domingo, setembro 18, 2011

Leitor pede espaço para falar sobre a greve dos Correios

O blog recebeu por e-mail a solicitação de divulgação da carta de um trabalhador dos Correios:

"Bom dia Roberto.

Embora nunca tenha comentado no seu blog, sou um leitor assíduo, grande fã e admirador do seu trabalho. Gostaria de pedir sua ajuda na divulgação da verdade sobre a greve dos Correios. É sabido de todos que a imprensa, infelizmente, muitas vezes por interesses obscuros distorcem os fatos e apresentam matérias tendenciosas, manipulando e influenciando os leitores a tomar partido (leia-se formar opinião) a respeito de uma determinado caso, situação, ou acontecimento.

Venho pedir, se possível, que você publique a carta que eu enviei ao e-mail do Jornal “O Dia” e “Meia-Hora”, para que seus leitores tomassem conhecimento de alguns fatos que eu cito nesta carta. Segue abaixo o Transcrito:

Bom dia!

Ontem, dia17/09/11, ao abrir o jornal “Meia Hora”, me deparei com a matéria da pagina 2 que abordou a greve dos Correios. Fiquei muito indignado e chateado com o que eu acabara de ler. Na matéria, o presidente dos Correios, senhor Vagner Pinheiro afirmou que o sindicato abandonou a mesa de negociação do aumento salarial, quando na verdade foi ele mesmo que deixou de negociar com a categoria, após a rejeição da proposta pela mesma.

Há alguns dias atrás, o mandatário dos correios concedeu entrevista coletiva e afirmou que desconhece a proposta da categoria, mas eu lhes pergunto: como pode o presidente da empresa não ter base do que esta negociando? Isso é um absurdo sem tamanho, ainda mais que é de conhecimento de todos nos Correios, que o tema tem sido abordado há mais de 40 dias, e o Sr. Vagner Pinheiro sabia da posição do Sindicato da categoria quanto ao aumento.

Mas o que me entristece realmente, é constatar que o jornal “Meia Hora” tem conhecimento dos fatos e ainda publica uma matéria reforçando essa grande mentira. Pelo que eu aprendi até hoje, julgo que o dever da imprensa é esclarecer e revelar a verdade a populaçao com isonomia e imparcialidade. Entretanto, ao ler tal matéria, a impressão que eu tenho é justamente a inversa, indo de encontro aos princípios da divulgação de um fato pela imprensa escrita. Ao abordar os fatos, porque o Jornal não procurou apurar o caso e reportar ou descrever a posição de algum membro ou representante do Sindicato da categoria? (Em momento algum foi feita uma reportagem, declaração ou emitida a opinião de algum funcionário grevista ou do sindicato).

Eu, como profissional desta querida empresa, gostaria de pedir que os responsáveis pelo Jornal tivessem mais cautela ao publicar os fatos, pois tais matérias podem prejudicar uma categoria inteira que está em luta por melhores condições de trabalho, salários e contratações.

Venho lembrar a todos que os Correios, só nesse primeiro semestre, lucrou 500 milhões de reais, fechou um contrato com o Banco do Brasil (que lhe rendeu 3,2 bilhões de reais), e com a produção do “Rock In Rio” (cujo valor é desconhecido). Mesmo assim, reluta em dar um aumento decente ao trabalhador, principalmente aos carteiros, que lutam com garra no dia a dia para entregar as correspondências, e enfrenta com o peso em suas costas todos os tipos de intempéries e ameaças como assaltos, ataques feitos por animais, entregas em lugares de risco, etc. Isso sem contar com o sobrepeso e sobrecarga excessiva de trabalho, que é de conhecimento de todos (A categoria esta sendo obrigada a trabalhar quase todos os dias fazendo hora extra, com relativa freqüência aos domingos e feriados).

O engraçado é que a empresa divulga para a imprensa que toma atitudes para resolver o problema de atraso das correspondências, convocando os trabalhadores pra se apresentarem ao serviço sábado, domingo e feriado (tratando os funcionários como robôs), mas toma atitudes totalmente contraditórias como lançar um programa chamado “PDV”(Plano de Demissão Voluntária) no qual, só nestes últimos três anos, mandou embora mais de 5 mil funcionários e nesse mesmo período não contratou ninguém, nem tampouco chamou concursado algum para suprir essa demanda.

A culpa pela queda de qualidade do Correios é da própria direção da empresa. Será que é de conhecimento da população e da imprensa que os Correios obrigam a todos os funcionários a colocarem como prioridade a entrega de cartões de créditos e objetos prioritários (SEDEX)? Que não há efetivo suficiente para a entrega de tudo, e que os carteiros, por exemplo, são obrigados a desviar do percurso e deixar as faturas em segundo plano, prejudicando a população, e fazendo com que paguem as contas com juros?

Hoje, falta mão de obra e não há preocupação com a melhoria do serviço. Se o senhor Vagner Pinheiro tem conhecimento da queda de qualidade dos serviços, porque não acelera o processo de contratação dos concursados? Porque não dá um aumento decente para a categoria? A demanda aumenta a cada ano e a resposta é uma só: O lucro acima de qualquer custo!!

Gostaria de pedir para que o Jornal desse voz ao “outro lado” e fizesse também uma reportagem a respeito das condições de trabalhos dos funcionários dos Correios. Acredito que só deste modo, possa tirar a minha impressão (espero que errônea) a respeito da matéria tendenciosa e “pró-governo” publicada ontem !!

att,

Funcionário dos Correios Indignado

OBS.: Não me identifico por temer Retaliação

Muito obrigado, e bom domingo pra você."

11 comentários:

Anônimo disse...

Tem que abrir concorrência e privatização. Chega de Correios estatal, isso é um absurdo.
Nós, consumidores queremos poder escolher as melhores empresas de correios e entrega de encomendas.
Privatização já !

Anônimo disse...

PDV É CAMINHO PARA PRIVATIZAÇÃO,
ISTO OCORREU NA CERJ, TELERJ ETC.

Anônimo disse...

A escolha é um direito seu anônimo! Da mesma forma que vc escolhe se vai escolher um politico descente ou ver uma novela! Vc parece não ter entendido a carta. São os próprios governantes que estão interessados em sucatear a empresa e depois terem a desculpa de privatizarem- na! Aí vc diz que é melhor!? Qual empresa vai querer disputar mercado pra entregar uma carta lá no Acre ou qualquer região que não oferece um retorno financeiro?! A sua deve ser! O problema é a sociedade contra ela mesma. Os governantes aumentam os próprios salários não falamos nada!
ao contrário lutamos contra nos mesmos e automaticamente a favor deles! Att um OTT dos correios( ahh é esqueci, a população nem deve saber o que é um OTT, se bobear nem o Wagner Pinheiro)

Anônimo disse...

quero aqui deixar meu coméntario com funcionario desta empresa: é facil para quem esta de fora julgar o movimento de greve. Em outros paises onde o correio foi privatizado e serviço caiu de qualidade, o que queremos é um correio para o povo e qualidade de serviço para quem trabalha na empresa e quem usa seus serviços. Não é de forma arbitrária que fazemos isso. Espero que a imprensa divulgue dados verdadeiros e que a população nos apoie pois também fazemos parte dela. Obrigado.

ruivo disse...

trabalhei seis meses como mot e concordo com tudo q o companheiro relatou.
mas poderia ter deixado uma dica com relaçao ao cdd em q trabalha hein?!rsrs

André Luiz disse...

O carinha que pede privatização parece que não sabe ler, pois da mesma forma que aconteceu com todas as estatais que foram privatizadas estão fazendo com CORREIOS, so que lá nós funcionários trabalhamos muito. Sabado domigos e feriados para compensar a falta de pessoal, no entanto estamos em greve não por melhores salarios apenas, mas por melhores condições de trabalho e contratações. Por que seu Wagnar Pinheiro presidente da ECT não vai a midia que lhe dá tanto ouvidos e paginas de jornais para explicar por que contratou primeiro médicos do trabalho, enfermeiros, engenheiros de produção entre outros afministrativos e deixou quem leva o serviço da empresa que é o carteiro para depois, nesno sabendo do deficit. Mas o que está em discursão aqui e o desabafo de um companheiro, que eu passei a admirar depois de mostrar sua capacidade de ver o que amidia tem feito, isso já era de se esperar, pois quem concede o direito de transmitir algo e o governo e todas as emissoras devem de uma forma ou outra ao governo por terem conseção para funcionamento.
Nós trabalhadores de Correios lutamos por algo justo, pois a ECT tem sálarios astronômicos, porém a grande maioria recebe 800 reais e o valor oferecido em percentuaos que foi rejeitado em assembleia so dá mais distância do menor para o maior sálario, que e de 16 mil reais. Agora o rapaz anônimo que pede privatização para receber suas encomendas, deve ficar mais atento, pois os CORREIOS não tem monopolio sobre encomenda e existem varias empresa operando no mercado, que não aparencem para entrega por que não tem a capilaridade da ECT do povo brasileiro, inclisive DHL e FEDEX recebem de seus clientes e postam nos CORREIOS, por não terem condições de entregar e olha meus caros que não e pouca coisa. A ECT e a única empresa no mundo que entrega carta a um centavo de real em um país de dimenções continentais como BRASIL, a carta social. Nós trabalhadores de Correios estamos lutando para receber uma proposta descente de aumento no salário e denunciando a sociedade a tetativa de desmonte da nossa empresa infelismente, ao encontrarmos apoia vemos um desinformado no coro de atirar pedra. Defendemos um Correio publico de qualidade, pois o dinheiro da ECT 50% vai limpo para mão do governo e o restante paga todas as despesas e se sobrar o governo come, e os trabalhadores ficam sempre a mingua.

Anônimo disse...

Tudo que o companheiro disse é pura verdade .Só quem trabalha na função de carteiro sabe, como esse tipo de serviço é estressante, não temos tempo nem para tirar hora de almoço .Sinceramente não é para qualquer um .Nós só queremos salário digno e melhores condiçoes de trabalho.











.

Anônimo disse...

É óbvio que esse negócio de colocar carteiros a sair por aí de "bicicreta" faça chuva ou faça sol pedalando feito escravos está totalmente fora de cogitação. Se a EBCT fosse algo... moderna, colocaria motos e veículos de pequeno porte para os serviços de entrega de correspondências e encomendas. Mas não vou consumir meu precioso tempo com aulas de administração de empresas sem receber nenhum tostão.
Tem que privatizar, oferecer novos serviços, maior comodidade para os clientes, mais investimentos em pessoal e o principal: competitividade e livre iniciativa.
O consumidor brasileiro está cansado de pagar milhares de impostos e ter a EBCT falida, que não cumpre com os prazos de entrega, trabalhadores desmotivados e farra com o dinheiro público lá em Brasília. PRIVATIZAÇÃO JÁ !

ruivo disse...

vo chutar o ott q escreveu essa carta: sandro do cdd guarus?!rsrs

rohan disse...

Não se iludam com privatização, empresas que já prestam serviços de entregas de encomendas postam os objetos que deveriam entregar nas agências dos correios. Muitas dessas encomendas poderiam ser entregues normalmente, alegam área de risco, difícil acesso entre outras. Nós CARTEIROS de uma ECT pública,que vem sendo sucateada a algum tempo, ainda prestamos um serviço melhor que qualquer outra empresa gringa que se coloque a disposição. Todas as empresas públicas privatizadas tiveram uma queda brutal na prestação dos serviços.

Anderson Clayton disse...

ruivo,vc errou!!eu sou carteiro,do estado do rio de janeiro...sexta feira(23/09),vamos pra mais um protesto no centro do rio,conto com sua presença..aquele abraço!!