quarta-feira, maio 25, 2011

Apelo

A professora Maria Amélia Pinto Boynard enviou o pedido ao blog:

"Oi, Roberto, bom dia!

Estão queimando a "árvore que anda" no Pontal de Atafona. Absurdo!!! Ela é mágica, está VIVA e representa resistência e força!!

Afinal, contando somente com o que sobrou de seu tronco, ela continua a "fugir" das águas do mar quando revoltas e ameaçadoras. Penso que assim se encontra há quase 40 anos, quando teve início o avanço do mar sobre a praia, engolindo ruas, casas e vegetação: em dia de mar calmo, a árvore "anda" até a beira-mar, onde nasceu; com mar revolto, foge para a calma da beira do rio Paraíba. E se posta, altaneira, a vigiar...

Essa "arvore" é parte importante da história da "foz do Paraíba do Sul" e de São João da Barra. Somente entenderá essa denúncia quem conhece essa história, e vê em Atafona mais que suas águas cor de chocolate, ou café com leite...Tomara que algum (ns) de seus leitores- com poder institucional- possa (m) decidir o destino daquele importante documento-monumento...

A foto foi feita por mim, ontem. Um morador de Atafona me disse que "pessoas" estão usando a árvore andante como churrasqueira nos luaus.

Até! Maria Amelia Pinto Boynard”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma lástima... mas o que esperar de um povo ignorante e sem educação???!!!

Jací Borrow disse...

Eu mesmo vou ao local, pegarei diesel e colocarei fogo neste cotoco insignificante, só pra deixar a dona da postagem remuída e indignada.

Cotoco jojento.

Forquilha do mal.

Vou queimar esse cotoco cabrunco.

Anônimo disse...

Ah, não sabia que Atafona possuía tão aprazível churrasqueira de uso comunitário. Esperarei o tempo esquentar um pouco e irei com minha família executar conveniente churrasquinho ao pé do mar.
A natureza me inspira...

Peri

Anônimo disse...

ignorante, sem educação e desalmado!!!

Marcos Cesar (araraquara-SP) disse...

Isso é um absurdo. Como é que pessoas ditas "racionais" podem cometer tal ato de vandalismo (pra não dizer selvageria)?
Eu tenho um projeto pessoal de um dia conhecer Atafona,já que uma amiga (Renata Boynard) diz que aí é lindo e quero ir ver essa arvore e talvez me lamentar por ela ou pelos animais que fizeram tal atrocidade. Abraços.