quarta-feira, novembro 21, 2007

Petrobras analisa parceria com o porto da Barra do Furado

A estatal do petróleo considera seriamente, a possibilidade de firmar parceria com o consórcio que montará o porto de Barra do Furado. Orçado em R$ 170 milhões o complexo portuário terá um estaleiro, na margem esquerda do Canal das Flechas que pretende atender, os serviços de construção e reparos de barcos de apoio offshore para as plataformas da bacia de Campos.

O complexo ocupará uma área de 168 mil metros quadrados e também servirá de base para o transporte de suprimentos entre o continente e as plataformas e tem previsão de também possuir, um centro de apoio à pesca marítima.

A parceria que a Petrobras analisa leva em conta, o esgotamento do porto de Imbetiba no município de Macaé, por onde, hoje, todas estas operações entre o continente e as plataformas da Bacia de Campos são realizadas. Além disso, o setor de logística da Petrobras tem como meta, a retirada do trânsito de carretas pesadas que hoje circula pelo centro de Macaé para acesso ao porto de Imbetiba.

Em termos de interferência na vida da cidade de Quissamã e Campos, o porto de Barra do Furado precisa considerar qual seria o novo trajeto, por onde circularão o fluxo de cargas pesadas a serem despachadas no novo porto. A Shell e a Repsol que também atuam na exploração de petróleo na bacia também já teriam fechado acordo com o consórcio que fará a gestão do porto de Barra do Furado.

Os responsáveis pelo setor de logística da Petrobras não consideram, a hipótese de uso ou parceria com o porto do Açu, que está sendo construída pela MMX, mas já definiu e comprou uma área no município de Anchieta, vizinho de Guarapari, ao lado do porto de Ubu, onde a empresa Samarco proprietária e gestora do porto exporta minério de ferro. A Petrobras projeta para este porto a estruturação de uma base uma logística de transportes de equipamentos para ancoragem de plataformas mais ao sul da Bacia de Campos.
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Roberto , gostaria de saber se vc tem alguma novidade recente sobre o começo das obras em Barra do Furado , grata pela atençao ! meu e mail é ellenmanhaes@yahoo.com.br .

Unknown disse...

Olá Roberto, eu gostaria de saber o trajeto dessa estrada , que inicia em Itaoca e passa pelo os bairros: Fazenda dos Mineiros, Salgueiro e etc...quando essa obra vai iniciar exatamente nesses bairros?
email: peterschimith@gmail.com

Grato aguardo retorno.

Roberto Moraes disse...

Eu ainda não tenho esta informação Peter.

Sds.