quinta-feira, novembro 17, 2011

A ameaça chinesa

Num só dia é possível, num rápido passeio pelos sites de notícias, ler seguidas declarações sobre a preocupação com o tamanho e a influência da China sobre a economia mundial e brasileira:

  1. A China conta com metade das 300 maiores empresas transacionais do mundo;
  2. A China se converteu no maior produtor de produtos industriais do mundo, além de fabricar todo tipo de bens em uma quantidade muito significativa;
  3. A China responde atualmente por 71% das importações de manufaturados das quatro maiores economias da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Argentina;
  4. A China é o maior consumidor da produção mundial de aço, algo próximo a 50% do consumo aparente da produção do planeta;
  5. A China é o maior importador de soja em grão do mundo.
Por conta da primeira constatação e da preocupação com esta ascensão da China e de sua força hegemônica, o presidente do Ipea, Marcio Porchmann defendeu uma estratégia comum dos países do Mercosul e da América Latina interligando cadeias de produção, sem se fechar ao comércio com o mundo e a China, mas um aperfeiçoamento de integração para responder à necessidade de melhorar as condições de competição e de inserção do bloco nos fluxos de comércio internacional. Porchmann alerta que o perfil dos investimentos chineses está ligado à criação de mercados cativos provedores de matérias primas. Comentário do blog: As medidas sugeridas vão numa direção interessante, mas, parecem insuficientes diante do cenário que avança.

7 comentários:

James Hawk disse...

Segue post para acompanhamento do vazamento de petróleo na Bacia de Campos.: http://blog.skytruth.org/

Anônimo disse...

Bem que Napoleão disse: "Deixem a China dormir, porque quando ela acordar o mundo vai estremecer". Já está tremendo...

Anônimo disse...

China ainda é muito dependente dos EUA tecnologicamente, estão muuito atrás dos americanos, japoneses e alemães em tecnologia. Copiam tudo e são muito fracos ainda.

Ninguém quer morar na China e nem fazer negócio com chinês. Eles massacram o próprio povo, assassinaram milhões na coréia do norte, camboja e no próprio país.

O Brasil é a sétima economia do mundo e a qualidade de vida no Brasil é pior do que qualquer país europeu em crise.

Brasil e China são paraísos para os burocratas socialistas que se alimentam das riquezas do país e massacram o próprio povo para manter o legado.

Eduardo Braga disse...

Acabo de chegar da feira Construrio e havia um setor inteiro só com stands de chineses enquanto muitas empresas brasileiras de construção estavam ausentes como a PINI, DECA, etc...

AngelMira disse...

Caro Prof. Roberto:
Como faço para conhecer o conteúdo da proposta do Prof. Márcio Pochmann?

Roberto Moraes disse...

Cara Angeline,

A informação da nota é fruto da divulgação do estudo do Ipea. Acredito que localizando a publicação do Ipea sobre a questão seja possível ver a posição do Marcio Porchamnn.

Abs.

AngelMira disse...

Obrigada, Professor!