sábado, novembro 19, 2011

Renda de petróleo não chega ao povo campista e da “região produtora”

O economista e professor Alcimar Ribeiro da Uenf postou em no blog “Economia do Norte Fluminense” uma tabela com dados extraídos do Censo 2010, do IBGE, sobre a renda da população dos municípios recebedores de royalties do petróleo, ou “petrorrentistas” como alguns pesquisadores passaram a identificá-los.

Pela tabela é possível identificar que a riqueza dos royalties não chegou ao povo de nossa região.

Em Campos dos Goytacazes, maior município da região e o maior recebedor de royalties do país - e que é do 12º maior orçamento municipal entre as mais de 5,6 mil cidades brasileiras, incluindo as capitais – a renda de 86,6% da população é de até 2 salários mínimos, ou 73% até um salário mínimo.

Em São João da Barra este percentual é de 89%, em Quissamã de 87,4%, em Carapebus de 84,9%. Apenas em Macaé, base das operações offshore de petróleo na região os indicadores são menos pior na região com 75,1%.

Há inúmeras questões ainda a serem abordadas sobre estes indicadores, mas, é evidente, que estes dados do Censo 2010, identificam que, mesmo que a população, possa ter um serviço público um pouco melhor do que outros municípios com menor renda, este fato, não trouxe para os moradores perspectivas de ascensão social, autonomia e independência numa visão emancipatória e cidadã.

Numa avaliação qualitativa do quadro político atual, talvez, possamos dizer que ao contrário, a renda dos royalties contribuiu para um aprisionamento ainda maior da população para serem dominadas pelos que passaram a deter o poder político destes municípios.

Se você desejar ver mais detalhes dos dados clique aqui.

12 comentários:

Fábio Gomes disse...

Este quadro de pobreza e de miséria em algumas regiões do município, é claramente visível.

Observem os bairros períféricos da cidade. e os distritos que distam 20,30,40 e até 50 KM, do Centro do município. Lá, a pobreza é um absurdo e quase nada se faz, para tirá-los desse quadro.

Tá provado, não basta apenas, as políticas assistencilaistas e populistas praticada por esse governo municipal de Campos, é preciso uma política séria e SUSTENTÁVEL, nas áreas de educação, qualificação de mão obra e geração de empregos com salários mais dignos. Porém a curto e médio prazo, não vislumbro essa possibilidade.

Douglas Azeredo disse...

Roberto, tomarei a liberdade de reproduzir a postagem no PCdoBlog Campos.

George A. F. Gessário disse...

Vc está computando os que não declararam seu rendimento nessa estatística??? Ademais creio que uma análise mais útil seria separando a população economicamente ativa desses Municípios e não colocando no bolo TODAS as pessoas com mais de 10 anos de idade.

Anônimo disse...

Fiquei assustado com esses dados..a riqueza dos royalties chega sim, ao bolso dos corruptos...engraçado que a parcela da população que mais sofre com isso é a que mais defende e protesta a favor da prefeitura, graças a ignorância dessas pessoas que permite a manipulação das mesmas.

Anônimo disse...

Professor, o sr. não ouviu o programa oficial da prefeitura nesse sábado??? O deputado explicou toda essa questão; ele disse que no governo federal também existe corrupção; até citou como exemplo o cartão corporativo.
Ou seja: SE LÁ PODE, AQUÍ TAMBÉM PODE. KKKK

Anônimo disse...

PRECISAMOS TOMAR ATITUDES, O PRÓPRIO GAROTINHO DISSE (QUANDO DA CASSSAÇÃO DA ROSINHA)QUE CAMPOS NÃO É CIDADE DE COVARDES! VAMOS NOS ORGANIZAR E FAZER PROTESTOS EM FRENTE A CÂMARA DE VEREADORES, PRA EXIGIR QUE ESSES VENDIDOS QUE SEMPRE ESTÃO COMENDO NO COXO DA SITUAÇÃO, EXERÇAM SEU PAPEL DE FISCALIZAR OS GASTOS DOS NOSSOS RECURSOS.

Anônimo disse...

O povo de Campos tem que se mobilizar contra os ladrões dos nossos recursos.
Vamos usar esse canal e marcar um protesto com trio elétrico e tudo em frente à Câmara Municipal.

O sr. nos lideraria professor?

Anônimo disse...

ISSO É UMA CALÚNIA, PELO QUE O NOBRE E DIGNO DEPUTADO GAROTINHO DISSE NO PROGRAMA DA RÁDIO DELE, DIGO, NO PROGRAMA DELE DA RÁDIO, A POPULAÇÃO DE CAMPOS VIVE NUMA CIDADE PRÓSPERA E MARAVILHOSA.

ATÉ OS VEREADORES QUE ERAM DA BANCADA DO GOVERNO ARNALDO E MOCAIBER AGORA ESTÃO NA CAMBADA, DIGO, NA BANCADA DO ATUAL GOVERNO.

ALIÁS, OS VEREADORES DE CAMPOS SÃO MUITO BONS DE "JOGO", ELES ESTÃO SEMPRE DO LADO DO EXECUTIVO. NINGUÉM OBSERVA ISSO???

Anônimo disse...

Caro Roberto. Os dados revelados pelo IBGE confirmam, de certa forma, a chamada "maldição dos recursos naturais" associada à exploração de bens finitos. Por outro lado, nosso capitalismo brasileiro é desigual na sua origem pelas capitanias hereditárias, pelo período da ditadura que arrochou os salários e pelas décadas perdidas sob o mantra do neoliberalismo. O IDH de nossa região não difere muito dos 0,53 pontos vigentes no país. A vinda dos novos investimentos logisticos e industrias para nossa região tende a profundar esta desigualdade, caso não tenhamos um macro planejamento participativo regional,um choque capacitação para nossa juventude e políticas públicas universais de saúde educação e cultura. Saudações rubro negras e bom domingo.
Ranulfo.

Francisco Carlos disse...

Ao anonimo das 08;30.

Corretíssimo sua colcação. justamente é essa parcela de miseráveis da população campista que apoiam esse grupo político da lapa.

Eles devido sua pouca ou quase nehuma instrução, recebem lavagem cerebral desses políticos e são quae que induzidos a erro.

Em campanhas passadas tgeriam dito que se outro candidato qualquer vencesse as eleições, para prefeito, o outro vencedor, acabaria com o cheque cidadão e outras políticas assistencilistas

E agora com certeza vão dizer que se outro ganhar a eleição pra prefeito, se acabará com a passagdem de 1,00, com as casinhas populares. É mais mais ou menos assim que funciona a coisa. Por isso que eles não melhoram o sistema de educação. Povo ignorante é fácil de ser manipulado e se observa pela nota IDEB, na rede municipal de Campos, que essa ignorância vai continuar por um bom tempo e com isso o populismo também.

Anônimo disse...

No seu blog o Garotinho menciona que a cidade de Campos cresceu mais em termos de criação de empregos do que qualquer outra cidade: http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=9500
Foram quase todas na area de agropecuaria, serviços e comercio. Exatamente os três setores de super baixa renda! Cortadores de cana, office boy e caixa de supermercado! Nos temos que começar criar empregos com valor agregado!

Guilherme W. Henriques

Anônimo disse...

Rosinha ainda fala do aumento da qualidade de vida, desenvolvimento e empregos. Se acontece é a passos muito lentos e o resultado do desenvolvimento quem vê são os poderosos os pobres ficam com migalhas. Como falaremos em qualidade de vida com transporte público de má qualidade, ruas intransitáveis ausência de áreas verdes e passeios públicos, escolas de verdade e claro, a renda! O dinheiro dos royalties serve para dar assistencialismo e alimentar corruptos, obras eficientes são raras. E o pobre aplaude a própria desgraça! "rouba mas faz" "tem passagem a um real pra nóis" "tem bolsa auxilio.." Fora as casas populares superfaturadas que não vemos nas declarações.