sábado, maio 07, 2011

Algumas posições no Encontro Estadual de Blogueiros no Rio

O blogueiro, por conta de compromissos profissionais e pessoais, não pode estar presente, apesar de inscrito, no 1º Encontro Estadual de Blogueiros, que está sendo realizado no Rio e seguira até a manhã deste domingo.

Todas as palestras, mesas redondas e debates estão sendo transmitidos ao vivo aqui pela internet. O blog está disponibilizando (aqui) um link para este fim e foi através dele, que pode ver e ouvir algumas opiniões e argumentações.

O debate é super interessante e tem como eixo o direito da sociedade exigir a democratização da mídia e decidir pelo enfrentamento com quem não quer deixar de ganhar (e muito) com o seu papel cada vez menor de intermediário da informação e de formador de opinião. O blogueiro e jornalista, Paulo Henrique Amorim, chamou a atenção para o momento que estamos passando de “judicialização da mídia” e defendeu o papel da Frente Parlamentar pelo Liberdade Expressão.

Ainda por conta dos compromissos o blog acabou só conseguindo assistir, quase por inteiro, a mesa “O marco regulatório e o Conselho Estadual de Comunicação” que teve a participação de Paulo Ramos, Marcos Dantas (ECO-UFRJ), Jandira Feghalli e Paulo Henrique Amorim. Abaixo o blog transcreve algumas das opiniões e posições ali colocadas durante as intervenções:

“A universalização da internet para eles é a morte!

A primeira grande ação é a regulação da mídia.

Esta é a grande batalha política.

É necessário que os blogs disputem fazendo produção de conteúdo e não apenas abrindo espaço para opinião e comentários.

O terceiro grande desafio é organizativo. Encontros estaduais. Associações e cooperativas de blogueiros, etc.

É necessário sustentar a luta contra a ditadura midiática.

Cada indivíduo na rede é uma entidade.

Avançar na diversidade com unidade!

Papel das lan-houses tem sido enorme no acesso que dá à população à internet até a sua universalização. Aos 44 minutos do 2º tempo da Lei das lan-houses, alguém conseguiu colocar na lei que para acessar a internet precisam ter RG, isto elimina 6 milhões de pessoas. A grande mídia odeia as lan-houses porque elas tiram a audiência das TVs. O custo do uso da internet nas lan-houses é menor do que em casa, para classes C, D e E. As lan-houses são fundamentais.

Judicialização da mídia.

Eles querem firmar uma jurisprudência para calar os blogueiros. Querem calar pelo bolso obrigando os blogueiros a contratar advogados. Eles querem também constranger politicamente os blogueiros.

A internet é um mecanismo incontrolável, a não ser, hoje, no ambiente democrático, na Justiça.

A questão espaço tempo está completamente modificada com a internet.

Eu hoje me informo, discuto assuntos em tempo e espaços diferentes, numa nova articulação internacionalizada. Isto é a mudança em relação às comunicações antigas.

A diferença dos conceitos de universalização e massificação: na universalização significa que todos têm que ter. Massificação não. Para a universalização há que criar estruturas financeiras para dar conta disto.

A regulação é a sociedade estabelecendo obrigações, metas, tarifas, etc.

A instalação da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão colocou a discussão no devido lugar. Os barões da mídia querem o monopólio e, desta forma controlar a expressão. Os blogs e a sociedade querem a liberdade de expressão, exatamente, ao contrário da opinião que eles querem formar. A Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão cresce no Congresso Nacional e assim vai abrir ampliar a discussão lançada ano passado pelo Franklin Martins. Como ministro, ele trouxe ano passado ao Brasil no Congresso de Comunicação gente do mundo inteiro, dos EUA, da Europa e não foi da Venezuela e de outros países da América Latina e todos se espantaram com o fato das comunicações não serem regulamentadas no Brasil como no mundo inteiro."

PS.: "Paulo Henrique Amorim listou alguns daqueles que lhe processam hoje. Um total de 28 ações judiciais sendo 12, apenas de Daniel Dantas

Por crime: Heráclito Fortes, Nagi Nahas, Carlos Jereissait, Carlos Andrade (dono da Construtora Andrade Gutierrez), Tonico Ferreira, Nélio Machado (advogado de Daniel Dantas e outros), Ali Kamel, Eduardo Cunha, etc.

Na esfera Cível: Daniel Dantas, Ali Kamel, Nélio Machado, Carlos Andrades, Heráclito Fortes. Gilmar Mendes, Alberto Pavi, Diogo Mainardi, José Serra, Nélio Machado".

PS.: Atualizado às 23:38: Abaixo uma parte da fala do Paulo Henrique Amorim divulgada no YouTube:

.

Nenhum comentário: