sexta-feira, maio 20, 2011

Planejamento intermunicipal x briga política pelo poder

É hora de pensar grande em termos de planejamento

A disputa política esganiçada pelo poder nos municípios de nossa região, que estão vivendo um momento de “boom” de grandes projetos de empreendimentos, está impedindo uma desejável, necessária e urgente articulação intermunicipal, na busca de uma governança mais eficiente em prol do interesse público.

A revisão dos Planos Diretores destes municípios, que deveriam ser feitos de formas sinérgicas e integradas, com discussão ampla, sobre o uso e ocupação do solo, lei de zoneamento, localização de distritos industriais e unidades de conservação ambiental, construção e ampliação de estradas e outras infra-estruturas de logística e transporte intermunicipal, regulação e preservação ambiental, além de projetos integradores de educação profissional, saúde e promoção social, urgem serem planejados.

Coragem e ousadia é o que se espera dos representantes eleitos pelo povo. Quem liderar este processo ganha mais do que perde, em contraponto às questiúnculas das brigas políticas paroquiais, estimuladas pelos pobres de espírito público.

Nenhum comentário: