NOSSA QUERIDA CIDADE, CADA UM TEM O LÍDER QUE MERECE, CAMPOS É UMA CIDADE MUITO BONITA , E É TÃO MAL ADMINISTRADA. É DE ENVERGONHAR VER MINHA CIDADE NO JORNAL NACIONAL ENVOLVIDA COM CORRUPÇAO, PRISÕES E ESCANDALOS. DIGO NAO À FALSOS POLÍTICOS, DITADORES E USURPADORES DO DINHEIRO PÚBLICO. pORTANTO DIGA NAO PARA: ALEXANDRE MOCAIBER, WILSON CABRAL, ROBERTO HENRIQUES E TODA ESSA CORJA.

Anônimo disse...

BARBA AZUL É O RH! MUITA RISADA COM ISSO! PELO MENOS, HUMOR TEM...

Anônimo disse...

gostaria de saber se a sra garotinha vai deixar permanecer os funcionários que foram colocados pelos vereadores dela e com alto salário, como as cunhadas do vereador KELLINHO por exemplo que ganham altos salários. A prova está no blog do garotinho na lista dos terceirizados. um abraço a tdos!