quinta-feira, novembro 08, 2007

Bacia de Campos deixará de ser a maior

Com a a divulgação pela Petrobras, de que suas reservas foram ampliadas em até 60%, com a nova descoberta de poços de gás e petróleo, no campo de Tupi, na Bacia de Santos, a Bacia de Campos está com os dias contados como a maior do país.

Além de tudo o petróleo da Bacia de Santos é de muito maior valor, porque ele é leve e não o parafinado e pesado encontrado na Bacia de Campos que precisa ser misturado ao petróleo leve, hoje importado, para ser processado em nossas refinarias.

Enquanto isso queimam fartamente nossos royalties!

8 comentários:

felixmanhaes disse...

Companheiro Roberto,
Mas uma vez parabéns pelo pioneirismo e velocidade nas informações. O seu blog continua sendo o mais bem informado e o melhor formado.Outrossim, gastar 7 milhões na reforma da Rodoviária Roberto Silveira é um absurdo. Como diria o Cristóvão Buarque, trata-se da corrupção das prioridades. Sem não tem o que fazer com o dinheiro, aqui vai uma sugestão. O bairro, onde moro, o Parque Rosário e alguns outros adjacentes não tem Posto de Saúde...

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Afinal de contas, onde raios estão as instituições que têm a atribuição de apurar e, se for o caso punir os responsáveis pelo desperdício (para dizer o mínimo) de dinheiro público em nossa cidade?
Esqueçamos a Casa Legislativa, e falemos das Polícias Federal, Civil, Ministério Público, etc,etc,etc. Qualquer funcionário público que apresentar sinais de enriquecimento incompatíveis com seus vencimentos deve ser investigado, sem nenhuma necessidade de denúncia. Qualquer certame licitatório que apure valores exacerbados para a execução de obras e serviços idem.
Será que os indícios não são suficientes?

Anônimo disse...

A noticia de que a Bacia de Campos parece fadada a nao continuar sendo a maior do pais, ate seria uma noticia chata, se nao fosse o fato de que a maior parte do petroleo e gas, descobertos no pais recentemente, estarem sendo encontrados na parte fluminense da Bacia de Santos.
Entao qual e o problema?
Seja la o que for que acontencer o Rio de Janeiro continuara sendo o centro da industria do petroleo, pelo menos, pelos proximos 50 anos.
Mais royaties a caminho. Mais oportunidades de investimentos por parte do governo do estado.

Anônimo disse...

Prezado Roberto, acho que não será desta vez ainda que a Bacia de Campos perderá o status de maior reserva petrolífera do país. Este novo campo descoberto e anunciado, se inicia no litoral de Florianópolis na Bacia de Santos e se estende até a Bacia do Espírito Santo, num extensão de 800km, incluindo toda a Bacia de Campos.
Um abraço,

Márcio Rocha.

Roberto Moraes disse...

Aos comantaristas,

Estranho é o fato do porque a Petrobras dizer que a descoberta é na Bacia de Santos, mesmo que na parte fluminense se o campo gigante (que também chamaram de área) se estende de SC até o ES.

Anes chegou a correr abertamente em colunas na imprensa que um campo gigante sob a atual Bacia de campos havia sido descoberto e agora surge como Bacia de Santos a informação.

De qualquer forma, pelos infográficos divulgados nos jornais de ontem, a maior parcela de royalties se conseguirem efetivamente tirarem todo este petróleo a cerca de 7 mil metros de profundidade, será em sua maioria no litoral de outros estados, embora mais municípios de estado possam ter acesso a eles como produtores, menos São Francisco do Itabapoana, para desespero do comentarista Julio, porque com o atual critério das projeções ortogonais, este município só terá royalties como produtor se descobrirem petróleo em terra ou muito próximo ao seu litoral.

Quanto a oportunidades de investimentos com os royalties comentado por Marco Antônio, o problema é a relação entre o que se gasta, de forma descriteriosa, o que se investe para o curto prazo e o que ficará, para a era pós-royalties, mesmo que ele perdure o mesmo tempo da extração do petróleo já descoberto e a se descobrir.

Muitos duvidam disso, porque consideram, que a lei que hoje garante os royalties não suportará as pressões já crescentes para uma maior repartição deste bolo. Neste sentido esta descoberta pode apenas aguçar nos adversários da atual lei a necessidade de mudá-la.

Bom também pensar, que o anúncio desta descoberta, permitiu a Lula conversar com outro cacife com o Evo Morales, sobre a utilização das reservas de gás da Bolívia.

Enfim, mais uma chance de se repensar a gestão pública, não só em Campos e nos municípios produtores vizinhos, mas também no estado, que sem o petróleo seria hoje, um grande desastre, em termos econômicos.

Abs,

Anônimo disse...

Não me orgulho de forma nenhuma, pelo menos por enquanto, do aumento do potencial petrolífero nacional. Da forma esdrúxula com que nosso país é administrado, de que adianta entrar para a OPEP se não conseguimos, primeiramente a autosuficiência REAL da demanda de combustíveis garantindo que o mesmo não nos falte e que seja comercializado a preços realmente justos com a "fartura" dos mesmos? Acho que o Governo deveria preocupar-se com as nossas fronteiras e principalmente, com o nosso vizinho Hugo Chaves, pois este, sofrendo de psicose tem potencial o suficiente para juntamente com seu arquirival, Evo Morales, tentar de um momento para o outro tomar posse de uma parte de nosso território. Vamos ver o que o tempo nos mostrará. Abraços a todos e saúde aos amigos do Blog.

Anônimo disse...

E verdade que existem pressoes para mudar a lei de distribuicao de royalties por parte dos oportunistas de plantao, com seus olhos grandes e gordos. Mas tambem e verdade que muitos destes olhos grandes e gordos, hoje, tambem produzem petroleo e recebem royalties provenientes da exploracao. Como vimos, novos oportunistas, com olhos bem maiores e bem mais gordos, entre eles Sao Paulo, passarao a receber tais royalties. Tenho certeza que os oportunistas, antes de olhos grandes e gordos nos royalties do Rio de Janeiro, agora moverao suas bancadas para impedir que tal afronta aos estados produtores de petroleo (agora os deles incluidos), se concretize.

Roberto Moraes disse...

Olá Julio,

Aqui neste endereço você encontrará maiores detalhes sobre a forma de pgto. dos royalties e participações especiais:

http://www.anp.gov.br/doc/conheca/Guia_Royalties.pdf

Abs,