domingo, setembro 18, 2011

Açu: interação do blog com leitores-colaboradores

Logo depois da postagem da nota abaixo, sobre uma visita feita pelo blogueiro ontem ao Açu, o blog recebeu, por e-mail, duas manifestações e quase trinta fotos do Pedro Paulo da Silva Caetano e do Denis Toledo mostrando questões referentes às obras do Complexo do Açu. É interessante esta relação direta, formando uma rede, com pessoas da comunidade interessadas em acompanhar de perto as informações sobre o empreendimento, seus impactos, os aspectos legais, etc. Abaixo o blog posta os dois comentários e algumas das fotos enviadas: 1) Pedro Caetano:

“Boa tarde Professor Roberto,sou morador aqui do Açu e acho que coincidentemente estivemos no mesmo horário nas obras do estaleiro da Osx.

Sou leitor assíduo de seu blog e quando vejo as matérias aqui de meu lugar acho que por obrigação tenho que deixar algum comentário.

Como o senhor pode observar há várias pessoas trabalhando nas obras do Distrito industrial, mas a grande maioria não é de Sjb, tem pessoas de vários lugares do Brasil.

Desde de 98 quando soube que o porto iria ser construído aqui venho me qualificando e ainda hoje me esforço para continuar essa tarefa para poder proporcionar uma vida melhor para meus pais.

Como a grande maioria daqui sou filho de pais analfabetos e e venho buscando melhorar de vida através da educação, mas as expectativas que tinha ao saber da vinda do porto aqui para o Açu estão a cada dia diminuindo, as reais oportunidades não estão sendo disponibilizadas para as pessoas da localidade.

Hoje sou Bacharel em Engenharia de produção, além de ser formado como Tecnólogo em Manutenção industrial e Técnico em Informática pelo IFF. Atualmente curso o Técnico em Segurança do Trabalho e também o Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações no IFF... etc..

Tenho uma grande diversidade de cursos que certamente seria aproveitado nas obras daqui, mas infelizmente as melhores oportunidades já vem com as cartas marcadas... Isso que escrevi é apenas para reflexão com o intuito de não se deixar levar pela grandiosidade deste empreendimento,que deveria ter chegado para dar oportunidade para o povo da região, mas ao contrário disso tem excluído cada vez.

Estou aproveitando e mandando algumas fotos que tirei ontem para agregar um maior valor a sua matéria, tem duas fotos que são da localidade de Camboim onde algumas casas já foram derrubadas para a construção do distrito”.

2) Denis Toledo:

“Olá Professor, segue em anexo as fotos de uma tartaruga que apareceu morta ontem aqui na praia, o casco está visível que foi atingido por algum objeto cortante. Mando também algumas fotos da draga trabalhando próxima ao mar, conforme havia falando com o senhor.

Abs

Denis.”

3 comentários:

Gianna Barcelos disse...

Ótima colocação a respeito da mão de obra qualificada que já repassei pelo twitter ao Eike Batista. Espero que ele leia. Lá e aqui no Blog Professor.

Anônimo disse...

Pedro, eu trabalho no Porto há algum tempo e posso te garantir com toda a certeza que existe sim uma preocupação e compromisso deles com a contratação de mão de obra local. Se não me engano, o compromisso é que pelo menos 60% da mão de obra seja local (São João da Barra e Campos) e isso tem sido cumprido há mais de ano. Só nesta semana minha empresa está contratando mais 30 pessoas e todas elas são de Campos (conversei pessoalmente com todas). Isso é excelente para a região. É verdade também que alguns cargos são mesmo cartas marcadas e indicações, mas isso ocorre em todos os lugares. Continue se qualificando, fazendo cursos... Apenas não vi no seu currículo uma especialização na área de engenharia e a habilidade no inglês, que é o diferencial. Porém, para um cargo técnico parece um bom currículo. Hoje não basta apenas ter ensino superior... tem que ter muito mais, mas pelo seu perfil, acredito que uma especialização esteja nos seus planos futuros. Quanto a foto da tartaruga, lamentável. Espero que não ocorram outras. Um abraço e boa sorte.

Trabalhador do Porto

Pedro Caetano disse...

Amigo Trabalhador do Porto,anseio muito uma especialização,mas por enquanto minha situação financeira não permite.
Qual é sua empresa mesmo?
São muitas as empresas daqui que coloquei meu currículo e gostaria de saber se a sua esta entre elas.
Abraços.