quarta-feira, outubro 27, 2010

A opinião do professor de Direito Fábio Konder sobre a mídia comercial brasileira

Quem informou ao blog sobre a entrevista ao professor Fábio Konder Comparato no site da OAB-RJ foi o também advogado Cleber Tinoco. Um trecho destacado por ele: "Já na apresentação, o senhor salienta que, no Brasil, vigora uma duplicidade de ordens jurídicas: uma externa, que se harmoniza com as exigências universais de Justiça, e outra, encoberta, que consagra privilégios. Como resolver essa contradição? Comparato - Essa duplicidade de ordens jurídicas corresponde ao caráter dúplice do nosso povo, em ambos os sentidos da palavra: duplicado e dissimulado. No fundo, é a generalização da velha mentalidade do senhor de casa grande. Quando ele vinha à cidade, elegantemente vestido, tratava a todos com afabilidade e polidez. Voltando ao seu domínio rural, porém, retomava incontinenti seu comportamento natural de mandachuva grosseiro e egoísta. No meu entender, as mentalidades sociais só se transformam lentamente, não por força das leis, mas pela educação. Acontece que na hodierna sociedade de massas, a educação social e, por conseguinte, a mudança da mentalidade coletiva, faz-se sobretudo pelos meios de comunicação de massa: a imprensa, o rádio, a televisão e a internet. Ora, salvo esta última, os demais meios de comunicação social acham-se, neste país, submetidos a um oligopólio empresarial, que tem, ele próprio, esse caráter dúplice: exteriormente, defende a liberdade de expressão; mas na realidade apropria-se dos canais de comunicação públicos, isto é, pertencentes ao povo, para a defesa dos seus interesses privados." Se desejar lera entrevista na íntegra clique aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!
Por que José Serra abafou a corrupção no Metrô, no escândalo da Alstom?

Por que impediu que CPI’s na Assembléia Legislativa investigasse?

Por que não fez uma rigorosa auditoria no Metrô?

Um irmão de alguém com 10 milhões de dólares bloqueados na Suíça, vindos de propinas justamente dos contratos com o Metrô, não deveria ser considerado impedido eticamente, para dirigir a empresa? E sem condições para mandar investigar internamente um escândalo destes contra seu próprio irmão?

Que rabo preso tem José Serra com estes escândalos, para não apurar e não afastar as pessoas? São perguntas inquietantes que a nação brasileira quer saber.

Anônimo disse...

Parabens Lula! Grande Presidente! Seu presente está encomendado, chega dia 31

Anônimo disse...

Debate da Globo só terá perguntas de eleitores indecisos.
"Os eleitores indecisos ficarão em uma arquibancada em torno dos candidatos, que escolherão por sorteio quem lhes fará a pergunta. Dilma e Serra terão dois minutos para responder, mesmo tempo destinado a réplicas e tréplicas.

Os candidatos poderão caminhar pela área destinada a eles, como aconteceu entre Lula e Serra, em 2002, embora Dilma ainda não esteja 100% recuperada na torção do pé direito.

O que precisa ser esclarecido é qual o critério de seleção dos indecisos pelo Ibope? Eles representam as diferentes faixas de renda, nível educacional e distribuição regional da população brasileira? Com base em que a Globo escolherá as perguntas mais relevantes? O debate da Globo é o último antes da votação, e todo o cuidado é pouco."
Blog do Brizola Neto

Anônimo disse...

É os tempos são outros e os erros os mesmos…
Os tempos são outros!
Nesse aspecto temos que agradecer à revolução da internet! É uma revolução mesmo. Partilham-se os “meios de produção” e poucos se dão conta.
Enquanto Radios e TVs dependem de concessões, que são poucas e concentradas nas mãos das “famiglias” que há séculos ditam rumos no país, a internet tem espaço para todos.
Todos que tem acesso à internet podem participar dela, interagir, expor sua opinião, criar blogs, expressar o que pensam e mostrar a realidade sob o ponto de vista dos que nunca foram ouvidos antes.

Os tempos são outros, mas os erros continuam os mesmos…
A velha “mídia” não conseguiu compreender ainda essa mudança e permanecem na ilusão de que suas mentiras não serão desveladas e de que sua fabricação de opinião e de consensos não será percebida e combatida.
Mas quem está atento à realidade percebe que as coisas mudaram e não podemos retroceder.
Por isso temos que combater projetos (AI-5 digital) que queiram restringir a socialização da internet.

Viva os novos tempos!! O primeiro passo para a emancipação intelectual foi dado, vamos caminhar nesse sentido! Chega de “formadores-de-pseudo-opinião”. Que todos possam um dia ver os fatos e concluir por si só o que eles significam!

Anônimo disse...

O novo presidente será conhecido já no domingo, tão logo contabilizados os votos das urnas eletrônicas. O novo Brasil político, no entanto, descortinou-se durante a campanha, é velho e conservador e merecerá certamente a atenção de especialistas depois do pleito. Os partidos, em especial os de oposição, conseguiram extrair da sociedade os seus mais primitivos preconceitos, por meio de uma agenda conservadora e religiosa. Qualquer que seja o resultado da eleição - e até esse momento não existem divergências entre as pesquisas dos institutos sobre o favoritismo da candidata Dilma Rousseff (PT) - o eleito terá de lidar com uma agenda de políticas públicas da qual foram eliminadas importantes conquistas para a sociedade como um todo, e na qual o elemento religioso passou a ser um limitador da ação do Estado.

Maria Inês Nassif

Anônimo disse...

A mentira tem pernas curtas"...olheiras, um gengivão e é careca!

Janjão, o Herói do Sertão!