segunda-feira, julho 21, 2008

Rede Blog: movimento estudantil

O assunto da rede em mais este dia 21 é o Movimento Estudantil. Assim como alguns outros blogs procederam, aqui repetimos com a compreensão de que é relativamente comum, a gente querer falar sobre aquilo que viveu, experimentou, embora, seja saudável, também formular opiniões sobre aquilo que apredemos das mais diferentes maneiras.
Sobre o movimento estudantil trouxe uma foto e uma matéria veiculada na Folha da Manhã em 1980, que é do arquivo deste blogueiro de quando foi diretor (eleito) da UEE (União Estadual dos Estudantes) entre 1980 e 1981.
Não comungo daqueles que consideram aquele um tempo melhor. Para mim é diferente. Naquela época, as utopias eram evidentes e os lados bem definidos. Hoje, não. Tudo é muito mais complexo. A democracia avançou, não é perfeita, tem muita coisa para ser construída e reconstruída, mas a luta nem sempre tem um adversário claro, os valores se misturaram às ideologias e a confusão faz parte do cotidiano.
Neste cenário, em meio às dificuldades do final da adolescência e início da juventude, tudo fica mais complicado. O divergir, característica natural da juventude, exige contraditoriamente, maturidade, para não ajudar a desmanchar o que às duras penas foi consquistado.
Por tudo, isso, saúdo àqueles que encontram energias e disposição para em meio ao embaraço do cotidiano buscar meios e formas para a conquista dos ideais ainda presentes em jovens, maduros e idosos, de construir uma sociedade menos desigual, mais humana e solidária. Sigamos em frente!
PS.: 1 - O companheiro do blogueiro na foto é a do então presidente da UEE-RJ, Ricardo Chaves, universitário de medicina da UERJ;
2 - Para ver a imagem maior clique sobre ela.

7 comentários:

Anônimo disse...

Magnífica!Posso postar a matéria do jornal no Arauto Pink Panther?

Elza Cruz.

Anônimo disse...

Cara, valeu! Voltei no tempo! Eras companheiro de chapa do Chaves...Nessa época eu estudava medicina na UFF, em Niterói.
A polarização tornava mais fácil a escolha, era "natural" entrar na luta, o inimigo era palpável. Hoje ele é volátil. Fica mais difícil encontrar as bandeiras.
Não há mais porque brigar, por exemplo, por um Sistema de Saúde, temos o SUS, um sistema perfeito (no papel). Então, por que a saúde é esse caos?
Acho que o momento atual exige mais argúcia, sensibilidade e firmeza de propósitos e caráter para localizar onde estão as frentes, sem ser cooptado.
Sem contar que vivemos anestesiados na era PROZAC, onde ninguém pode sofrer e, ainda, cercados de corrupção por todo o lado.
Nesse quadro, o "companheiro combativo" de hoje, não fica devendo nada ao daqueles tempos. Como numa construção, a hora é de iniciar os acabamentos, tarefa nada fácil.

Roberto Moraes disse...

Olá Elza,

Mais uma vez fique à vontade para utilizar, onde desejar, esta e outras coisas do blog.

Quanto ao outro comentário que bom que a postagem propicie este mergulho no tempo com tão boas reflexões sobre os dias atuais.

É isso faz o blogueiro julgar que o tempo usado no blog vale, não por aquilo que o capitalismo acostumou vincular, e a maioria a absorver, que é a idéia de que tempo é dinheiro, mas pelo que ele pode conectar ainda de utopias e mobilizações em rede.

Grande abraço e obrigado pela referência.

Anônimo disse...

Professor, sou uma pessoa extremista, não morna.Se me calo, cuiudado as pesoas têm, quando "grito" , costumo extremecer.Seu blog realmente me traz aqui todos os dias, talvez seja nossa intimidade de provar os fatos com imagens.Vi você na Escola técnica Federal de Campos...nossa têm anos.Agora reconheço vc e seu talento e confio na sua lisura de daráter..
OBS: ñ sou candita a cargo nenhum,ok?.Abs p/ Ilda também e fico grata por sua solicitude.Visite o "ARAURUTO PINK PANTHER "E POSTE O QUE QUIZER.EU JOGO O PANO(DITO POPULAR DE UM BLOGUEIRO EFICIÊNTA)...
Elza Cruz

Vitor Menezes disse...

Esse seu baú também é dos bons hein Roberto (rs rs rs). Abração!

Theófilo Rodrigues disse...

Roberto, estou escrevendo sobre a história da UEE-RJ. Você saberia me dizer onde foi o 2o. Congresso da UEE-RJ que elegeu esta sua gestão, presidida pelo Ricardo Chaves? Tem mais informações sobre essa época? Abcs, Theo.

Roberto Moraes disse...

Caro Theófilo,

Esta gestão não foi eleita em Congresso e sim, por eleição direta.

A chapa foi a Viração. Até algum tempo atrás eu ainda possuía o jornal de campanha.

Esta chapa também representava um acordo nacional entre o MR-8 e o PCdoB.

Se não estou enganado o Congresso que aprovou a eleição direta aconteceu em Piracicaba, SP.

A chapa nacional da Viração elegeu o atual deputado federal, Aldo Rabelo como presidente da UNE.

Ainda me recordo de algumas coisas da época, há mais de 30 anos.

Fizemos campanha nas salas de aula
não apenas nas universidades da capital, mas de outros municípios, inclusive Campos, que por ser minha cidade natal, fiquei encarregado.

Se desejar faça contato pelo meu e-mail:
moraes.rol@terra.com.br

Abs.
Roberto Moraes