terça-feira, setembro 27, 2011

“Mercadante elogia projeto que tira ensino superior da gestão do MEC”

Do Valor:

“A projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de transferir a gestão do ensino superior do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação agrada ao ministro Aloizio Mercadante, titular da pasta que poderá ter novas funções caso a legislação seja sancionada. O petista, no entanto, tratou o tema com cautela após reunião com empresários hoje em São Paulo. “É uma discussão que está começando agora, mas que tem que ser feita. Outros países já adotaram esse modelo com sucesso”, afirmou.

O projeto do senador pedetista tramita no Legislativo em Brasília. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado aprovou o texto no último dia 21. A matéria ainda passará pelo exame de duas comissões: Educação e Justiça e Cidadania.

Passado o trâmite nas comissões, o projeto de lei vai a votação nas duas casas e, aprovada em plenário, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.”

3 comentários:

Velasquez disse...

Ainda paira uma pergunta: e as Universidades Estaduais? Que rumos irão seguir? Federalização por exemplo?

Atenciosamente,


Adm. Agnaldo Velasquez

Roberto Moraes disse...

Não.

O que muda é a gestão das políticas do ensino superior.


Os sistemas de educação continua do jeito que está, apenas a relação ao invés de ser com o MEC seria ou será com o MCTI.

O mais complicado são para instituições plurricurriculares como os IFs que passariam a ter uma relação com os dois ministérios e teria que ser definido onde ficaria a gestão no caso da rede federal de IFs.

Sds.

Velasquez disse...

Como estão as ações quanto a Educação superior ir para o MCTI no congresso?

Grato