sexta-feira, setembro 30, 2011

O quadro político que segue – III

LinkSeguem as comemorações na sede da PMCG com cantos religiosos, louvores e agradecimentos sobre a decisão do TRE-RJ. Não parece usual (mais uma vez convido os doutos advogados a opinarem) a concessão de uma liminar com prazo definido.

É verdade que é enorme a quantidade de prefeitos, especialmente em nosso estado, que estão respondendo a processos eleitorais, mantidos no cargo, por efeito de liminares, porém, desconheço que algum deles, responda no cargo por força de uma liminar com prazo definido.

Outra observação a ser analisada é se com o prazo de 30 dias, e o vencimento da punição de três anos a contar da eleição de 2008, o caso não seja extinto pelo prazo de 5 de outubro de 2011. Com a palavra os mais entendidos na questão.

Como desdobramento de todo este processo, há que se avaliar, tanto o quadro partidário, como político e de impressão de setores da população, não envolvida diretamente neste processo.

É inegável que a participação de apoio à Rosinha e Garotinho, se deu basicamente de seu grupo político, aliados de ocasião e, em bem menor número de pessoas sem vínculo de terceirização ou de cargo comissionado.

Aparentemente, posso estar enganado, a grande maioria da população atuou como expectadora deste processo, alguns com torcidas e posições, mas, a maioria só acompanhando, isto que já virou quase uma rotina, na política da cidade desde 2003.

É evidente que um episódio como este reforça e junta sua base de apoio, mas também traz alguns esgarçamentos como foi, no caso com Nelson Nahim, comentado por este blog, ao longo de todo este processo. (Vide aqui, aqui, aqui e aqui).

Além disso, há falhas e problemas de gestão que estão difíceis de serem solucionados no tempo que falta até o fim do mandato. Por outro lado, a oposição tem fragilidades que todo este processo evidenciou, mas, é inegável que a disputa eleitoral do ano que vem ganhou ingredientes novos.

Quem vai para a disputa precisa ter a capacidade não apenas de levar uma esperança de novos tempos na forma de gerir a cidade, como também a capacidade e humildade em ouvir os recados do povo, em seus diversos níveis, que têm expectativas diferentes daqueles que estão no poder, mas, uniformemente, deseja ser tratado com respeito e dignidade, numa perspectiva de autonomia, inclusão, desenvolvimento social e econômico. A conferir!

14 comentários:

Anônimo disse...

Kd a valeria chuvisqueira??? hhahahahahaahahahahahahahaha... to rinu muitoooooooo. Morra de raiva valeria chuvisqueira

George A.F.Gessário disse...

Difícil falar qualquer coisa já q a sentença da juíza fala justamente q não se aplicaria a Lei do Ficha Limpa ao caso e por isso fixou a sentença nos 3 anos e por sua vez o desembargador concedeu a liminar com base na dúvida quanto à aplicação da citada Lei, que seria mais gravoso para os réus, realmente tá meio complicado de entender, aguardemos o desenrolar dos fatos, MAS parece q dias de Paz estão longe.

Anônimo disse...

Deplorável e dantesco acontecimento.
Os ditos garotinhos , os nanicos deram mais uma mostra de sua impossibilidade moral e psicológica de estarem à frente de uma prefeitura como a de Campos.
Aliás, o comportamento da turma não os qualifica nem para síndico .
Como podem descer tão baixo?

jocimar disse...

Acho que agora Roberto não adianta argumentar a decisão do TRE,o fato é que aconteceu o que toda Campos ja esperava e queria.Rosinha voltou.Tudo o que foi dito antes perde o seu significado e sentido.Agora é esperar os próximos capítulos desse old west.

Anônimo disse...

Garotinho e Rosinha, dois irresponsáveis! Minitério Público também é irresponsável, presenciando um crime flagrante de desobediência civil e incitação da população a violênca e desordem e fica de braços cruzados como se não fossem com eles. Quem vai reestabelecer a ordem nessa cidade? Rosinha vai manter esse golpe e ficar tudo por isso mesmo? Tá na hora de dar um basta, Cadeia pra esse povo que se acha acima do bem e do mal!

Mirian Rosa

ALOISIO disse...

Ao anônimo da 07:05 PM,e todos os outros, me desculpe por discordar de seus comentários, é que primeiramente se esconder atrás de anonimato é contra a lei art.5º inciso IV da Constituição/88 "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", portanto deixe de ser baixo e se revele, vc esta cometendo um desreipeito a Constituição Federal.

Anônimo disse...

Se a justiça eleitoral não afastar a prefeita do pleito, ela ganha disparado no primeiro turno. Lá vem você novamente com esta história de terceiro via. Cassar uma prefeita por uma entrevista dada antes da convenção, quando não era candidata, depois de assistirmos o que Lula e Dilma fizeram na campanha e só pagaram multas seria o fim da picada.

Luís Renato disse...

O povo de Campos quer um basta nessa patifaria que virou a política de nossa cidade. O absurdo que aconteceu na Câmara demonstrou o despreparo de nossos representantes eleitos e só nos revela a necessidade urgente de repensarmos nossos votos nas Eleições municipais do ano que vem. Estou abraçando a Campanha "XÔ MENINO MALUQUINHO - Política é pra gente grande, basta de diminutivos!" Manifesto também meu apoio ao Vereador Nelson Nahim e o sugiro a repensar seu futuro político. Como está não dá mais, meu caro e estimado Nahim! Meu apoio também aos raríssimos políticos de nossa cidade que ainda não abriram mão totalmente de sua dignidade e honradez, já desgastadas pelo jogo sujo da política. Uma mudança muito profunda na Câmara é uma solução que o povo tem de promover. Imagina se aumentar o número de Vereadores... isso sim vale um protesto de verdade. Chega de politicagem e de politiqueiros... nossa cidade não aguenta mais.

jocimar disse...

Porque será que a Globo que noticiou o afastamento de Rosinha ontem não noticiou a volta dela?porque será???

Anônimo disse...

O nelso nahin parecia ate o rubinho pé de chinelo. Na ultima volta na hora de cruzar a reta final teve q esperar o sxhumaki passah na frente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Caro Jocimar,não apareceu na Globo porque a volta dela ela mesmo não gostaria de que fosse noticiada.Permeada de invasões e desobediencia à justiça, ela é lá boba de querer aparecer em rede nacional?

Fabiano disse...

Disso tudo só ficou uma certeza. Dr. Nelson foi desrespeitado, humilhado e acredito que, a partir de agora, sem condição de continuar ao lado do casal. Cenas dantescas. Como estamos mal representads nesta cidade!

juares souza disse...

Discordo de você. Sou simplesmente um cidaão de Campos, sem nenhum envolvimento politico e seu não fosse meu trabalho estava lá, se a decisão se prolongasse ate o fim de semana, pode estar certo que teriam meu apoio, acho na verdade que o juiz sabia do risco de uma convulsão na cidade se ele tomasse uma decisão contrária a do povo, pois não era só o apoio do povo, mais da PM e dos Bombeiros, isto foi fragrante quando não quiseram apagar o fogo na BR 101, o palácio guanabara tomou conhecimento disso e recuou.

Anônimo disse...

Tudo conversa fiada.
A turam que estava na rua era tudo paga por Garotinho/Rosinha.