sábado, novembro 05, 2011

Boatos que circulam na Baixada!

Se alastra como rastilho de pólvora, especialmente na Baixada Campista, o boato de que o grupo EBX já teria a confirmação da existência com viabilidade econômica para extração de petróleo em terra firme, e que este seria o fato que teria trazido a empresa do Eike Batista para a região.

No caminho deste boato está também a história de novas aquisições de terras próximo ao Farol e o aumento da especulação imobiliária em toda a região. Aí se tem mais um, entre os vários impactos que a região vive por conta da instalação do megaempreendimento portuário-industrial no Açu.

Repito aqui a resposta que dei a diversas pessoas que consultaram o blogueiro sobre o assunto: simplesmente um boato de espertos. O grupo EBX está é viabilizando a extração do petróleo que já tem descoberto, em grande quantidade em nosso litoral, em águas rasas, tudo muito acima do cheiro de queresone que poderia haver nas terras de nossa baixada. O resto é conversa fiada de espertos para faturar sobre os bobos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se é tão conversa fiada assim.
Há anos já se especula essa possibilidade.
Já houveram até algumas pesquisas há cerca de 40 anos ou mais.
Mas ...tudo pode...
Quer mais criador de fatos que o próprio Eike!
Aliás, vende primeiro os fatos...um grande especulador do sistema financeiro , esta é que é a verdade.

Edison Correa da Rocha disse...

Professor, me desculpe, mas a existência de petróleo em terra firme ja foi confirmada, até em São Francisco, mais precisamente em Gargaú, na área da Muritiba, o que não é segredo para ninguém. A própria Cedae ja achou bolsões de gas ao perfurar poços artesianos para abastecer a região.Toda São francisco, Gargaú, Santa Clara e guaxindiba são abastecidos por água extraidos de poços artesianos perfurados em Gargaú. Existe um desses poços lacrados por engenheiros da Petrobras na propriedade de uma pessoa muito conhecida em Gargaú. Qualquer leigo sabe, onde há gas, há petróleo.Mas vamos raciocinar um pouco, se existe petróleo em águas rasas no litoral entre Macaé e Espírito Santo, porque não haveria em terra firme ,próximo ao mar?

Anônimo disse...

tudo muito acima do cheiro de queresone que poderia haver nas terras de nossa baixada.
'Não' entendi.

Anônimo disse...

Se isso for verdade, muda tudo.

Extrair petróleo em terra é muito mais fácil e menos custoso do que no mar.

Até os investimentos no pré-sal terão que esperar.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Caro professor, creio que dentro da politica usada pelas empresas privadas, que é o caso do Sr Eike, se realmente houvesse viabilidade e exploração de petroleo em terra não haveria porque estar investindo milhões se o objetivo final -combustivel- é o mesmo.
abraços!