terça-feira, setembro 11, 2007

Aumento de mais de 300% em atendimentos por trauma de acidentes na malha viária urbana de Campos

O eficiente Dr. José Manuel Moreira, presidente da Fundação João Barcelos Martins, mantenedora do Hospital Ferreira Machado entre outros, ligou para este blogueiro, convidando para participar de um café da manhã, no dia 19 de setembro, às 08:00 horas, no HFM, onde quer discutir com a sociedade o extraordinário e preocupante aumento, de cerca de 360% nos registros de atendimento, este ano, em relação ao ano passado, no setor emergência do Ferreira Machado de pacientes com traumas oriundos de atropelamentos, acidentes com motos e choque entre automóveis nas ruas do município de Campos.

Muito boa a iniciativa de quem está vendo de perto, o estrago feito, tanto com as perdas prematuras de centenas de vida, quanto nas seqüelas deixadas em outras vítimas, assim como o gasto que o poder público tem com estas ocorrências que podem e devem ser evitadas.

Verdade que o problema deve ter sido aumentado, pelo transtorno causado pelo acidente com as pontes que deixa todos mais irritados, mas, não se pode deixar de citar que há muito este blog já bate na tecla que o aumento significativo de mais de 5 mil veículos por ano circulando em nosso município, não gerou as ações necessárias de re-planejamento do trânsito em nossa cidade. Também deve ser destacado, ampliado, aperfeiçoado e tratado com carinho a necessidade de se gerar Educação no Trânsito em nossa cidade. Gasta-se tanto com publicidade, às vezes supérflua e eleitoreira, enquanto uma campanha bem feita, que mexa com a sensibilidade e os brios das pessoas possa gerar mudanças de hábito.

Cristovam Buarque quando foi governador de Brasília conseguiu quase um milagre em apenas três anos, com educação, muito antes de multas e punições. Ele fez com que motoristas parassem seus carros em sinais e faixas para pedestres atravessarem em qualquer hora do dia, mesmo que o sinal estivesse verde em sua direção. Ou seja, o governo do distrito federal viabilizou, na prática, a aplicação daquilo que chamamos de prioridade para os pedestres e não para os fortes carros. O blog parabeniza a idéia do Dr. José Manuel com o café da manhã como forma de gerar discussões e ações, que cabem, não apenas ao poder público, mas a toda a nossa sociedade. É enfrentando de frente os problemas que se avança.

Nenhum comentário: