segunda-feira, julho 04, 2011

Reclamação do leitor sobre a blitz do Detran-RJ

Por e-mail o blog recebeu a polêmica reclamação: "Caro Roberto,

A indústria da multa está em plena atividade em nossa cidade. Sábado á noite fui levar alguns parentes na Festa Agropecuária para assistir o show do Zeca Pagodinho para mais tarde ir buscá-los. Ao retornar para casa e passando em frente ao cemitério me deparei com uma blitz da Lei seca com um aparato cinematográfico.

Muito oportuna para o estado esta blitz justamente na semana em que um evento das proporções que é a nossa festa agropecuária em que milhares de pessoas estão transitando naquelas imediações e fatalmente tomarão umas cervejinhas. Tudo bem, não sou contra a lei seca, mas ela iguala uma pessoa que toma uma latinha de cerveja com aquela que toma uma caixa de cerveja. Todos estão dirigindo alcoolizados.

Forte Abraço."

16 comentários:

douglas da mata disse...

Roberto, caro Roberto, são tempos estranhos.

Primeiro: Só há "indústria da multa" porque ela é alimentada por outra: "a indústria dos infratores".

Logo, sem maus motoristas, o "monstro estatal" morreria de fome.

Mas há uma outra indústria mais perigosa que se esconde atrás do comentário revoltado:

A "indústria da impunidade", que infelizmente acarreta um prejuízo material enorme, e outro incalculável: o de vidas. Algo em torno de 30% das mortes anuais no trânsito, que contam 30.000, logo, algo em torno de 9.000.
Um número bem maior às supostas mortes causadas por outra drogas, essas ilegais.

Esquece o revoltado leitor: a lei, nem os órgãos de fiscalização, equiparam todos, até porque, há um grau mínimo de álcool no sangue para incriminar ou multar os condutores.

Essa lógica expressa no discurso é mesma que entende que só há policiais corruptos, enquanto o "cidadão de bem" que oferece a vantagem(cervejinha) só quer "sobreviver", ou que colocar o carro só um pouquinho em cima da calçada não faz mal, ou mais cinco ou dez anos de queimadas não faz mal.
Mas se revoltam contra políticos(eleitos por eles e por nós)quando o PIG mostra algum fato indecoroso. Ou quando são punidos pelos seus "deslizes", que nos outros são crimes abomináveis.

Salve, salve nossa indústria da hipocrisia, junto com a da impunidade, exemplos de nossa eficiência nacional.

Anônimo disse...

O mais lamentável dessa Lei é que deixa de fora os que se drogam com cocaína, maconha, ou drogas injetáveis.
Somente usuários de álcool estão sendo perseguidos, mesmo que a quantidade ingerida seja totalmente insuficiente provocar qualquer alteração.
Nascimento Jr
nascimento.jr@gol.com.br

Prof. Ahmed Jibril disse...

Roberto,

Concordo que haja a "indústria da multa", mas lamentável é o posicionamento do amigo que mandou-lhe a postagem, pois lamentavelmente, muitas vidas são ceifadas por indivíduos que mesmo com uma latinha de cerveja, perdem suas funções neurais e transformam o carro em uma arma de destruição.

A tolerância ao Álcool é variável entre os indivíduos e sabe-se, cientificamente, que mesmo uma lata de cerveja pode fazer estragos.

Pergunta:

E a EMUT, vai fiscalizar os carros dos parlamentares campistas que estão com emplacamento fora do Estado ou isso vale somente para coibir a prática aos cidadãos não parlamentares?

Anônimo disse...

É brincadeira.Um cidadão reclamando para ter o direito de por risco a vida de outras pessoas.Esse é o pensamento de muitos: a LEI é para os outros.Aí eu pergunto:que polícia nós queremos?que guarda civil nós queremos?

Jornalista_no_bafometro disse...

O termo "industria da multa", foi popularizado na capital fluminense graças à enxurrada de infrações, teoricamente nao cometidas ou mal interpretadas, tais como:

- "dirigir com apenas uma mao ao volante". Ora, e como posso passar a marcha?

- "passageiros do banco de trás sem cinto": mas como o guarda viu, se no trecho que foi emitida a multa é uma via expressa e o carro tem insulfilm?

Enfim, isso, essas coisas, geraram a idéia de indústria da multa.

Agora, questionar a lei seca? Amigo, quer beber vai de táxi, carona, van, ônibus, a pé ou ate de bicicleta!!! Pq diabos devemos reclamar "do aparato cinematografico" que defende vidas e , acredite, irá nos trazer um enorme benefício em 5, 10 anos, com a afirmaçao de que esta lei, sim, vingou e, quer queira, quer nao, é certa?

Questione as blitz que rebocam os carros com o exorbitante IPVA atrasado (um país com salário mínimo de menos de 600,00, o carro "popular" tem IPVA de 1.300 reais). Reclame disto.

Um imposto nao pago nao tira vidas, nao deixa seu parente paraplégico ou um bebê órfão.

E otima conclusao do Douglas da Mata: "Só há "indústria da multa" porque ela é alimentada por outra: "a indústria dos infratores".

Vou ate tomar uma cachacinha pra espantar o frio e esquecer que vi alguem falando tamanha estupidez.

Anônimo disse...

Essa blitz só foi feita para atrapalhar o movimento e as vendas na EXPOAGRO. Essa blitz é fruto da guerrinha Rosinha x FRC-Quatro Ventos.

Anônimo disse...

Tudo bem, concordo com o rapaz que postou, pois ele não é contra a lei seca mas sim que esta operação deveria ser feita mais vezes e não somente quando ocorram eventos que facilitem que o consumo de álcool aconteça..

Anônimo disse...

Existe indústria de multas, porque criam leis para tornar irregulares condutas inofensivas.
Quem bebe um copo de vinho tinto antes de cada refeição, duas vezes ao dia, pode ser multado por isso? Sim pode.
Ocorre que essa conduta, repetida há anos, nunca prejudicou e nem irá prejudicar a ninguém, mas é passível de multa, apreensão do veículo, etc...
Repetia isso há anos, agora não faço mais nos finais de semana em que vou dirigir após o almoço.
Bebo o vinho porque é altamente benéfico para o coração, mas fui nivelado por baixo, igual aos que ficam alterados e saem dirigindo e provocando acidentes.
A indústria de multa está presente sim e vou mais longe citando alguns exemplos:
Se eu andar num automóvel sem cinto de segurança, sou passível de multa, pois isso é para o meu próprio bem, é o governo zelando pela minha vida e minha integridade física.
Se eu olhar pela janela do carro verei ônibus cheios de gente em pé.
Será que a vida de quem anda de ônibus tem menos valor do que a de quem anda de carro? Ou é a indústria de multas?
Se eu levo meu filho num carro atual, tenho que ter a cadeirinha especial para transportar crianças, pois o Governo preza pela segurança de nossas crianças.
Que ótimo! Porém, se eu andar num carro fabricado antes de 1998 a cadeirinha não é exigida. E então, as crianças que andam em carro velho não precisam de proteção ou é a indústria de multas?
Deixo de colocar mais exemplos para não tornar o comentário excessivamente cansativo, no entanto, existem mais aberrações. que provam a existência da maldita "indústria de multas".
Abraço a todos!

JR disse...

Olá pessoal,
Pelo que entendi o comentário do leitor não é contra a Lei Seca e sim contra a situação em que
a operação estava sendo realizada.Todos apoiamos a Lei Seca.Vejamos bem,as pessoas que normalmente bebem não o fazem somente em eventos festivos e sim praticamente todos os dias ou nos finais de semana e por toda a cidade portanto os riscos existem constantemente em qualquer lugar. Então por que não fazem estas operações periodicamente e em lugares aleatórios?

Anônimo disse...

Senhores, compreendo todos questionamentos... quanto a lei seca. Mas,todos sabem de sua existência, logo quem vai a uma festa guiando seu próprio carro e ingere bebida alcoólica esta assumindo o risco.

Considero ainda melhor quando feita pelo DETRAN, não pela policia local que para mim não tem menor credibilidade, se o PM apreende, executando seu serviço, sempre tem um superior que conhece o infrator e o livra de toda punição. Tanto que militares já foram apreendidos em operações "Lei Seca" como estas, credibilizando a operação.

Quanto a IPVA sinceramente muitos veículos que trafegam por aí sem pagar IPVA não são carros populares, o que costuma se ver por aí. Muitos são integrantes da classe média de nossa cidade e andam de Sedã semi-luxo sem pagar IPVA, e contam com o conhecimento de alguns amigos policiais que os protegem. Ouros poderiam andar de popular pagando o IPVA, mas preferem andar de carros mais luxuosos sem pagar o IPVA.

Sendo assim, para mim O QUE NÃO PODE ACONTECER É A IMPUNIDADE. Tem que ser extensível a TODOS!

Faço do Douglas minhas palavras:

SALVE A INDUSTRIA DE HIPOCRISIA E DA IMPUNIDADE.

Alex disse...

Concordo plenamente com o autor da postagem. Ninguém vai ficar embriagado por uma lata de cerveja ou uma taça de vinho. Agora onde se morre mesmo é na BR 101, estando alcoolizado ou não. Prestem atenção nos caminhoneiros assassinos que jogam suas carretas nos carros e na contramão e não são incomodados por nenhuma autoridade. Causam acidentes e matam. A PRF só aparece para desfazer o cenário de destruição. Nessa BR sim é que precisa de intensa fiscalização, mas o que se vÊ é um vale tudo. Seria bom que a polícia rodoviária funcionasse como o Detran aqui.Alex.

ZEREMÁRIO disse...

Esse comentário é a prova inconteste da dificuldade do brasileiro a lhe dar com a punição. Desculpe caro blogueiro, mas é inoportuna a postagem de um infEliz comentário como este; Infelizmente, é por pessoas assim,
que a sociedade de bem vem se tornando incrédula a uma moralização.
SIMPLESMENTE LAMENTÁVEL não só o pensamento desse ¨cidadão¨, como o espaço por ele conseguido.
SERÁ QUE SE UM ENTE SEU FOSSE VÍTIMA DESSES MARGINAIS,(ESTÃO À MARGEM DA LEI)TERIAS O MESMO PENSAMENTO?

Roberto Moraes disse...

Caro Zeremário,

Respeito sua opinião, assim como as demais. Eu já havia dito que a questão apresentada era polêmica e os diversos comentários reforçam esta visão.

Ao contrário, do que você defende, eu avalio que é do debate aberto sobre as opiniões e do confronto entre elas que cada um de nós reforça suas convicções e argumentos, ou reavalia e se reposiciona.

Não é no silêncio das opiniões que a gente evolui, por mais que estejamos convencidos de nossas opiniões.

Eu também me espanto com muitas das opiniões expostas nos comentários, mas, elas fazem parte do que está presente na comunidade.

Assim evolui uma sociedade democrática.

Sds.

Anônimo disse...

Como tem gente ignorante nesse país. Querem tomar suas cervejinhas e sair por aí matando os outros. Pena as leis aqui serem tão brandas. Sou a favor da pena de morte e do regime de trabalhos forçados como nos estados unidos. Só assim esse povinho de bosta vai entender que matar pessoas não é tão simples assim. Lei seca neles !

Anônimo disse...

Brasil, o país do jeitinho !

Quem bebe uma latinha ou cem latinhas não pode sair por aí dirigindo, entendeu ?

Tenham santa paciência, país de boçais.

Anônimo disse...

Certíssima a atuação do DETRAN contra os que misturam bebida com direção.
Agora o que eu acho absurdo é essa lei que impossibilita os cidadãos de escolher o lugar mais barato de se emplacar seu veículo. Se no Rio de Janeiro o valor é muito alto, acho por direito nós eleitores, consumidores e cidadãos termos o direito de buscar onde é mais barato.
Será que o estado do ES é mais rico ou precisa menos do dinheiro do IPVA do que o nosso RJ?
Infelizmente o que nos resta é conformar com essa "covardia", afinal se formos reivindicar os nossos direitos somos equiparados a "bandidos" e "marginais", caso dos bombeiros.

É o Brasil meu povo!!!

Abraço a todos