quinta-feira, março 19, 2015

Mar avança no Açu, toma as ruas e deixa moradores sobressaltados

Segundo as informações obtidas pelo blog, ontem e hoje, o mar avançou sobre a costa em diversos pontos do litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Porém, aparentemente até aqui, o caso mais grave, mais uma vez, acontece na praia da Barra do Açu, próximo aonde estão localizados os dois terminais do Porto do Açu.

As ocorrências do avanço das águas do mar, a partir da erosão da costa é enorme no Açu e mais uma vez causa espanto e medo a todos os moradores. Ninguém tem dúvidas de que o fenômeno tem maiores consequências no Açu e por ser resultante dos impactos da implantação dos terminais portuários.

Desta vez, não apenas a avenida Atlântica foi fortemente atingida, mas também a rua do DPO (Destacamento de Polícia Ostensiva) controlado pela Polícia Militar, a rua da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza que teve suas aulas suspensas nesta quinta-feira, assim como a rua chamada de principal do balneário, onde está localizado o Posto de Emergência do Açu.

As imagens abaixo (fotos e vídeos) mostram a situação. Mais uma vez se estranha a omissão das autoridades tanto na proteção aos moradores, como na cobrança das eventuais responsabilidades.

Há uma grande preocupação com a maré da madrugada e da manhã, considerando, segundo os moradores que serão as marés de lua nova. Com a pequena faixa de areia os moradores estão percebendo que passaram a ter que conviver com a situação, pelo menos duas vezes por mês.

PS.: Atualizado às 22:06 e 22:20.


































4 comentários:

Anônimo disse...

Caramba!

E agora, como é que fica?

Qual é a solução para parar com esse avanço do mar?

Anônimo disse...

Como ficamos?

Dentro d'água pois quem tem culpa não assume, culpam a natureza, acham o que, que construir um km ou mais de quebra-mar perpendicular a praia não iria ocasionar nada na natureza, alem do fato da extração de areia para fazer o canal por onde vão entrar os navios no porto e no estaleiro, o mar que a areia de volta e a culpa é dele. Sem contar a incompetência dos órgãos e governos que deveriam tomar atitudes e cobrar responsabilidades de quem realmente tem culpa ou quem deveria ter responsabilidade social com a população do local onde pretendem fazer o maior porto do Brasil. Sera que ficaria bonito o maior Porto do Brasil pronto e a maior devastação ao redor.

lescott disse...

Isto acontece desde muito tempo, antes da construção do porto.

Anônimo disse...

Frequento essa praia desde criança e nunca vi isso!! O homem esta virando uma "praga" acaba com tudo pra beneficio próprio. .. infelizmente meu filho não irá curtir esse lugar como eu curti.... Deus ajude os moradores!!