quinta-feira, novembro 03, 2011

"O fim do crescimento populacional"

O blogueiro havia lido e separado o artigo, mas a sugestão de postagem veio mesmo do Fernando Aguiar. O texto é apropriado para quem se interessa em acompanhar o desenvolvimento de cenários. Vale o tempo despendido na leitura, o artigo do Sanjeev Sanyal sobre a evolução da demografia no mundo. Ele fecha o artigo assim: " é provável que a população mundial chegue a seu pico de 9 bilhões na década de 2050, meio século antes do que o que foi normalmente antecipado, e tenha uma forte queda em seguida. É possível argumentar que isso seria algo bom, dada a capacidade limitada do planeta. Quando as dinâmicas demográficas mudarem de direção, no entanto, o mundo terá de confrontar-se com um conjunto diferente de problemas". O artigo na íntegra pode ser lido aqui.

5 comentários:

denis disse...

Tomara que essas projeções estejam certas, precisamos de um freio nesse crescimento, + 1 bilhão de habitantes em 12 a 13 anos é muita gente nesse mundão, a concentração da renda nas mãos de poucos é gigantesca, na África tem muita gente morrendo de fome, passou da hora do mundo olhar com mais atenção para esse continente também, temos que tentar estabilizar esse crescimento e daí por diante evoluirmos intelectualmente, pararmos de nos acharmos deuses e centro do universo, deixar coisas boas para as próximas gerações, fazer cada um sua parte para que o que possamos viver nesse magnífico planeta por mais alguns milênios.

Anônimo disse...

Essa preocupacao com crescimento populacionao é pura ideologia. Quanto mais gente melhor, o planeta nao tem capacidade limitada nenhuma. Tem comida e espaco pra todo mundo. Deus sempre soube disso e nao criou nada à conta. Esse negocio de viver na estica é coisa de comunista.

Roberto Moraes disse...

Eu tenho que rir.

Anônimo disse...

Ah, Malthus, ainda existem seguidores seus na esquerda tupiniquim. Isso é neomalthusianismo puro, especulação sem fim e sem ciência.

Anônimo disse...

Infelizmente essa desaceleração vai ser mais lenta no Brasil. O que não falta é incentivo para esse povo ignorante se multiplicar: Bolsa Família agora contempla até 5 filhos (antes era até 3).. até Auxílio Nutriz o Governo Federal agora implantou... entre outros incentivos.
Mas está certo. O país necessita de mão-de-obra barata em abundância e demanda de consumo, já que a economia do país depende do mercado interno.