quarta-feira, novembro 09, 2011

“Águas subterrâneas em discussão na UENF”

Uma interessante e oportuna discussão diante dos grandes projetos econômicos que estão sendo instalados em nossa região. A professora e pesquisadora, Maria da Glória, que atua no Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) da UENF tem estudos profundos sobre o assunto.

O potencial hídrico subterrâneo da Bacia de Campos será discutido na UENF nos dias 17 e 18/11, em dois eventos: o seminário "Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro" e o II Workshop do Projeto Emborê. Segundo a professora Glória “é a primeira vez que se consegue reunir em Campos, em um mesmo momento, os mais expoentes pesquisadores da área de recursos hídricos subterrâneos. Vamos discutir temas de alta relevância para o desenvolvimento da região, que vem crescendo de forma desordenada. Será abordado ainda o abastecimento das indústrias, da agricultura e da própria população, que precisa ser feito de forma sustentável”.

Detalhes da programação, convite e inscrição podem ser vistos aqui e aqui.

O seminário "Águas subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro" é promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas-RJ), com o apoio da UENF e acontecerá no dia 17/11, das 13h30 às 17h30 no Anfiteatro I do Centro de Convenções da UENF. Já o II Workshop do Projeto Emborê será realizado no dia 18/11, a partir das 8h, no mesmo local, envolvendo a UENF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O Projeto Emborê (Avaliação Hidrogeológica da Formação Emborê na Porção Emersa da Bacia Sedimentar de Campos) tem por objetivo estudar o aquífero localizado na região de Campos e municípios vizinhos, que segundo os pesquisadores constitui o maior potencial hídrico de todo o Estado. O primeiro Workshop foi realizado em outubro de 2010.

Fonte: Ascom da Uenf.

Nenhum comentário: