sábado, outubro 30, 2010

Um bom debate!

Não gosto deste formato de debate que a Globo organiza. Ele tenta deixar o candidato mais informal, mas o público (tido como de indecisos) fica muito formal. As perguntas não me pareceram naturais. Tinham estruturas semelhantes, embora sobre temas diferentes. Ainda assim, os candidatos tomaram a decisão de serem propositivos e, por conta disto, o debate fluiu bem. Foi perceptível os enquadramentos mais favoráveis ao Serra, especialmente na intervenção das despedidas dos candidatos. Justificativas podem ser dadas com a alegação de que a Dilma andou demais neste momento. Dilma, a candidata do PT foi muito segura e objetiva nas respostas, talvez, a sua melhor participação em todos os debates realizados nesta eleição. Particularmente, acredito que os indecisos têm mais chances de serem convencidos por amigos e parentes do que pelos candidatos, mesmo que as suas respostas no debate de hoje tenham sido mais esclarecedoras que antes. Enfim, agora temos apenas um dia pela frente para que os cerca de 100 milhões eleitores e eleitoras escolham aquela(e) que sucederá o mais popular presidente da história de nosso país.

26 comentários:

Amaro Neto disse...

A diferença foi sutil, mas o Serra foi melhor.

#virada45

Anônimo disse...

Dilma lá!
Arrasou!

Adélia

Caio disse...

Se acredita que houve vitória sutil de Serra, há então necessariamente uma vitória de Dilma.

#desespero45 não adianta.

Anônimo disse...

Não foi um debate, foi uma artimanha da Globo para dar uma grande força ao seu candidato,que estava derrotado, o Serra. Vejamos: Se nas pesquisas os indesisos somam só cinco por cento, qual a razão do programa ser direcionado aos indecisos? E esses indecisos, quem são? Será que são indecisos mesmo? A Globo, sutilmente, colocou a Dilma na vitrine para ser bombardeada. Esse tipo de "debate" só serve para alavancar um candidato de oposição, pois o candidato da situação é obrigado a se colocar sempre na denfessiva. A globo não toma jeito mesmo. O Serra estava derrotado, agora, com essa manobra da Globo não sei não.

Anônimo disse...

Infelizmente a #virada45 não vai ganhar , mas eu e toda minha familia vamos de Serra 45

Anônimo disse...

O Serra se expressa melhor, isso não tem como negar.

Anônimo disse...

O Serra foi contraditório em alguns aspectos e Dilma foi enfática apresentando fatos e dados.

Ana Paula Motta disse...

Sinceramente essa estrutura de debates é horrível. Não assisto debates porque sempre me deixam apreensiva e me irritam imenso. Mas pelo que soube a Dilma foi melhor.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=X82etUgy2KU

Anônimo disse...

É irritante essa campanha da Globo em prol do carecudo!!!!
Falei que não ia assistir mais debates, pelo fato acima.
Como o de ontem era o último...
Cara, eles não tem nem constrangimento, vendo que a máscara da "plim-plin" tá caindo.
E o nível das perguntas dos indecisos?!
Por essas e por um Brasil cada vez melhor, voto DILMA sim!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Afora a a forma inócua, vazia e enfadonha do debate globólico, duas ocorrências revelaram claramente o embuste e sabotagem do famigerado debate. O primeiro ocorreu em um dos momentos em que Dilma analisava mais lúcida e contundentemente uma questão e o relógio zerou faltando ainda os quinze segundos finais do tempo de fala. Dilma foi pra cima. Bonner-Hommer, envergonhado, desculpou-se, dizendo que a culpa era sua. Dilma apenas riu e, olhando-o nos olhos, ironizou: “Não. Imagina. A culpa é do relógio.”

Infelizmente ao final do programa a audiência era mínima senão se veria a mais grotesca e vil utilização do uso da câmera na televisão brasileira. Nas considerações finais, a câmera ‘pegou’ Dilma de lado durante a metade de seu tempo, e depois pegou-a de frente, mas ao fundo e passando de uma câmera à direita para outra da esquerda.

Uma garota que opera razoavelmente a câmera de um celular percebeu a manipulação e ficou esperando a vez de Serra. Ao contrário, a câmera enquadrou Serra já em plano americano e foi aproximando em travelling até o close de seu rosto durante quase um minuto.

Todas as crianças que fizeram o curso Kinamosófico na AFIN sabem que o plano americano é chamado também de ‘plano psicológico’, e perceberia muito bem que o travelling até o close faz parte de uma estratégia cinematográfica muito usada em novelas globais e no cinema hollywoodiano para não deixar que o telespectador faça uso de suas plenas faculdades mentais, deixando-se empastar cada vez mais à tela.

Mas foi mais uma tentativa vazia contra a candidata do povo brasileiro devido a um único motivo: Serra é deprimido de longe, imagina de perto. Quanto mais a câmera insistia no close, mais se apresentava em Serra a face do rancor, da fadiga e da derrota.

Dilma 13!

Anônimo disse...

Sinceramente, Dilma ganhou disparado esse debate, elegante, segura, enquanto Serra demonstrou total desconhecimento dos assuntos mais importantes.
Quanto ao close final que pretensamente foi pra beneficiar Serra, só prejudicou, porque o homenzinho é feio de doer!!
Dia31 é 13!

Anônimo disse...

Dilma estava impecável nesse debate!
O close final no vampiro, só prejudicou ele mesmo!

Anônimo disse...

É difícil acreditar que algum indeciso tenha decidido algo depois do debate da Globo. No máximo, pode ter se decidido a não mais assistir debates deste tipo.

Eu já ia votar em Dilma mesmo!

Anônimo disse...

Pessoal, temos que ser realistas. O Serra foi melhor! Ele se expressa muito melhor que a Dilma, tem mais traquejo e intimidade com a fala. É o costume né.

Eu ainda estou um pouco indeciso mas está quase certo que eu vote nele. Pensei muito em votar na Dilma, mas acho ela ainda muito despreparada. Estava muito nervosa ontem...

Tenho medo do Serra ganhar e voltar todos aqueles PSDBista, mas sabemos que a Dilma também não é o Lula. Ela é muito mais cabeça dura do que ele.

Concordo com o anônimo que disse que o debate foi para favorecer o Serra. E acho que ajudou, pois meu voto ela ja está quase ganhando.

E agora?
Que vença o melhor para o povo.

Antonio

Anônimo disse...

Antônio,

Você além de Serrista, assim como seu candidato, pensa que nós somos bobos?

Gente de Serra se fingindo de indeciso como aqueles escolhidos pela Globo.

Isto é falta de argumentos para defender seu candidato, assim se esconde como indeciso com propensão a votar em Serra.

Êta gente pretensiosa que pensa que os outros são otários.

Escolha um ou outro, mas tente fazer ninguém de palhaço.

Anônimo disse...

Em voto em Dilma porque ela é mulher, e já passou da hora de ter uma mulher na presidência,porque ela é a mais preparada,porque votar nela é acreditar que é possível dar continuidade ao projeto em andamento responsável pelos números sociais e econômicos que o governo vem apresentando.
E voto em Dilma principalmente porque acho que Serra representa o que existe de pior na política brasileira atualmente.

Bruna Gama

Anônimo disse...

O Brasil de Lula e Dilma é um país pujante, crescendo a taxas consistentes, capazes de possibilitar a sua população mais emprego e melhores salários. Um país soberano, ouvido em todos os fóruns internacionais e admirado por sua capacidade de superar a mais grave crise do capitalismo desde 1929.

Dilma13!

Anônimo disse...

O debate da Globo acabou sendo o que teve mais propostas, mostrando que o interesse da população é por problemas reais.

Dilma ganhou, porque o formato e as perguntas não deixaram muito espaço para as baixarias, o campo preferido de José Serra.

Com perguntas que exigiam propostas, Dilma mostrou mais conhecimento e mais compromisso. Em vez de promessas ao vento, respondeu com políticas realistas sobre segurança pública, saúde e educação. Dilma mostrou mais conhecimento do Brasil real, dos problemas que afligem o cidadão comum, desde o emprego, a microempresa, a agricultura familiar, o crédito, os impostos, a qualidade dos serviços públicos. As propostas da Dilma foram mais realistas, convenceram mais.

Dilma só não foi melhor quando o tempo foi curto para o tema.

Serra também não foi tão mal, o formato do debate ajudou ele a não ir mal, mas foi pior, porque as respostas dele soavam como promessas de políticos. Respostas genéricas, mal informado, distante dos problemas do cidadão.

Demonstrou desconhecimento em vários assuntos, como não saber do cadastro nacional de segurança pública, não saber que as taxas de juros para financiar a agricultura familiar é extremamente baixa, mostrou pouco conhecimento do programa empreendedor individual. Enrolou em muitos assuntos e desviou da pergunta em outros.

Resultado: Dilma saiu com a imagem de melhor preparada, mais séria, mas firme.

Resumindo: Dilma precisava apenas do empate e saiu no lucro. Serra precisava da vitória, e saiu no prejuízo.

A impressão que ficou é que Serra jogou a toalha. Ele não tentou aquele algo mais que precisaria para tentar reverter sua desvantagem.

Anônimo disse...

Anonio de 1:38

É engraçado que para não vermos a realidade sempre achamos que tudo é uma farça né.

Vo disse que minha opnião acima é uma farça, que os indecisos do debate foram uma farça. Tudo é uma farça né...

Você que é o dono da verdade.
kkkkk

Outro ponto negativo na Dilma é isso. Esses petistas fanáticos e rebeldes que vivem se fazendo d vítimas para nao encararem a realidade.

Vou pegar agora 3 hrs d viagem para sair do Rio e ir até Madalena votar e você tem a cara de pau de dizer que sou uma farça.
Essa é boa...

Antonio

Anônimo disse...

É antônio,

agora a máscara de anônimo caiu de vezzzzzzzzz, rá,rá,rá...

Eleitor de Serra tentando disfarçar, igual ao tucano que quis privatizar a Petrobras ou Petrobrax e agora não...

Até o KKKK já é conhecido...

E farça com ç é realmente uma farsa com s de serra.


Fica triste não em 2014 tem mais...

Anônimo disse...

Deu para ver que no final do debate, logo que o Serra encerrou a sua fala, a maior parte dos indecisos aplaudiu, muitos, inclusive, de pé.

O Serra foi muito melhor, tanto no conteúdo como na forma de se expressar.

A Dilma não possui boa dicção, se perde no raciocínio, não conclui corretamente as palavras. E o conteudo do seu discurso é banal, cheia de retóricas e frases feitas.

Anônimo disse...

Deu para ver que no final do debate, logo que o Serra encerrou a sua fala, a maior parte dos indecisos aplaudiu, muitos, inclusive, de pé.

O Serra foi muito melhor, tanto no conteúdo como na forma de se expressar.

A Dilma não possui boa dicção, se perde no raciocínio, não conclui corretamente as palavras. E o conteudo do seu discurso é banal, cheia de retóricas e frases feitas.

Anônimo disse...

Continuo insistindo que não sou eleitor de Serra.
Na última votei em Lula, e nesta pensei muito em votar na Dilma, só que realmente acho que não dá. O despreparo dela é imenso.

Espero que com a vitória ela deixe de ser tão rebelde para então fazer um bom governo.

E foi mal ter escrito farsa com ç, rsrs valeu pela dica.

Anônimo disse...

Collor era bom de oratória e deu no que deu!
Amanhã é Dilma presidenta!

Anônimo disse...

"Presidenta" é ridículo. Então vamos dizer tambem: Presidento, gerento, gerenta ...