sexta-feira, agosto 15, 2008

Bolsistas da Estácio ganham queda de braço com a PMCG

Os alunos ligados ao Centro Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá em Campos estão divulgando um documento informando que aconteceu na manhã desta sexta-feira, na sede da PMCG, uma reunião para tentar resolver o impasse referente ao repasse de verbas das bolsas de estudos. Participaram da reunião o diretor regional da Unesa, Saulo Chagas, representantes dos estudantes, a secretária de Comunicação Social, Jane Nunes, a controladora-Geral do Município, Tânia Scher; o secretário de Governo, Fernado Leite e o Coordenador do ProCampos, Leonardo Cerqueira. No encontro, a prefeitura se comprometeu a atender a maioria das reivindicações dos bolsistas entre elas a de que ficou acertado, que a partir da próxima semana, a prefeitura dará início ao cadastramento e assinatura do termo de adesão para que o repasse seja feito diretamente na conta bancária do estudante. O valor repassado ao aluno será relativo às mensalidades do primeiro semestre, que estão vencidas, e também do período letivo em curso, que será depositado progressivamente na conta bancária. Quanto aos novos bolsistas, que iniciaram o curso no início de 2008, a prefeitura divulgará até o dia 25/08 a listagem com o nome dos contemplados. Segundo Gilberto Nunes, vice-presidente Norte Fluminense da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ) e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE Estácio) os estudantes aguardam que a prefeitura cumpra com o prometido. "Saímos satisfeitos da reunião. Mas continuaremos mobilizados até que o problema seja resolvido de fato, disse Gilberto, ressaltando que a Prefeitura se negou a assinar um protocolo de intenções se comprometendo formalmente com as reivindicações dos estudantes”. O release diz ainda que: “uma decisão judicial proferida hoje obriga a Universidade Estácio de Sá a renovar a matrícula de todos os bolsistas. A decisão também diz que a prefeitura deverá fazer o repasse do valor das bolsas concedidas no ano de 2008 diretamente aos estudantes. A partir de hoje (sexta) todos os bolsistas devem procurar a Universidade para que seja feito a re-matrícula”.

3 comentários:

Jane Nunes disse...

Boa noite! Sexta, 15 de agosto de 2008
Usuário: Senha:
Prefeitura
Agenda Municipal
Órgãos Municipais
Concursos
Leis Municipais
Orçamento Municipal
Licitações
Diário Oficial
Informações
Anuário
Mapas do Município
Sites da Prefeitura
Telefones Úteis
Logos/Hinos/Manual
Bar/Hotel/Restaurante
Eventos
Fale Conosco
Ouvidoria Online
Cinema
Notícias
Resumo Rádio/TV
Destaques Campos
Categoria de Notícias
Últimas Notícias
Busca Avançada
X FestCampos

XVIII Concurso Nacional de Contos



- Prefeitura


Prefeitura, bolsistas e Estácio chegam a consenso
Por Aurênio Nascimento e Jane Nunes
Foto: César Ferreira


Reunião realizada na sede da prefeitura, na manhã desta sexta-feira (15), definiu acordo entre o governo, universidade e estudantes


A Prefeitura de Campos, através da coordenação do Programa de Bolsas de Estudo Universitário (Procampos), já encaminhou a Universidade Estácio de Sá e está disponibilizando em seu site oficial a lista com os nomes dos alunos bolsistas, que estudaram no período de 2007 e foram confirmados para o primeiro semestre deste ano. A listagem dos alunos incluídos a partir de 2008 começará a ser disponibilizada na segunda-feira (18), para a Estácio e já estará no site da Prefeitura no domingo (17). Estes alunos deverão passar por entrevistas que vão validar ou não o seu benefício.

Estas foram algumas das ações definidas no final da manhã desta sexta-feira (15), durante reunião com a direção da Universidade Estácio de Sá, representada pelo diretor regional, Saulo Chagas Lino, representantes dos alunos, além da Controladora Geral do município, Tânia Scher, coordenador do Procampos, Leonardo Cerqueira e a secretária de Comunicação Social, Jane Nunes. O encontro também teve a participação do secretário de Governo, Fernando Leite Fernandes.

A Universidade Estácio de Sá receberá a primeira parcela do termo aditivo no valor de R$ 617,652,40 referente ao período de 2007 até o final do mês de agosto e as outras duas parcelas assim que forem efetuadas as prestações de contas que não poderão ultrapassar o período da vigência do termo que é em novembro. As três parcelas totalizam R$ 1.849.957,20. Já os alunos que obtiveram bolsas confirmadas e as concedidas para 2008, vão receber o recurso para quitarem seus débitos com a universidade diretamente em suas contas correntes, assim que assinarem o termo de responsabilidade com a prefeitura conforme havia proposto o Prefeito Alexandre Mocaiber na semana passada e que teve confirmação da Justiça.

Também foi discutida durante o encontro, a situação dos alunos bolsistas beneficiados pela Prefeitura de Campos, que quitaram as mensalidades no decorrer deste semestre com recursos próprios. A questão será avaliada pela prefeitura, uma vez que pela legislação, o repasse de órgão público exige prestação de contas cuja comprovação tem que ser posterior a data do recebimento do recurso financeiro.

A secretária de Comunicação Social, Jane Nunes, salientou que a intenção do governo Mocaiber sempre foi a de se chegar a um consenso sem que os alunos saíssem prejudicados e a legislação fosse cumprida. “Está encerrada a questão e a situação está resolvida exatamente conforme o prefeito já havia determinado, ou seja, a decisão da Justiça só confirmou a disposição do governo municipal de pagar diretamente aos alunos”, destacou Jane.

― Por determinação do prefeito Alexandre Mocaiber, após estudo jurídico e contábil, estamos alterando o orçamento junto à Controladoria e secretaria de Fazenda para encaminhamento à Câmara Municipal, na próxima terça-feira (19). O projeto de Lei que abrange a Suplementação Orçamentária, referente a nova forma de pagamento dos bolsistas da Estácio de Sá para este ano de 2008, criando uma nova rubrica no orçamento da secretaria de Educação, para que o recurso possa ser repassado diretamente aos alunos, já que a legislação não permite dois convênios com o mesmo objeto em um mesmo ano ― informou a Controladora Tânia Scher.

Encontro – Após a reunião, o representante da União Estadual dos Estudantes, André Lacerda e a secretária de Comunicação, Jane Nunes, iniciaram entendimentos para a realização ainda este ano, em Campos, do I Encontro de Estudantes Universitários Bolsistas da Prefeitura de Campos formado por um contingente de cerca de cinco mil alunos de todas as universidades particulares do município.

• Confira aqui a relação dos bolsistas:





Atualizado por Paulo Thomaz em 15/08/2008 - 18:38




15/08/2008 - 18:38 Prefeitura, bolsistas e Estácio chegam a consenso


15/08/2008 - 12:36 Museu de Campos: licitação para obras


15/08/2008 - 12:15 Cine Café apresenta história de Ray Charles


15/08/2008 - 11:31 Corrida Rústica marca Dia do Soldado


15/08/2008 - 10:26 Festival leva jazz aos restaurantes de Campos




Mais Notícias...


Busca Rápida
Titulo:

Últimas Notícias

15/08/2008 - 19:05
Trânsito muda no Trevo do Índio na terça-feira

15/08/2008 - 18:38
Prefeitura, bolsistas e Estácio chegam a consenso

15/08/2008 - 18:35
Profissionais de saúde são destaques no SUS

15/08/2008 - 17:53
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização

15/08/2008 - 17:35
Cara Nova cadastra carroceiros no São Caetano

15/08/2008 - 17:24
Campanha de vacinação prossegue até setembro

15/08/2008 - 17:20
Exposição “Sempre Viva” com entrada franca

15/08/2008 - 15:31
Taryn Szpilman dia 21 no Jazz e Blues

15/08/2008 - 15:17
Togo de Barros será alternativa a 28 de Março

15/08/2008 - 12:36
Museu de Campos: licitação para obras


IPTU - 2ª via


Tempo



LISTAGEM BOLSISTAS





Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - RJ - Copyright 2005/2007 - Todos os direitos reservados.
Rua. Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47 Parque Santo Amaro. Cep: 28010-040 CNPJ 29.116.894/0001-61

Unknown disse...

Roberto. Demorou, mas tudo foi resolvido. as duas partes chegaram a um acordo. Acho que daqui pra frente questões como essa devem ser levadas mais a sério, com mais responsabilidade a ações rápidas que resolvam os impasses.

Anônimo disse...

infelizmente no Brasil universidades como a estácio de sá são como macdonald,s franquias quem tem $$ abre uma e pronto. o dono deste "emprendimento educacional" por assim dizer trabalha pro casal de ex governadores!! e o diretório infelizmente defende a direção e não os estudantes !! diretorio de merda, comprado, uma vergonha a UEE defendendo a universidade que humilhou os bolsistas !! O DIRETORIO DA ESTÁCIO É UMA VERGONHA !! COISA DO PAULO TIRANO