sábado, novembro 14, 2009

Cavalgada na Pelinca

Passa agora em frente ao Parquecentro Shopping, puxada por um grande trio elétrico tocando forró, uma cavalgada. Cavaleiros e amazonas - não sei por quê ou por qual motivo, se por homenagem, ou manifestação a algo contra - desfilam na avenida. O trânsito nas imediações é complicado no momento. PS.: Atualizado às 23:46: Protesto contra a Cavalgada O blog recebeu por e-mail o protesto do engenheiro Carlos Faria Café com reclamações sobre a organização da cavalgada: "Caro amigo Roberto Moraes, acabei de chegar em casa vitima desta balburdia que acaba de passar na Av. Pelinca. Estava vindo da UENF no inicio da noite encontrei o transito todo engarrafado e me dirigi a rua Nelson Martins para fugir do tumulto. Me dei mal a concentração estava na referida rua com centenas de cavalos que se amontoavam em uma rua estreita se misturando aos carros e moradores. Uma verdadeira bagunça. Um desrespeito a ordem pública. Somente havia motoqueiros da guarda municipal que infinitamente não poderiam controlar qualquer problema mais grave. Na esquina da Rua Nelson Martins com Rua Bezamath, vários cavalos se estressaram e começou a gerar um pânico. Carros dando ré para todos os lados, eis que veio um cavalo guiado por uma criança e literalmente se jogou em cima de meu carro. Conclusão tive que chamar a policia militar. Procurei através dos participante pela organização do evento e não se encontrava ninguém e só apareceram depois que a viatura da policia chegou. Tive que ouvir de alguns participantes que deveria anotar a placa do cavalo. Veja que sacanagem. Achei neste momento um absurdo o que estava acontecendo. Me dirigi a sede guarda municipal e em contato com o policial de plantão relatei os fatos. Ma vale o desabafo porque tomei um prejuízo material que segundo a organizadora do evento será resolvido na segunda feira. Na condição de ex- secretário de obras e chefe da defesa civil deste município, gostaria que as autoridades desta cidade reavaliasse a forma de como estes evento são realizado sem total segurança. Sem nenhuma organização, pois acabará sobrando para a Prefeitura o desgaste pela forma como foi autorizado o evento. Não sou contra o evento, mas gostaria de expor meus protestos para que numa outra oportunidade não acabe com uma vida de uma criança ou um idoso. E na esperança de que a palavra da organizadora do evento seja cumprida no sentido de pagar os prejuízos. Fica o meu protesto e um abraço do amigo Carlos Faria Café."

35 comentários:

Thatiana disse...

Boa noite Roberto.
Os cavaleiros e amazonas de nosso município estão engajados em promover a prática das cavalgadas, um esporte saudável e de companherismo entre o homem e o animal.
O que você acabou de ver na pelinca se trata da 1ª cavalgada noturna desta vasta planície.
Este evento culminará no parque de exposições (pecuária), com apresentação de uma banda de forró.
Um abraço Thatiana

Anônimo disse...

1ª CAVALGADA NOTURNA NA CIDADE.PATROCINADA POR: RENATA COSTA,O CAIPIRA,FRC,IMOBILIÁRIA HABITARE,RICARDO AGROPECUÁRIA,MADEREIRA PAU BRASIL,JUVENTUDE PSD,REURAL LESSER,PADARIA FORMOSA,SKINÃO DAS CARNES,GUSTAVO PESSANHA,LEYVON FESTAS,NASHVILLE COUNTRY,CERVEJARIA ITAIPAVA,XEROX DO VÍTOR,CHOPP ARTE PURA E ATÍAS VEÍCULOS.
ELZA CRUZ.

Anônimo disse...

Foi a 1ª Calvalgada Noturna

Anônimo disse...

APESÁR DE APOIAR ESSE TIPO DE EVENTO, CONCORDO COM O DR.CARLOS FARIA CAFÉ,POIS TEM DE HAVER UM PLANEJAMENTO, POR CONSEGUINTE OS RESULTADOS VÃO EFETIVAR OU NÃO O MESMO,JÁ QUE OS RESULTADOS É O QUE VAI "MARCAR" O EVENTO, QUE NÃO CONSUMADO DESSA FORMA NÃO SERÁ "um esporte saudável e de companherismo entre o homem e o animal".ENFIM,SEGURANÇA É A BASE,QUE NÃO RESULTA EM DESCONFORTO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS.
ELZA CRUZ.

Anônimo disse...

"Cavalgada noturna" no espaço urbano sem aparato de segurança para os pedestres, carros, etc?

Os cavalos usavam aquelas fraldas? Ou os organizadores se comprometem a limpar a merda feita? Isto é algo saudável? Tinha um pouco de bosta em trechos da ciclovia... Teria sido um produto saudável da cavalgada?

"companherismo entre o homem e o animal" com os cavalos espancando o asfalto com seus cascos? A evolução natural das espécies produziu essa coisa fantástica? Ou nesta demonstração de companheirismo, em que o homem monta a esporadas um animal, os cascos saem feridos?

Thatiana estamos aguardando vc e seus companheiros que invadiram o espaço público com animais limparem a cagada que fizeram! E façam isso em local próprio, onde inclusive não se tenha luz que ofusque os animais! Afinal eles não tem culpa alguma das opções das bestas montadas sobre eles..

Anônimo disse...

Pois bem professor!
Essa cavalgada pelo visto não tem nada a ver com a prefeitura.
As pessoas organizam festas, escolhem os locais para o evento, mas não participam à prefeitura, de tal feito.
Por essas e outras, é muito fácil, criticar a prefeitura, quando se é incomodado.
NO entanto, Campos sempre teve sua tradição de cavalgadas, e desfiles de carroças de burros pela cidade, só não entendo porque querer reclamar quando se é avariado.
Esse tal de café, deveria mais é enfiar sua carteira de volta no bolso, porque ex-secretário, não vale p.... nenhuma. Principalmente, quando todos sabem que trata-se de um pilantra.
É só olhar a história de Campos, e perguntar para onde foi parar o dinheiro publico, que era administrado por ele. Para onde foi?
Quem tem a ficha limpa, sim, tem o direito de reclamar e se manifestar.
Já vi essa cavalgada em outros pontos da cidade. Em anos anteriores, e nunca vi balbúrdia nenhuma. O detalhe é que os motoristas é que precisam ficar atentos quando a animais na pista.
Porque é o motor e a buzina que estressam os animais.
E pensar que há quase 80 anos, talvez as ruas centrais da cidade eram ocupadas por cavalos, e ninguém falava nada...

Anônimo disse...

A idéia é muito boa, já ocorre em algumas cidades. Estava na Pelinca e assisti ao evento. Espero que no próximo ocorra maior organização, principalmente quanto ao trânsito.

mr marcelo sá o sheik disse...

acho muito legal isso,como temos o dia da parada gay e cristã nada haver ter uma cavalgada.
temos q alegrar esse povo q sempre sofreu nas mãos de politicos de baixo escalão.
no ano q vem vou ver se acho um burro solto para participar dessa cavalgada..kkkkk
um abração a todos
acho q deveria ter somente um pouco mais de organização.
tanto da guarda como dos organizadores

Anônimo disse...

Equus Deo

Resquício de uma planície feudal, pessoas que procuram expor sua casta; a mesma que estragou essa cidade.

São as mesmas pessoas que reclamam dos carroceiros que ficam trabalhando pelas ruas e avenidas.

Entretanto, o caos que eles(cavaleiros e amazonas) criaram da UENF à Pelinca é esporte.

Os cavaleiros e amazonas deveriam passar por áreas específicas.

Não deveria ser permitida a circulação dos mesmos(cavaleiros e amazonas) entre os veículos e ciclovias, estando sujeito a penalidades.

Porém, a arrogância dessas pessoas não permite que isso aconteça. Todos nós sabemos que esse povo que espalha excremento(em todos os sentidos) adora aparecer.

PS: o texto do engenheiro Carlos Faria Café é perfeito.

PS: Equus Deo – o espetáculo teatral Equus Deo teve destaque nos Festivais de Teatro de 2009 com prêmios como: Melhor Espetáculo Drama, Melhor Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante entre outros.

PS: Essa casta(cavaleiros e amazonas) não assiste à peça teatral; somente vai ao teatro para ver atores da Globo no palco. É uma pena, pois o teatro é uma forma de terapia; serve, também, para nos dar um pouco de senso de ridículo.

Anônimo disse...

Prezados do Blog,

Eu estava no local prestigiando com a minha família e achei muito legal o evento e principalmente seus fins como disse a nossa amiga Thatiana no seu comentário.

Sobre a reclamação comentada pelo Sr. Café, acredito que o mesmo numca teve sensibilidade pra nada.
Quando fez parte da secretaria de obras numca desenvolveu nada pelo bem estar da população do seu bairro Jardim carioca aqui de Guarus,que sempre sofreu com problemas de enchentes, quanto mais da nossa cidade inteira.
Acredito que toda esta reclamação ainda seja um extenção do chororo.

Deixa de chororo, se dedique mais nos seus projetos,nas suas pequenas obras de fundo de quintal.

Deixa a Prefeita trabalhar.

Bjs. Elaine

Bernardo disse...

Nada contra a cavalgada, mas o que o Carlos Café relatou é um ABSURDO, falta de organização total. Cavalo urina, defeca, se estressa, traz risco ao cavaleiro e aos usuários da via. A concentração tem que ser em uma área livre como o campo de futebol ao lado do Posto Contorno, por exemplo. Absurdo.

Anônimo disse...

Foi no mínimo ridículo cavalos na hora de "rush" na pelinca. Ora, todo esporte ou manifestação é bem vindo e deve ser tolerada, contudo, qnd estas manifestações afetam e muito a coletividade perde seu sentido e passa a ser um contrasenso, o interesse de poucos jamais deve prevalecer sobre toda a coletividade. A autoridade que premitiu isso deve entender pouco sobre trafego e o fato de normalmente o transito naquela região ficar "estrangulado" ou tem interesses que vão além de nossa imaginação. Fica a pergunta: pq esse evento num foi marcado para hj, já que domingo o transito é muito menos intenso?

Anônimo disse...

num município que depende primeiro do petróleo, depois da agropecuparia, não entendo o rebuliço por causa de uma cavalgada. talvez, se estivesse acontecendo umas destas disputas de som de carros, o "povo" gostaria mais.

Anônimo disse...

"O evento culminará no parque de exposições (pecuária), com apresentação de uma banda de forró"

Não bastasse a palhaçada de colocar os cavalos nas ruas, ainda tem uma banda de forró depois! É o fim!

Fábio

Anônimo disse...

Pelo amor de...
É muita falta de bom senso, colocar cavalos pra desfilarem dentro de uma cidade na hora do rush.
Acorda thatiana !
" ... 1ª cavalgada noturna desta vasta planície..."
Perfeito o comentario do anonimo das 01:48 !

Anônimo disse...

SEM FALAR DO TRANSTORNO DOS CAVALOS SEM "FRALDAS"...
EZ.

Anônimo disse...

Mera mediocridade desta burguesia falida que se reclama de tudo.

Nâo me refiro ao autor do comentário pois o mesmo nâo se compara a tal, quem sabe se o seu candidato ganhasse as eleições!!!!!

Nâo me refirindo a todos da Pelinca e proximidades, mas a esses riquinhos que não sabem o que é prestigiar um evento.

Me desculpe Prof.Roberto, acredito eu que se fosse um encontro de som, shows , desses que rolam todos tipos de drogas, a burguesia iria adorar.

Ou !!! quem sabe vcs ficariam mais felizes se trocassem para o lado de guarus?

Pois tudo de ruim é transferido para o nosso lado, já chega de tantos outros males que já perduram
e existem aqui em Guarus ex: o próprio autor do comentário. Nâo é assim que vcs pensam !!

Sobre o comentário do companheiro que reclamou com a Thatiana com
respeito a sujeira das fezes dos cavalos, deixa de palhaçada, tantas outras sujeiras que existem
na Av.Pelinca e vc dando enfáse a merda de cavalo.

Chega ao lado da Santa Casa de Misericórida e olha pro outro lado da rua e vc vai ver o responsável
pela maior de todas as sujeiras, que sujou o nome de não só a sua Av. Pelinca mas também de toda Campos no cenário nacional.
Chega de reclamação por coisas pequenas.

Thatiana disse...

Para esclarecimento a um dos anonimos, eu não participei do evento, apenas os vi passar por uma das ruas do município. Concordo que faltou organização no evento.
Quanto as fraldas, as merdas dos cavalos os incomodou, mas as de cães que emporcalham as calçadas diariamente já virou rotina. Merda maior é feita por nossos governantes e ninguém tem nada a dizer.
Quanto a prática saudável, este é sim um esporte saudável e decompanherismo como outros, tipo o hipismo, mas como em outros também existe pessoas que o praticam sem tomar as devidas precauções.
Engano de quem afirmou que Cavaleiros e Amazonas não possuem cultura.Estas pessoas tanto possuem que fazem parte do grupo que movimenta este município, pois como foi mencionado possue renda do petroleo, da agicultura e da pecuária, pois bem os adeptos deste esporte fazem parte do agropecuaristas. Nem tudo está ligado a redes de TV, basta ir a uma apresentação de balé em nosso município e verificar que foi casa cheia, ou a sala de cinema que sempre tem frequentadores.
Este evento que a cidade presenciou ontem faz parte do calendário de vários municípios e com certeza não causam tanto burburinho como aqui.

Anônimo disse...

Quem é vc para reclamar de sujeira.

Quem lembra de Café com aquela moto velha na frente das carreatas de Pudim para a prefeitura e depois de 2 anos liderando a frente da campanha e das carreatas
fracassadas de Arnaldo.
Prefiro mil merdas de cavalos na minha Pelinca do que uma obras se quer feita pelo Eng. Café.

Pois merda agente limpa e obra!!!!

Anônimo disse...

Sr. Café,

Quem é vc pra reclamar de sujeiras!!!

Lembra das últimas enchentes aqui na nossa rua Santo Antônio ??.

Quantas merdas boiavam nas portas das nossas casas, quantos ficamos sem termos para onde irmos!!!

Quem foi o Engenheiro, o secretário que fez a obra quando secretário de Obras de Arnaldo Viana!!!

Sr. Café, esta merda de cavalos na Pelinca foi limpa após o evento, e as merdas que vc e o Arnaldo fizeram aqui no Jardim Carioca em Guarus, que tivemos que esperar 7 anos para limpá-las.

Mas graças a Deus limpamos.

Anônimo disse...

Eis a fina flor da inteligência eqüina. Certamente "possue" (sic) muita cultura.

O cerne do argumento dos ilustres eqüinos é o seguinte: a cidade é uma merda. Então, podemos cagar mais nela. A ineficiência da prefeitura em manter a limpeza das ruas e a ordem justifica que vocês, amantes equestres, possam cagar ainda mais as ruas. Afinal, temos cidadãos que andam com seus cães e a grosseria, o egoismo e a absoluta ausência de educação dos "caninos" passa a ser justificativa moral dos "eqüinos".

Lindo o argumento. Uma verdadeira "pérola".

Inclusive a baderna de carros com som alto, de um bando de anormais que certamente sofrem de algum tipo de déficit sexual, pois precisam de um veículo para gozar, é apresentado como algo menos civilizado do que utilizar cavalos no espaço urbano para exibir a volúpia sexualizada de "homens e cavalos". E se ambos fizerem um uso particularizado do que é todos? Se cavalos cagando pelas ruas em parada ou imbecis poluindo a cidade com seus carros, incluso aí poluição sonora, nao tem diferença alguma? Se ambos forem exatamente a mesmíssima coisa?

Por fim, a classe política. "Fazer merda" na política justifica e torna inocentes a merda dos cavalos. Esta pérola ilustra bem como os eqüinos entendem a política. E como entendem seu papel na própria sociedade.

Façam o seguinte: respeitem os animais que não tem culpa do exibicionismo babaca de seus donos. Respeitem a mim, o contribuinte, que fica puto todos os dias com políticos "fazedores de merda", com a sujeira nas ruas, com imbecis ouvindo som alto em prol de sua impotência sexual... E eqüinos como vocês devem achar um local apropriado para exibirem toda vossa "cavalice". Vocês, imbecis com carros "tunados" (seja lá que diabos é isso), políticos fazedores de merda, eqüinos de toda espécie... Façam seu próprio circo. Não pago IPTU para vcs usarem as ruas desta cidade para exibição.

Inclusive se fossemos sérios faríamos um boicote ao pagamento do IPTU enquanto estiverem idiotas de toda ordem atrapalhando o nosso direito constitucional de ir e vir, seja em Marchas Por Jesus, seja em Marchas pelos Cavalos, Marchas das Marchas, etc....

Thatiana disse...

Com certeza se o evento fosse em Guarus "seria normal", mas como foi na área central, é tido como "ridículo".

Anônimo disse...

Só para lembrar a todos, os cavalos que participaram não foram pangarés. E por este motivos os Donos(cavaleiros e amazonas) preferiram ficar perto de casa; Pelinca, São Caetano e redondezas. E por este motivo não começaram a cavalgada de Guarus ou Pecuária etc.

O olho que tudo vê disse...

Amigos do blog,

Novamente, citarei a frase que aplicada ao perfil político-histórico regional, é perfeitamente relacionada ao contexto:

"Campistas são como hienas: comem merda e vivem a dar risadas"

Já passamos da hora de repensar o que queremos para nosso futuro, pois tristemente, o círculo vicioso do coronelismo pretérito tende a manter-se nos dias de hoje e está distande de findar-se.


Tenho dito!

Bernardo disse...

Difícil ver tanta baboseira numa discussão só. O problema é simples. Faça-se um evento, mas organize-o bem, sem sujeira ou tumulto, num local mais apropriado. Tem algo mais simples que isso? O que isso tem a ver com Arnaldo, ex-secretário, eleição, Guarus, elite, carro tunado, gosto musical, festa com drogas??? Gosta de cavalgada e forró? Ótimo, mas não atrapalhe o trânsito e não suje as ruas. É tão simples e óbvio...

Elba Pessanha disse...

Quanto comentário anônimo! Quanta pérola! Quanta cultura! Quanta pobreza de espírito! Quanta mistura de política, saberes, equinos, merdas de equinos e caninos, etc, etc e etc!Quanto ranço de "pecuarista" e "agropecuarista", como se estas fossem as posições de maior status no mundo, como se, por se possuir um cavalinho ou outro, já se pudesse ser considerado o maior criador do universo e como se isto fosse a coisa mais importante da vida! Quanta vergonha, às vezes, de eu ser campista e ser confundida com pessoas como alguns comentaristas (anônimos, por que será?)aqui, que pensam que porque têm um cavalinho ou outro, ou que moram na Pelinca e imediações, são os "donos do pedaço".
Oh, Deus, iluminai essas cabecinhas tão pequeninas. Iluminai esses espíritos que comem sardinha e arrotam caviar.
A propósito: adoro sardinha, detesto caviar e moro no Parque Rosário!
Boa noite a todos e que Deus tenha compaixão de vós,ó pobres espíritos fantasiados que grandes criadores.

P.S. Espero que não tenha a 2ª Cavalgada Noturna em consideração aos pobres cavalinhos, para que eles não se estressem e acabem fazendo alguma besteira.

Unknown disse...

O Bernardo está com toda razão, foi o comentário mais sensato que vi.
Como cavaleiro, me senti na obrigação de postar um comentário, para esclarecer que cavalgada é um negócio bem diferente que isso.
Ao meu ver o que houve foi uma passeata a cavalo, com organização e critérios que deixaram a desejar.
Cavalgada na realidade é quando se faz um percurso de 20 a 30 km pelo menos, com interação com a natureza, o cavalo e as pessoas, sem a presença de trios elétricos, carros, motos, etc.
Também existem as grandes cavalgadas ou viagem a cavalo, quando o percurso se faz em mais de um dia.
Agora quando se anda menos de 20 km, chama-se de passeio e a finalidade é sempre a interação, para se ter mais contato com a natureza, para melhorar o estresse da vida da cidade.
Então quando se vê o que aconteceu hoje na Pelinca, não foi uma cavalgada e sim uma passeata a cavalo e bem tumultuada pelo visto.

sds

Bruno Paes disse...

Tamanha foi a DESORGANIZAÇÃO que só tenho uma das Varias M... Que isso Resultou.
Uma Viatura do Corpo de Bombeiros estava a Caminho do Hospital Ferreira Machado com uma Vítima Gravissa de Queda de Moto, A Mesma estava Até com Batedores (Motos Da GCM, Viaturas da GCM) para um Deslocamento mais Agil até o HFM... Chegando no Trecho da Beira Valão até a Rua Voluntarios da Patria (Esquina do Shopping 28), o Caos estava formado. As Viaturas vicaram presas no Imenso congestionamento causado por essa Cavalgada que quiz passar Nas Principais e mais Movimentadas Ruas e Avenidas no Horario de Pico na Noite de Sabado!! Aqueles Minutos em que As Viaturas ficaram alí fizem muita diferença na Vida do Cidadão que está quase morrendo na UPG do Hospital Ferreira Machado.
Sem Falar na Pelinca.. Bares e Restaurantes, o povo comendo e Bebendo e o odor maravilhoso de Cavalos, Urina e Bosta!
Nada Contra esse Tipo de Evento. mais acho q deveria ter mais Organização entre fatores como: Dia, Hora, Locais, Higiene, Limpeza e Etc!

Anônimo disse...

GENTE:LÉ COM LÉ,CRÉ COM CRÉ.O Q TEM HAVER A INFRAESTRUTURA DO EVENTO COM ATAQUES POLÍTICOS? O Q SR. CAFÉ,CHOCOLATE E AFINS,FEZ OU DEIXOU DE FAZER Ñ TEM NADA HAVER COM CAVALOS GUIADOS POR CRIANÇAS,DESORDEM,ESCREMENTOS NA ÁREA URBANA E ET. EI.........VC AÍ.......ESTAMOS FALANDO DA CAVALGADA.......
EZ

Anônimo disse...

"São as mesmas pessoas que reclamam dos carroceiros que ficam trabalhando pelas ruas e avenidas."



PERFEITO!

Anônimo disse...

Sugiro que se mude o título do post.

Ao invés de "cavalgada na Pelinca" seria mais adequado "Cagalhada na Pelinca".

Elba Pessanha disse...

Bom dia, Roberto.
Imagino que você não tenha publicado meu comentário pelo tanto de agressividade contida nele.
Peço desculpas e agradeço por ter publicado o comentário do Ronaldo, que foi um comentário bastante sensato e com conhecimento do assunto.

Anônimo disse...

DETALHE INTERESSANTE...o tema apresentado aqui teve mais IBOPE que a grave crise do TRADICIONAL JORNAL "O MONITOR"...

Seria alguma métafora? As fezes dão mais IBOPE do que JORNALISMO????

Lamentável!
Tanta falação...e pouco objetividade no tema.
Poucos comentários pertinentes.
Importante falar sobre a questão, mas menos detritos verbais!

E SOBRE O JORNAL...quase nada!

PUXA!

Anônimo disse...

Junta-se a burguesia analfabeta e arrogante, a juventude de direita, pecuaristas e patrocinadores e temos isso aí. Uma grande cagada que ainda termina com um forró!

FJ

Bernardo disse...

Tirando o arrogante o resto é palavrão???