terça-feira, maio 24, 2011

Ao Cine Araújo

Enviei ao Cine Araújo, creio que vale reverberar por aqui: "Conhecedor dos cinemas Araújo, frequentados pelo subscrevente na Capital, foi com grande alegria que recebi a notícia de que Campos, há muito preterida no cenário cinematográfico, contaria com salas da empresa, sabidas de qualidade e renome. Predicados verificados no bom atendimento, boa qualidade da projeção, climatização, boa ambientação acústica, conforto das poltronas e, sobretudo, escolha prévia de lugares marcados. Qual não foi minha surpresa saber em conversa com amigos que, por decisão da administradora do Cine Araújo recém inaugurado no Shopping Boulevard Campos, os lugares marcados haviam sido revogados por inadequação do povo campista à prática já deflagrada em todos os grandes cinemas, bem como em toda rede Araújo. Prática essa que denota conforto, praticidade e organização, que permite que ingressos sejam comprados com antecedência, que a fila não seja uma corrida necessária à escolha de bons lugares, que lugares não fiquem vagos desnecessariamente, que oportunize a grupos de pessoas sentarem-se juntos, que possibilite até mesmo que se desista de assistir a um filme, por não concordância com maus lugares ou que se tenha que sentar no corredor. Não sei se tal medida foi tomada com anuência da rede Araújo. Em caso afirmativo, talvez desconheça a matriz o fado do empresariado campista ao fracasso e à tacanhice, quase uma inclicação nata à balbúrdia. Uma pesquisa de campo talvez revelasse o ocaso histórico do segmento cinematográfico em Campos. Mercado existe, mas sempre inexistiu visão e perspectiva empresarial de prestação de um serviço diferenciado. O Cine Araújo Campos deu a largada a sua adequação ao amadorismo, ao tacanho e ao medíocre: velhos conhecidos dos consumidores de cinemas campistas e que ocasionaram, numa invariável histórica, o fracasso. Tomem providência! Eduquem! Att., Bruno Lindolfo Gomes."
*Houve pequena confusão na comparação feita, uma vez que o paradigma da capital é o Severiano Ribeiro, da Rede Kinoplex e não Araújo. As observações, no entanto, permanecem intactas por se tratarem de cinemas de boa e similar qualidade. Para além do comentário enviado à administradora do Cine Araújo e uma possível resposta que será aqui replicada, talvez caiba uma resposta também da sociedade campista: demonstrar algum mínimo senso de civilidade, organização e educação. Tato público e adequação a convenções e normas coletivo-sociais nos permitirão conseguir sentar em lugares pré-marcados. É como pegar o ônibus da 1001, escolhendo nossa poltrona na telinha e viajando para o Rio pagando nossa passagem exorbitante, mais uma sintomatologia de nossa incapacidade organizacional e desagregação social. Em pouco tempo estaremos aprendendo a não parar carros nos canteiros da BR para frequentar o Shopping, ou sobre calçadas. Mais adiante em nossa escalada darwinista estaremos aptos a contestar um orçamento bilionário que nos franqueia tão pouco. Aí, talvez, estaremos igualmente aptos a tornar Rosinha, Garotinho, Arnaldo, Mocaiber passados do nosso paleozóico presente. Afora isso, o que tem pra hoje no cardápio do neanthertal campista é porrada no cinema, Rosinha prefeita, jardins de 14 milhões e Folha da Manhã. Saúde e boa antropofagia para todos nós!

15 comentários:

Vitor Menezes disse...

Caro Bruno, eu acrescentaria uma outra frustração: minha expectativa era a de que o aumento da oferta de salas significasse também um aumento na oferta de títulos, especialmente com a inclusão daqueles filmes que não são do circuitão. Mas, até agora, neste aspecto, só há mais do mesmo.

douglas da mata disse...

Aqui, caro Bruno, é a terra do cada um por si, e deus contra todos, ou

farinha pouca meu pirão...êpa, cade o pirão que tava aqui...?

Anônimo disse...

É LAMENTAVEL A DIREÇÃO DO CINE ARAUJO TER DISISTIDO DOS LUGARES MARCADOS, POR CONTA DA FALTA DE CIVILIDADE E EDUCAÇÃO DOS CAMPISTAS. FAÇO MINHA AS PALAVRAS DE BRUNO E ENGROSSO O CORO SOLICITANDO QUE A DIREÇÃO DO CINEMA REVOGUE ESSA DECISÃO E COLOQUE PESSOAS NO INICIO DAS SESSÕES PARA ORIENTAR E REPRIMIR O USO INDEVIDO DOS LUGARES PRÉVIAMENTE MARCADOS.

Rafael Leite disse...

Este mesmo problema ocorreu com a Empresa Brasil de ônibus que desistiu de vender lugares marcados nos ônibus para evitar confusão.
Infelizmente o povo é mal educado e acaba prejudicando a parcela educada da população.
Além disso, as empresas não estão preocupadas com a qualidade de seus serviços, por isso não "educam" as pessoas.

Rafael Leite disse...

Este mesmo problema ocorreu com a Empresa Brasil de ônibus que desistiu de vender lugares marcados nos ônibus para evitar confusão.
Infelizmente o povo é mal educado e acaba prejudicando a parcela educada da população.
Além disso, as empresas não estão preocupadas com a qualidade de seus serviços, por isso não "educam" as pessoas.

Anônimo disse...

Falando em falta de educação dos campistas, depois das sessões de cinema, as salas viram uma lixeira. Falando do cine Araújo por exemplo, existem lixeiras bem a vista e os porcos insistem em jogar sacos de pipoca e latas de refrigerante no chão,entre outras coisas. E as poltronas tem que ser marcadas sim, ao invés de ter que correr pra chegar primeiro! O problema de Campos é o Campista!

Aurênio Nascimento disse...

Acho lamentável esse preconceito explícito em relação aos campistas. Toda generalização é burra e injusta com quem é campista e é educado. Não sou campista, e me sinto com isenção para opinar sobre o assunto. Portanto, sugiro moderação aos amigos comentaristas. Errado mesmo foi a direção do cinema que deveria dar o exemplo do que é correto e não "se nivelar por baixo".

Anônimo disse...

Que povinho sem educação esses campistas. Tenho vergonha de morar aqui. um povo que não te dá um bom dia, que não te agradeçe por algum motivo ou favor. Campos minha cidade, meu horror!!!

Anônimo disse...

Acrescentando também além da falta de títulos mais alternativos como mencionado pelo Vítor menezes , os poucos filmes em cartaz são em sua totalidade dublados. Piratas do caribe por exemplo tem a interpretação peculiar de Jonny Deep feita pelo dublador brasileiro de forma horrorosa. Filmes como o tão falado Padre que fora lançado em 3D com estupendos efeitos especiais , só foi exibido numa semana apenas nesta sala digital.Está faltando planejamento e saber distribuir melhor os poucos filmes que são exibidos, dividir melhor as sessões de filmes dublados e legendados para atender a todos os públicos e trazer mais opções de títulos à população.

Anônimo disse...

Por isso que essa cidade não vai pra frente de jeito nenhum. Com esse povo despreparado, sem educação e que está acostumado a viver de dinheiro público.
Administradores do cinema, voltem com os lugares reservados e coloquem placas dizendo: "Tenha educação", "Respeite o próximo", "use o assento reservado para você".

Se nas cidades grandes isso funciona, porque aqui não vai funcionar. Vocês campistas não acham que Campos é cidade grande. Façam por onde!

Gustavo disse...

Olha, a melhor coisa que tem no severiano ribeiro (e em outros) é o lugar marcado, retirar isso é de uma burrice sem tamanho.

Outra coisa: quando estive no cinema de campos, fiquei impressionado com a sujeira. Ninguém, NINGUEM, leva pra lixeira os copos e sacos de pipoca, deixam jogados pela sala. Devem imaginar: pq vou fazer isso se tem alguem pra limpar? O exemplo pode ser seguido no McfDonalds local, onde ninguem joga as coisas no lixo, esperando sempre alguem pra limpar, fora a sujeira que fica na rua em frente. Ou seja: em campos a falta de educação não é apenas das classes mais baixas. Lamentavel.

Anônimo disse...

O Cine não tem que ceder não, o povo campista tem que se adptar e ter educação na marra, em todo o lugar é assim, por que aqui tem que mudar? Vamos acabar com o provincianismo nesta cidade, temos que andar pra frente.

William disse...

A informação sobre abolir os lugares marcados não procede, isso somente aconteceu no último sábado por uma falha do sistema que não estava computando os lugares marcados, o Cine Araújo continua vendendo seus ingressos com opção de escolha dos lugares.

William disse...

Quanto aos filmes serem legendados ou dublados, é uma decisão tomada pela matriz da Araújo, ela que decide os filmes que entrarão em cartaz e as versões específicas para cada lugar .

Eu conversei com a gerente do cine araújo esta tarde e foi ela quem me deixou a par dessas informações.

Outra informação interessante é que os preços dos ingressos irão sofrer uma redução, a sala 3D custará no máximo 18 reais e 16 reais nas sessões antes das 18 horas e a meia custará 9 e 8 reais respectivamente.

Mendel disse...

Por contas destes atos, dignos de falta de bom senso e noção de vivência em sociedade (o meu direito termina onde começa o do outro, certo?), o gentílico de Campos dos Goytacazes deixa de ser chamado de campista para ser designado como campestre.