quarta-feira, novembro 02, 2011

Arquitetos agora não são mais do Crea, e sim do CAU

A partir da Lei nº 12.378/2010 até o último dia deste ano estará implantado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Por conta disto, uma decisão da Plenária do Confea (Conselho Federal de Engenharia – e até aqui Arquitetura) de número 1333/2011, os arquitetos e urbanistas não votarão nas eleições do Sistema Confea/Crea que ocorrerão no próximo dia 8 de novembro.

Os arquitetos e urbanistas participaram no último dia 26 de outubro aqui no site do CAU de uma eleição de conselheiros que coordenarão o CAU Nacional e Regionais. A mudança é significativa na vida destes profissionais. Uma transição nesta fase de montagem de um novo Conselho Profissional deverá ser garantida.

Assim, o Crea, um conselho já numericamente grande, passará a ser exclusivo dos engenheiros, em suas diversas modalidades e também dos técnicos, que são os profissionais de nível médio, de áreas que extrapolam a engenharia.

Há muito tempo, muitas categorias de técnicos, algumas organizadas sob a forma de associações e sindicatos, também reivindicam a criação de um conselho próprio para sua categoria. Certamente, depois da saída dos arquitetos e urbanismo do sistema Confea/Crea, o assunto voltará à tona.

Ao blogueiro participante do sistema Confea, a medida parece justa e um processo natural de expansão e organização das profissões em nosso país. Bom lembrar que o conselho profissional além de cuidar do exercício profissional sob o ponto de vista da classe, tem a função de garantir o desenvolvimento da profissão a favor da sociedade e não, exclusiva, de proteção da classe.

Nesta linha, os arquitetos têm muito a contribuir, especialmente na área de urbanismo, já que a maioria dos cursos em nosso país é de arquitetura e urbanismo, com o melhor planejamento das áreas urbanas das cidades de nosso país, que hoje, via de regra têm carências de projetos de qualidade com custos compatíveis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você esqueceu dos geógrafos e geólogos...para engenheiro só existe engenheiro.

Roberto Moraes disse...

Sinceramente, que eu não sabia que os geógrafos estão vinculados ao Crea. Para mim uma novidade. Os geólogos não me recordava.

Reitero minha opinião que ambos deveriam ter um conselho específico, pois tratam de questões específicas, ligadas, mas, diversa, da engenharia, da qual, hoje estou cada vez menos vinculado, apesar de minha formação e vínculo ao Crea.

Abs.

Anônimo disse...

A área de TI também está precisando de uma organização exclusiva que represente a classe. Se não me engano, por falta de identificação maior com outras áreas, também são vinculados ao CREA.