quarta-feira, novembro 16, 2011

Reunião em Aperibé sobre as desapropriações de terra para construção da Hidrelétrica em Itaocara

Aconteceu na semana passada uma reunião da associação de moradores e produtores atingidos pela barragem com a Hidrelétrica que será construída no Rio Paraíba do Sul em Itaocara. A reunião aconteceu na Escola Municipal Antônio Ferreira da Luz, na localidade de Barra de Santa Luzia, em Aperibé.

Um documento que traça as linhas gerais das negociações foi apresentado pelo coordenador ambiental da UHE Itaocara, Redelvim Dumont e discutido com os moradores. Segundo foi comentado as conversas tiveram como objetivo se antecipar às negociações que devem acontecer assim que o IBAMA der a licença autorizando o início dos trabalhos de implantação da usina hidrelétrica.

A UHE Itaocara será construída no rio Paraíba do Sul pelo consórcio formado por Ligth e Cemig, terá capacidade total de 195 Megawatts (são duas usinas hidrelétricas, uma de 145 MW a Itaocara I e outra de 50 MW a Itaocara II).

O projeto da UHE Itaocara atinge 8 (oito) cidades de dois estados, por isto seu licenciamento é analisado pelo Ibama: Itaocara, Aperibé, Cantagalo, Carmo, Santo Antônio de Pádua no estado do Rio de Janeiro e Estrela Dalva, Volta Grande e Pirapetinga em Minas Gerais.

Nenhum comentário: