quarta-feira, novembro 21, 2007

Aeroporto do Farol

Enquanto o aeroporto Bartolomeu Lysandro teve seu alfandegamento suspenso por falta de uso, o heliporto do Farol bombou. A sobrecarga determinou a construção do outro que ficará a cerca de dois quilômetros do atual heliporto numa área já adquirida de 14,5 mil metros quadrados. A construção que tem previsão de se iniciar, nos primeiros meses de 2008 após receber autorização da Feema, PMCG e do 5 GI do CBMRJ, terá oito galpões para aeronaves de maior porte. O novo aeroporto irá funcionar em três turnos e terá capacidade anual de transporte entre 750 mil passageiros e um milhão de passageiros dependendo do tipo de aeronave utilizada. Para se ter uma idéia deste número, ele é cerca de 80% maior que o fluxo médio de passageiros que a Petrobrás hoje transporta pelo aeroporto de Macaé por ano estimado para 2007 em 403 mil, o que o faz ser, um dos que têm maior fluxo de passageiro em toda a América do Sul. Outra questão interessante é que a unidade de pousos e decolagens, que deve estar pronta no início de 2009, não será apenas um heliporto e assim estará em condições de permitir decolagens e pousos de aviões nas pistas que serão construídas, constituindo-se de fato num aeroporto. Também não se pode deixar de comentar sobre o assunto da localização do heliporto do Farol, em relação ao vento, ao posicionamento e também ao seu entorno, é um verdadeiro transtorno para os pilotos dos helicópteros que são obrigados a manobras que seriam desnecessárias, se o local de pouso tivesse posicionamento diferente em relação ao saguão de passageiros, entre outras mudanças que imagina-se que serão corrigidas no novo projeto da Petrobras.

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