sexta-feira, novembro 27, 2009

Tolinhos!

Todos devem se lembrar daquele bordão no programa humorístico que dizia: tolinho este menino... O blog lembra dele ao ver gente comemorando, entre coleiras, o caso do blogueiro cearense condenado pela Justiça por comentário em seu blog. Porém, eles só contaram a história pela metade. O julgamento ocorreu à revelia, ou seja, o estudante condenado, não apresentou sua defesa na Justiça. É mais ou menos é como pegar bala na mão de criança. Além do mais, a autora era uma freira... Parece piada, mas o caso local é totalmente oposto em qualquer ângulo que se queira comparar. De mais a mais, é oportuno lembrar que, por aqui o autor que representa um órgão que deveria viver de informação quer proibir - censurar - um blog de emitir comentários a seu repeito. Quem não se dá o respeito não o merece. Por tudo, este blog não tem a mínima dúvida, o caso é totalmente diferente do cearense e... A bem da população brasileira a internet precisa ser mantida como a mídia da democracia brasileira. Abaixo a censura aos blogs!

11 comentários:

Carlos Faria Café disse...

A alguns dias postei um protesto em seu blog e em outros vários. Fui de proposito em varias redações de Jornais levar o mesmo proteto, nenhum publicou. Gostaria de parabenizar a todos Blogs de Campos pois somente neles ganhei voz e força para conseguir ser ouvido e receber meus prejuizos. Vale ressaltar que um amigo chamado Antonio Carlos Paes se solidarizou com o caso e protestou em seu programa de radio também. Continue firme pois tenho acompanhado o caso do estudante que foi processado e constitucionalmente a liberdade de expressão deve valer de forma imperiosa. A universalidade das leis tem que ser resguarda como forma de defesa do cidadão. Exercer a cidadania é um direito garantido do estado democratico.Acho que Campos deve abrir mais o leque de Blogueiros pois é um espaço para quem tem sua voz calada. O periodo coronelista que imperou nesta cidade já acabou e democracia é saber conviver com contrários. Vá em frente professor pois voce tem dado aos campistas a oportunidade de se manifestar. Parabéns. Devemos sim ter respeito ao próximo e saber assumir o que relatamos, com provas concretas e nunca fazendo juizo de valor sobre fatos.Um bom fim de semana companheiro.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Caro Roberto, não costumo comentar em matérias que desconheço, mas nesse caso, eu li sobre a penalidade ao blog do Ceará e houveram outros fatos que não só o que vocÊ sita nesse blog, são situações distintas, vocÊ está certo estamos juntos, viva a universal liberdade de expressão!

Anônimo disse...

Roberto,

o Colégio Santa Cecília em Fortaleza é onde estudam minhas duas sobrinhas. Minha irmã falou que o acusado é um garoto que nem tomou conhecimento do caso, que portanto correu à sua revelia. Ele nem bens materiais tem. Portanto, de fato, é uma caso atípico. Ainda assim, esperemos o recurso dos advogados, pois o caso pode dar uma reviravolta.

Anônimo disse...

que coincidência: Antono CarlosPaew é do grupo citado por Roberto.

Gustavo Carvalho disse...

Um interessante experimento sociológico darwiniano seria deixar "donos da opinião publicada" ao sol do meio dia do livre mercado. Quanto tempo iriam durar sem a cobertura marrom dos patrocínios governamentais??? Com a credibilidade e boa-fé pública que possuem iriam acabar na "rabeira da cadeia alimentar"!
Todo poder aos blogs!!!

Anônimo disse...

Prof. concordamos em número, gênero e grau. Foi no ponto nevrálgico do caso ocorrido com o estudante blogueiro. Julgamento ocorreu à revelia.
SIGAMOS EM FRENTE![Angeline]

Claudio Kezen disse...

Caro Roberto:

Esperamos ansiosos os desdobramentos do seu caso que poderá marcar um novo tempo na nossa planície, onde a informação é monopolizada por grupos absolutamente descompromissados com a pluralidade de idéias e a livre circulação idéias.

Um abraço.

Cansado de tanta sujeira disse...

Pelo fim de jornais sem credibilidade, sem ética, sem moral.
Pelo direito da propriedade de imagem!
Pelo fim da impunidade que privilegia os "barões" da cidade envolvidos em crime de pedofilia, enquanto são protegidos pelo segredo de justiça.
Pelo fim dessa política imunda que domina a cidade!
Fora toda essa gente.
Salve os blogs, nossa fonte de informação e liberdade, porque nos dão voz e visão da sujeira jogada embaixo do tapete.

Roberto Moraes disse...

Caros comentaristas,

Mais dois procvessor contra o blogueiro foi movido pelo mesmo autor do primeiro que ainda não foi julgado.

Tentam calar a voz deste e de toda a Rede Blog. Com seus erros e acertos ela é uma boa novidade, e forçou até "os de coleira" terem que sair da preguiça encoleirada para esta arena cibernética.

Sigamos em frente. Agradeço o apoio e manterei todos informados sobre os processos.

Abs.

xacal disse...

Caro Roberto,

Há outros aspectos jurídicos que, depois, gostaria de conversar com você, embora esteja muito bem assessorado nesse campo...

São apenas palpites de um semi-analfa-leigo...

Mas veja você, que a profusão de processos já enseja de sua parte uma argüição de litigância de má-fé...

Prática vedada pelo ordenamento pátrio, e com sanção prevista em lei...

Um abraço...

Marcelo Bessa disse...

Oi, Roberto.
O Sociedade Blog e o Ligação Direta abordaram o assunto e lá comentei o seguinte:
"A reportagem mostra que o tal blogueiro realmente permitiu um comentário ofensivo (o que é bem diferente da simples manifestação de opinião, esta sim abrangida pela liberdade de expressão) e, por isso, não tem muito argumento, penso.
Porém, o caso tem especificidades que fazem com que não possa servir como parâmetro, porque em outros casos talvez o desfecho fosse outro: é um caso diferente do de Roberto Moraes, por exemplo, onde não há chance de ele ser condenado, segundo creio."
Realmente são casos diferentes:
- houve revelia no caso cearense;
- o comentário publicado lá realmente era ofensivo e citava uma pessoa física (hoje é pacífico que pessoas jurídicas também possam sofrer danos morais, embora eu não concorde totalmente com isso), o que torna mais fácil a identificação da ofensa;
- no seu caso o comentário não tinha nada de ofensivo (nem sei o motivo de alguém ter se sentido ofendido... deve ser a moda da "vitimização"...): a liberdade de expressão está aí para garantir isso mesmo;
- além disso, consta que lá eles perderam o prazo para recorrer e, por isso, o processo foi encerrado.
Logo, o caso do Ceará não é parâmetro para o seu: você vai ganhar em todas as instâncias...