quarta-feira, maio 11, 2011

Fábrica de Ipad em Jundiaí, SP

A prefeitura de Jundiaí que deverá sediar nova fábrica da chinesa Foxconn que terá linha de produção do IPad e IPhone disse que não concederá benefícios fiscais à empresa e que as vantagens do município são sua infraestrutura e a proximidade de São Paulo e Campinas.

Sobre o funcionamento da empresa Foxconn, em Jundiaí, o jornal Valor trouxe a seguinte informação:

A Foxconn se instalou em Jundiaí no fim de 2007. Atualmente, mantém na cidade linhas de produção da Dell, HP e Sony. Por questão de sigilo industrial, todas são operadas de forma independente - inclusive, é rara a transferência de funcionários entre as montagens de uma e outra marca.

A unidade abriga cerca de mil trabalhadores, mas o número chega a 3,5 mil no segundo semestre, com as contratações temporárias para atender à demanda de fim de ano. A companhia recruta mão de obra em lojas, empresas de telemarketing e até donas de casa, diz Evandro Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí.

O salário inicial de um funcionário de chão de fábrica, na Foxconn, é de R$ 1.045 mensais. No ano passado, os trabalhadores receberam também R$ 2 mil de participação nos lucros. Santos afirma que a rotatividade na companhia é alta.”

Comentários do blog:

1) Sobre a não concessão de benefícios fiscais o blog considera correta a posição da prefeitura. Sua vantagem comparativa (e/ou competitiva) com outros municípios não deve estabelecer uma guerra fiscal que leve a vantagens exclusivas para o empreendedor. Além do mais, quando estas deixarem de existir, não serão as isenções de impostos que segurarão o empreendimento naquele local. Tudo isto, sem deixar de observar tudo que deverá ser feito no município para se adequar à instalação de um grande empreendimento.

2) Sobre os salários vide aqui o que o blog já falou sobre a Volks/MAN (em Resende) e sobre o trabalho no Complexo do Açu (aqui), e ainda (aqui) sobre o chamado apagão de mão de obra em artigo postado hoje.

Nenhum comentário: