terça-feira, novembro 17, 2009

Projeto do Porto Maravilha na Praça Mauá

O projeto da Prefeitura do Rio pretende transformar a Zona Portuária da cidade. A primeira fase do projeto tem previsão de durar 3 anos num investimento de R$ 392 milhões. O projeto foi assunto da última edição da revista do Crea-RJ. O presidente do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio, Felipe Góes, disse que o objetivo é recuperar toda a região que hoje apresenta um cenário de abandono e degradação. Abaixo a imagem da perspectiva de como deverá ficar a nova Praça Mauá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor Roberto meu nome é Nelson sou formando do curso de licenciatura em geografia do IFF Campos, em relação a esse processo que esta ocorrendo na área portuaria do Rio, ele é chamado de Gentrificação, é a revitalização de um espoça urbano degradado, mas que no passado já foi uma área de grande importancia economica, política e social. Quem tem grande conhecimento sobre o assunto é o professor Helinho. Um abraço.

A.Azevedo disse...

Acredito que o processo de gentrificação não está bem explicitado no comentário acima. No contexto do projeto Porto Maravilha, o processo de gentrificação realmente se enquadra, no sentido de que o perfil da região será totalmente alterado, fazendo com que subam os impostos e muitos habitantes que ali sempre viveram, não terão mais condições de residir na região. O processo de gentirficação significa uma expulsão indireta de moradores, uma troca de perfil da região, que neste caso, podemos até usar a expressão "limpeza urbana" onde a intenção é beneficiar os grandes empresários, levando os mais pobres para bem longe dali.