quinta-feira, maio 26, 2011

Morador do 5º Distrito de SJB reclama

O morador do Açu, Dênis Toledo, enviou ao blog a reclamação sobre a presença dos PMs no 5º Distrito de São João da Barra:Olá professor, venho relatar alguns fatos que estão ocorrendo aqui no 5º Distrito e se o Sr. quiser publicar fique a vontade.

Como é de conhecimento do Sr. há um efetivo grande da PM aqui no 5º, estão "guardando" as entradas do porto fortemente armados com viaturas (tipo gol), S10 cabine dubla (Patamos) e motos para evitar uma possível invasão ou manifestações que venham a parar o porto.

Os PMs estão se revezando e parte dormindo a noite na associação de moradores aqui do Açu, detalhe toda alimentação está sendo dada pelo Porto do Açu, onde inclusive estão almoçando e jantando. O Estado está sendo usado para defender um bem particular e dando suporte para o mesmo permanecer ali, será que vão pagar os honorários dos PM's também?!

Enfim, estou consternado com tudo que vem ocorrendo e como que o Estado está servindo aos caprichos do Sr. X e de seus empreendimentos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Até que ponto o Porto do Açú é um bem particular, se vai servir ao público?

Anônimo disse...

Professor, ontem a noite estudantes do iff faziam um protesto na 28 de março e foram atropelados por sandro moura, tem gente ate internado, pq ninguem escreve sobre isso?

Ralf M. disse...

Cabe ao Estado a garantir a inviolabilidade do direito à segurança e à propriedade privada, conforme (Art. 5º caput da CF).

Portanto, essa vigilância especial de uma empresa que já foi invadida e que sofre ameaças de novas invasões, é um dever do Estado.

O dever de dar efetiva proteção e segurança aos emprendimentos, independe da riqueza e capacidade própria de se defender que o grupo x tem. Isso porque a nossa CF estipula que as garantias (vida, liberdade, segurança, propriedade, etc.) são para todos brasileiros, sem distinção.

Antes havia um erro, pois não havia policiamento mínimo na área, ora, uma área, objeto de invasões, área que trabalham alguns milhares de trabalhadores, é óbvio que precisava ser protegida.

Se essa proteção deve ser feita com um PM ou 30, isso é uma escolha DISCRICIONÁRIA da administração pública, que vai usar quantos homens achar melhor.
Quanto à alimentação, bem, pelo que sei dentro do porto existem alguns restaurantes que atendem aos trabalhadores, restaurantes que são pagos, aceitam inclusive tickts, cartão, etc. Lógico que os PMs almoçarão dentro do Porto, senão, teriam que se deslocar até SJB todos dias só pra se alimentaram pois quase não existem restaurantes pela região.

Anônimo disse...

Oi não poderia deixar de fazer um comentário sobre tal assunto.
Será que o Denis não está com medo da polícia sentar o cassete no pai dele mais conhecido como Paulinho pestana, que É cabo eleitoral do Expolítico e que ta fazendo frente nas manifestações, ameaçando os funcionários e dizendo que vai bater vai botar fogo etc... Agora uma pergunta onde é a terra do seu pai? pra ele ta tão preucupado com desapropriação, ou ele ta sendo pau mandado como sempre foi pelo expolítico.
Ta com medinho de papai ficar preso e levar cassete da polícia? por isso essa indignação de tantos políciais na região.

FALA SÉRIO VAI TRABALHAR RAPAZ COISA QUE VC NÃO SABE O QUE É.

douglas da mata disse...

É só o começo. Só o começo.

Anônimo disse...

Caro morador do 5º distrito,

não e à tôa que Eike doou mais de R$ 100 milhões para ajudar a financiar as UPPs, além de ter doado dinheiro para a compra de 40 pickups Nissan Frontier 4x4 equipadas inclusive com guincho, 60 motocicletas, mais não sei quantos Gols G4 para a PM, etc.

Inclusive já vi essas picapes circulando pela areia, patrulhando o litoral do porto.

Enfim, ele poderia pagar também os salários e outros gastos da Sec. de Segurança Púb. do RJ, já que a mesma está a serviço dos seus negócios.

Isso é Brasil.

Anônimo disse...

Por isso que Eike é o mais rico do país e o sétimo do planeta. É um empresário com visão. Se fosse contratar uma firma de segurança privada gastaria muito mais e não teria o mesmo efeito moral e prático que uma segurança feita por uma instituição militar do governo, para guardar sua propriedade privada de muitos kilômetros quadrados, inibindo a ação de criminosos e protestos de caipiras.
Portanto, chegavam caminhonetes, tratores, caminhões de morões e arame e viaturas para que passassem cerca no que ele comprou e em tudo que "não tinha dono", incluindo heranças jacentes ou terras que o posseiro não conseguiu comprovar posse ou propriedade.

Anônimo disse...

A minha opinião sobre o assunto é a seguinte, concordo com o policiamento para conter manifestantes de outros lugares para vir para SJB realizar baderna e mais, vem orientados por politicos que deveriam de ter vergonha em patrocinar atos que só denigrem o município, sobre a alimentação, nada mais justo que a empresa ajudar ao poder púbico no bem estar dos policiais que estão realizando o seu trabalho diguinamente, um abraço e viva a democrácia!

Anônimo disse...

Se cabe ao Estado garantir a inviolabilidade do direito à segurança e à propriedade privada. Porque só a de Eike está protegida?

E nossos bens, nossa família???

A questão é essa. Em SJB tem havido roubo a banco, cx eletronico, furto a residencias, agencia dos correios... mas só o Porto está protegido!!!

Ralf, vc deve ser assessor jurídico do Grupo EBX pra achar tão normal o dinheiro dos seus impostos servirem para isso. Se é que vc paga imposto.

Denis Freitas Toledo disse...

Quero responder a esse sujeito(a) ai que não tem o que fazer e não tem coragem de se identificar como eu fiz. Eu tenho nome e sobrenome, trabalho aqui no Açu e você deve me conhecer, só não entendi esse seu medo ai, porque tem medo de se expor?! Li várias opiniões e até as que legitimam contrárias as minhas eu entendo, apesar de discordar em parte, mas foram de alto nível.

Quanto a meu pai ser ou não partidário, o problema é dele, isso é um problema particular. Agora ele não esta a serviço de nenhum político e nem vai esta, as escrituras das nossas terras com os impostos pagos e um mandato de segurança emitido pela justiça assegurando a não emissão de posse de nossas terras, pelo menos por enquanto, estão aqui em casa, quer passar e dá uma olhada? Você sabe onde moro não é?

Meu pai realmente é quem você falou que é, e ao participar de um ato democrático de uma manifestação é porque os meios convencionais não têm resolvido, mas lembrando que na manifestação não havia apenas ele, que tal em uma próxima vez você ir e falar que quem está fazendo isso é por indicação política. TENHA CORAGEM DE MOSTRAR SUA OPINIÃO REAL EM PÚBLICO RAPAZ! VÁ EM UMA REUNIÃO COM OS PROPRIETÁRIOS NA CODIN EM SJB E MOSTRE SUA CARA, A MINHA ESTÁ AQUI!

Não passa de um factóide essa questão que tem político “financiando” de qualquer forma que seja a manifestação, pelo contrário, os proprietários não querem presença de políticos em nenhuma das manifestações. Que isso fique bem claro!

Agora quem me conhece de verdade sabe que trabalho sim, não ganho e nunca ganhei favores de prefeitura alguma, ao contrario de uns e outros ai. Busco melhorias para a localidade onde moro e para tanto tenho a credibilidade de ter mandado um e-mail para o professor, que conheci recentemente e o mesmo publicou o meu relato!

Obrigado professor e o que lamento é ter gente com essa mente tão pequena e fazer um comentário tão deprimente como esse desse SR. ANÔNIMO!

Att,

Denis Freitas Toledo

Anônimo disse...

Ralf concordo com algumas coisas que disse ,mas discordo em relação a pessoas invadirem area particular ,visto que na verdade quem esta invadindo a localidade é o estado e o Sr. X man;quando conpactuou com as desapropriaçoes isso sim esta sendo um caso de invasão;a forma pela qual esta sendo consuzida esses processos; Enquanto muitos locais carecem por segurança pública mandam pessoas para guardar o empreendimento e ficar como dizem vulgarmente de "vagabundagem" pois os fatos não são para tanto.

Bruno Costa disse...

Amigo e eterno professor, venho aqui apenas para colaborar com a discussão. Ao que se sabe, políticos querendo ver o circo pegar fogo, estão querendo colocar o MST na jogada. O comentário que circulou no município é que haveria uma invasão. Nada contra o MST, mas seria um erro já que os agricultores estão em outro foco e não podem ser engolidos por esta entidade maior. Acho que o caminho do diálogo é a melhor solução. Sei que está sendo duro para aqueles que moram lá e acho que deve se chegar a um consenso e na maior proximidade para mitigar os impactos. grande abraço.

Anônimo disse...

Os críticos aqui falam do Porto como se fosse um mero quintal de Eike. Galera, acorda, quando falamos de Porto, estamos falando de milhares de pessoas que já estão empregadas e de dezenas de milhares que ainda serão. Falamos de desenvolvimento, de crescimento e de uma chance histórica de melhorar a vida de milhares de miseráveis que poderão sair dos seus subempregos e ganharem uma melhor qualidade de vida.


Anônimo 1

No porto do Açu existem empresas contratadas para oferecer proteção ao Porto e seus trabalhadores. Essas empresas trabalham constantemente, mas, não suas atuações não têm o condão de eximir o Estado da sua responsabilidade constitucional, qual seja, prover a segurança às pessoas e aos emprendimentos.


Anônimo 2 -

- Roubos, furtos, violência, etc. Infelizmente, ocorrem em todo lugar, do Brasil ou do mundo. Acho que SJB é uma cidade pequena, por isso, essa criminalidade que você mencionou realmente nos assusta. Porém, não é justificativa para o não policiamento do Porto do Açu. Afinal, além dos investimentos bilhonários, do patrimônio construído e de todas expectativas que poderão beneficiar centenas de milhares de pessoas futuramente empregadas, temos que preservar o emprego, a honra e as vidas dos mais de mil trabalhadores que hoje estão no Porto. O Estado deve prover a segurança da população como um todo, no Porto, nas áreas rurais, nas praias e na cidade.

Anônimo disse...

Infeilzmente tem gente que não tem a menor capacidade de avaliar os impactos sociais que um empreendimento do tamanho do porto do Eike vai causar a sociedade e fica dando pitaco ai, se vs que são a favor fizessem algmas simples comparações de outros empeendimentos menores que foram implementados em outras regioes do pais e que não trouxeram melhorias nenhuma para a população local poderiam tirar melhores conclusões, ex disso é a fabrica da ford na Bahia, ou mais perto Macaé que hoje tem prticamente 10% da sua população sendo de gringos e a sua periferia abarrotada de migrantes pobres que vieram em busca do prometido emprego